Alberto Roberto, o Eterno " Galã " da Televisão

13/09/2019

Entre os Personagens CLÁSSICOS do Mestre Chico Anysio é impossível não mencionar Alberto Roberto, o " Galã ", o " Símbalo Sescual " que as " Fãs " Amavam e que enlouquecia o Diretor Da Júlia , interpretado por Lúcio Mauro, com suas inúmeras Gafes e Bobagens.

Quando foi criado, em meados da década de 70, não fez muito sucesso, mas com o passar do tempo foi conquistando o público através do seu Estilo Pretensioso/Presunçoso, o modo de dizer as Palavras e as Gafes e Absurdos cometidos com os convidados de CENA.


Alberto Roberto foi um dos Maiores Sucessos na Carreira de Chico Anysio, sendo presença constante em todos os Programas do Mestre pela TV GLOBO, chegando a Ser, algumas Vezes, uma espécie de Garantia de Audiência, como aconteceu na época de ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY e nos Primórdios do ZORRA TOTAL.

Esta Semana, o Blog MEMORIAL CHICO ANYSIO relembra a Trajetória do Personagem na Televisão, desde o " ÍDALO " de CHICO CITY, até o Apresentador do Talk Show ROSTO A ROSTO no ZORRA TOTAL.


No Auge do Sucesso de Alberto Roberto em CHICO CITY, a extinta revista CONTIGO ! fez uma matéria, publicada em 1977, tentando aguçar a curiosidade do público sobre qual Ator teria Inspirado a Criação e Composição do Personagem. Durante muitas décadas Hélio Souto foi apontado como o responsável pelo surgimento do Tipo, e vários veículos de comunicação chegaram a Afirmar Isso, inclusive alguns Documentários sobre Humor ou sobre Chico. Porém, nunca houve uma Confirmação Sólida a respeito dessa Informação. Alberto Roberto, na realidade, era uma SÁTIRA Perfeita a vários Galãs de Novelas, muitas vezes sem o menor Talento, mas que faziam questão de " se Acharem ", e ao tratamento Esnobe  ou Arrogante  dentro do ambiente de trabalho.


No mesmo Ano, a Popularidade do Personagem deu Origem ao Disco Compacto UMA VOZ AO PÉ DO OUVIDO, lançado pela SOM LIVRE.

Em CHICO CITY iniciou-se a parceria com Lúcio Mauro, o diretor Da Júlia, que enlouquecia com os erros, gafes e provocações do Ator, o que aumentava o Sucesso do quadro e as Gargalhadas do Público.


Chico Anysio em 1977, na pele do " Galã " Alberto Roberto, em CHICO CITY, com Lúcio Mauro ( o Diretor Da Júlia ), e seu assistente Cabeleira ( Martim Francisco ).

Em CHICO ANYSIO SHOW o Personagem continuou no mesmo esquema e, posteriormente, surgiu as Fases de MERCHANDISING e das AULAS DE INTERPRETAÇÃO.


Diversas Marcas de Produtos e/ou Serviços eram divulgadas através do Programa pelas encenações cômicas ( onde o Personagem não conseguia de modo algum fazer as propagandas, e, ironicamente, ao final, dizia algo que deveria ter sido dito/feito durantes as gravações ).


Nas Aulas de Interpretação, o " Galã " resolve passar seus " Conhecimentos " e " Experiência " aos alunos aspirantes a carreira de Ator/Atriz.


Em ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, de 1991, o Personagem foi incluso como uma forma estratégica do programa recuperar a audiência ( assunto já abordado por este Blog >> https://memorial-chico-anysio4.webnode.com/l/chico-anysio-18-anos-da-estreia-de-estados-anysios-de-chico-city-post-em-construcao/). Começou com as Aulas de Interpretação. Depois, veio o quadro onde Chico recebia Semanalmente um convidado especial para fazerem uma cena, dirigida por Da Júlia ( onde o comediante Rony Cócegas também participava, como assistente de Direção, Puxa-Saco de Alberto ), onde no final, logicamente, a gravação não saía, devido ás gafes e bobagens do " Galã ", que faziam os convidados perderem a paciência e abandonarem o Script. Fábio Jr., Cláudia Raia, Susana Vieira, Paulo César Grande, Lúcia Veríssimo, Elymar Santos, Joanna, Raimundo Fagner, Isabela Garcia, Eva Todor, entre outros nomes participaram do quadro, que passou a ABRIR o programa, estrategicamente garantindo a audiência. O esquema Funcionou !



Em CHICO TOTAL, de 1996, aparecia constantemente, em cenas de Aulas ou encontros com outros artistas.



Em ZORRA TOTAL, de 1999, o " Galã " se transformou em APRESENTADOR, que comandava um Talk Show. Celebridades eram Convidadas semanalmente, passando por embaraços com as Perguntas e situações engraçadas/divertidas do Personagem. Foi um dos quadros de Maior Sucesso nos primeiros Anos do ZORRA ( programa do qual, vale ressaltar, Chico foi o Mentor ! ). A Figura de Alberto Roberto garantiu a Audiência nesse período, juntamente com o trabalho de outros Comediantes Consagrados, até o programa Evoluir e Revelar outros Talentos do Humor com os mais diversos tipos de Personagens. 


Chico fez vários Personagens ao Longo dos Anos dentro do ZORRA ( chegou a ficar fora do programa várias vezes, seja por motivos de afastamento pela produção/direção ou pelos problemas de saúde ) e o ROSTO A ROSTO com Alberto Roberto Ressurgiu muito tempo depois ( entre 2009/2010 ), período em que o Chico já não estava mais em condições saudáveis, mas continuava FIRME no propósito de FAZER RIR ( e Conseguia !! ).

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )