90 Anos de Chico Anysio - A REALIDADE DE UM MITO ( Parte 9 )

31/03/2021

Em 1982, Reestreia CHICO ANYSIO SHOW. O FENÔMENO Humorístico que fez História na TV-RIO, e que já foi também da TV EXCELSIOR, da TV TUPI e da TV RECORD, Ressurgiu 16 anos depois na GLOBO. CHICO ANÍSIO SHOW voltou em 4 Março de 1982 com a bagagem Clássica de Personagens de Chico e outros NOVOS. O Humorístico, sempre com Novidades e Reformulações Ano após Ano, teve 9 Temporadas, estando no Ar de 1982 a 1990. Entre os Destaques e Fatos Memoráveis estão Criações de Personagens que se Popularizaram e se Consolidaram, além de Esquemas e Especiais. Em 1982, o lançamento de PAINHO foi a Grande Sensação do momento. A Popularidade foi tanta, que o Personagem chegou a Estampar a CAPA da revista ISTO É.

Apesar do Sucesso, causou Polêmicas ( Assunto já tratado por este Blog ! ). Desde que entrou no Ar, PAINHO se tornou um Sucesso Instantâneo e gerou Especulações Midiáticas pelas possíveis semelhanças com Jair de Ogum, um Pai-de-Santo Carioca, bastante famoso naquela época. Em Reportagem da extinta Revista SÉTIMO CÉU, em 1982, Chico negou qualquer ligação proposital do Personagem com Jair : " Não conheço o Jair, mas tenho muito respeito por ele. A gente não imita por Gozação, mas por Homenagem, mas nesse caso, isso não aconteceu." A mesma Revista promoveu mais tarde um ENCONTRO entre Chico Anysio e Jair de Ogum, entrevistou os Dois, e ainda deu Destaque a menina Ana Flávia, que fazia a Personagem CUNHÃ durante os primeiros anos de PAINHO no CHICO ANYSIO SHOW ( Cléa Simões, uma Senhora, Veterana Atriz da TV GLOBO, passou a fazer o Papel de CUNHÃ a partir de meados dos Anos 80, tendo sua Voz Original alterada/dublada por uma Voz de Menina ). Ana Flávia era Filha da Governanta da Casa de Chico Anysio. A Oportunidade de trabalhar na TV trouxe Fama e, segundo a Mãe, uma maior expansão Cultural ( A Menina, por causa dos Textos a decorar, passou a tomar gosto pela Leitura e passou a ter um Melhor Aproveitamento Escolar ).

A MANCHETE também já havia trazido essas questões de Semelhanças de PAINHO, desta vez com o Pai-de-Santo Bel D'Oxum. " Meu primeiro Contato com Chico Anysio foi numa emissora de Rádio de Salvador, quando ele fazia a divulgação de um Show que estava fazendo no Teatro CASTRO ALVES, há cerca de um ano ( 1981 ). Notei que ele ficou me observando, e conversamos por alguns minutos. Quando o Personagem saiu na televisão, as pessoas começaram a identificar PAINHO Comigo. Acho mesmo que deve ser verdade, pelo menos quanto á minha Indumentária, minha descontração e até mesmo a repetição dos termos AFF.." Procurada pela MANCHETE, a Equipe de Chico Anysio desmentiu as semelhanças relatadas por Bel D'Oxum. Arnaud Rodrigues declarou : " PAINHO só existe no VÍDEO, INCORPORADO pelo Chico Anysio. Quem se apresentar por aí como o VERDADEIRO PAINHO, não passa de um Charlatão. "

Segundo o Redator Ghiaronni, " Painho seria a MARIA BAIANA, uma Baiana que não deu certo. Maurício Sherman deu uma Concepção de que Chico não gostou. Marcos César bolou algo do tipo PRAÇA DA ALEGRIA, que o Chico também não aprovou, até a gente chegar nesse Pai-de-Santo Gay ", contou em Reportagem da MANCHETE.

BRUCE KANE foi outro Personagem que se Popularizou. Surgiu de uma ideia de fazer um Programa mexendo com a Dublagem de Cinema Americano na Televisão. BRUCE KANE seria um Personagem de Programa próprio, um Seriado que iria se chamar MEU HERÓI, e apresentaria Quatro heróis por semana. " A ideia inicial era essa. Daí partimos para criar os Filmes mesmo. Nasceu o Bruce Kane e a voz Dele só podia ser do Antônio Patiño, que dubla os mais famosos heróis ", contou Chico ao JORNAL DO BRASIL, em Maio de 1982. Bruce acabou entrando em CHICO ANYSIO SHOW e a Popularidade foi rápida. Com inspiração nos CHAVÕES do Cinema, Chico Anysio, na pele de Bruce Kane já foi COWBOY e já " Protagonizou Filmes " como APENAS UM SARGENTO ( baseado nos Filmes de John Wayne ), O PIRATA SANGUINÁRIO e a Sátira ao Eterno JAMES BOND em MOSCOU CONTRA BRUCE KANE. O Bordão " FUI CLARO " a cada ordem dada a seus Subordinados ( Soldados ou Agentes Secretos ), Eternizou o Personagem. Chico Anysio variava os Redatores conforme os Episódios, como estratégia de Diversificação ( assim como acontecia com seus outros Personagens ).

Sucesso de Público e Audiência, nos Bastidores, era um dos Personagens mais difíceis e Trabalhosos para Chico. Em Abril de 1982, o JORNAL DO BRASIL trouxe uma Matéria que falava sobre as Complexidades na Produção e Gravações do CHICO ANYSIO SHOW, especialmente o Quadro de BRUCE KANE. As Esquetes do Super-Herói ( que variavam de 5 a 6 minutos cada ) cumpriam uma Longa Etapa, sendo escritos, gravados, pré-editados, dublados, editados e recebiam ruídos de sala para depois poderem ir ao Ar. " Esse quadro é uma Produção muito Complicada, demanda tantos Cenários ( Seis ou sete ), quanto os outros Quadros do Programa" , contou Zelito Viana ao JORNAL DO BRASIL, irmão de Chico e que era um dos Diretores do CHICO ANYSIO SHOW na época.

No Mês seguinte, o mesmo Jornal trouxe uma Matéria Especial falando exclusivamente do Personagem e o Dublador por trás do " ASTRO DO FAROESTE " de Chico Anysio. Tratava-se do Dublador Antônio Patiño ( Falecido em 2014 ). Famoso por Dublagens de Henry Fonda e Antony Quinn, também trazia em seu Currículo dublagens de Desenhos Animados e Locução de alguns Comerciais, além de ter trabalhado como Ator algumas vezes, como na Novela SÉTIMO SENTIDO, de Janete Clair. Na época, Antônio estava com 22 Anos de Carreira, e era defensor da Dublagem : " Deveria estender-se a outras Áreas ". Também falou sobre Chico Anysio : " Dublar o Bruce Kane para mim é Dublar meu Herói favorito. O Chico está no máximo de sua carreira, com perfeito domínio de sua Arte. Com esse trabalho, abre-se mais um campo para o Dublador. "

Na mesma Reportagem, Chico Anysio declarou : " É muito esquisito a gente ouvir a Voz dos outros na nossa boca. Aliás, isso me lembra que tenho que escalar o Patiño para interpretar um Personagem nesse quadro e faze-lo ser dublado por outro, para ver como é que Ele se sente. "

Outros Personagens fizeram HISTÓRIA dentro de CHICO ANYSIO SHOW. JUSTO VERÍSSIMO, SILVA, NEYDE TAUBATÉ, HAROLDO, BENTO CARNEIRO, entre outros, foram Originados durante a trajetória do Humorístico, e marcaram a Geração Anos 80.

Em 1984, o Programa passou a ser exibido ás Quartas-feiras, sob direção de Stepan Nercessian e Cassiano Filho. Nessa época, TIM TONES ( Personagem inspirado no Pastor Americano Jim Jones ) provocou a IRA dos Pastores Evangélicos. Chico sempre respondia as Críticas ao Personagem Rebatendo : " Quem Critica TIM TONES, TIM TONES É ."

Em Setembro de 1984 foi Aguardada com Expectativa pelo Público a ESTREIA do Personagem CAIO MALUFUS, marcada para o dia 12 daquele Mês. O Personagem foi VETADO pela TV GLOBO e NÃO FOI AO AR, sem a chance de ter ficado Conhecido pelo Público.

CAIO MALUFUS, inspirado no Político Paulo Maluf, era um IMPERADOR. Na Verdade, SERIA um IMPERADOR. Caio não chegou a Aparecer na TV. Na Noite de Estreia dentro do Programa, o Personagem não Apareceu. Desde então, começaram as Especulações Midiáticas em Torno do VETO. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, alegou : " O quadro do MALUFUS não foi ao ar simplesmente porque não ficou bom. Ele iria causar uma grande frustração na Audiência. " Segundo a TV GLOBO, foi o próprio Chico Anysio quem tomou a iniciativa de sugerir á Direção da emissora que o Personagem não fosse apresentado. " O Caio estava Bonito, mas não ficou Engraçado. " De acordo com Chico, o grande Erro era a Caracterização de IMPERADOR. " O Certo seria criar um Tipo que almejasse o Cargo de Imperador ", declarou á Revista VEJA. A TV GLOBO preferiu perder 50 MILHÕES DE CRUZEIROS que haviam sido investidos no quadro, do que dar seguimento a um Personagem ' SEM GRAÇA '. O Diretor Stepan Nercessian declarou : " Sei que sofreríamos Cobranças tanto dos Malufistas como dos AntiMalufistas, e nem tenho certeza se o quadro iria ajudar ou prejudicar o Candidato do PDS. "

Procurado na época, Paulo Maluf negou que tenha tido qualquer Culpa na decisão de Eliminação do Personagem. " Todos os dias surgem piadas Contra e a Favor á minha pessoa e não faço nada, pois estamos num Regime de Liberdade. "

Em 1987, em entrevista á Revista PLAYBOY ( já Publicada NA ÍNTEGRA por este Blog ! ), Chico relembrou os Personagens de Teor Político Vetados ou Perdidos ao longo do CHICO ANYSIO SHOW na GLOBO, e, no que se refere a CAIO MALUFUS, se restringiu a dizer que foi apenas uma DECISÃO INTERNA. " Criei o CODÓ ( cidade no Maranhão ) o amigo do Presidente ( José Sarney ). Mas, uma semana antes de estrear, o Renato Aragão ( cearense, como Chico ), botou no ar um ' Amigo do Presidente '. Tomei como Usurpação. Eu não podia fazer a Cópia da Cópia do Renato - ou do redator dele. Foi-se o CODÓ.. " (.. ) " ..CAIO MALUFUS foi uma decisão interna. Claro, já tive cortado um Personagem chamado GANDOLA, porque Gandola é uma jaqueta usada no exército. E também tive de abrir mão de um Chofer chamado JUSCELINO.. " (.. ) " ..A Casa tirou do ar o FERIADO, um Português que não queria trabalhar, se revoltava com a mordomia dos políticos e, cada vez que passava um avião, dizia : " Lá se vai 20 por cento do meu Imposto ". Também tirou do Ar o PAULO JETON, porque não queriam tirar a Força da Constituinte com uma brincadeira prematura. O JETON costumava falar : " Se Brasília fosse uma boa, Niemeyer morava lá ". Eles também acharam que o Assaltante de banco O LAVO O PASSO, entrevistado pela Neide Taubaté, poderia atingir o Olavo Setúbal ( banqueiro e ex-ministro das Relações Exteriores no início do governo Sarney ) quando isso nem havia me passado pela cabeça.. (.. ) .." O ESQUERDINHA saiu á toa. Fiz o Tipo baseado no Jararaca ( da Dupla Jararaca e Ratinho ), comunista de ouvido, do tipo liquidificador : chacoalha para não deixar nada sólido. ( Risos ). Parecia Comunista, mas era Anticomunista ferrenho.. " (.. ) .. " Ainda prefiro o Censor que tem medo do Chefe em Brasília ao que tem medo do Dr. Roberto Marinho. A Pior Censura é a da Própria Casa.. "


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).