As Esposas de Chico Anysio na TV

11/03/2021

Tal qual os Personagens de Chico Anysio, várias Mulheres que contracenaram com Ele também se Destacaram e fizeram História na TV com seus Personagens. Ingênuas, Extravagantes, Companheiras, Sofredoras, Infiéis.. Vários ESTILOS de ESPOSAS passaram pelos Programas de Chico Anysio. Eis as de maior Destaque e as Eternizadas pelo Público :

- Biscoito


Zezé Macedo, a Atriz de Maior Sucesso e de Maior Participação nas CHANCHADAS, conseguiu fazer História também na TV, imortalizando D. BELA, na ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. Porém, é Impossível esquecer ELISABETE, Carinhosamente BISCOITO, a Ingênua Mulher de TAVARES. Estudante de Comunicação na PUC, como seu Marido adorava salientar, era Filha de um Casal de Milionários e nem percebia que seu Casamento era por puro Interesse. O Sempre Bêbado TAVARES não somente morava na Casa do Sogro, como passava os Dias ESVAZIANDO suas GARRAFAS DE UÍSQUE e ainda Ameaçava revelar á Sogra as " Escapadas " do Marido com a Empregada : " Não é mesmo, JUDITH ? "


- Eddy Lamar

A Esposa do Avarento GASTÃO, interpretada por Selma Lopes, representava as Mulheres que eram dependentes financeiramente de seus Maridos, a ponto de brigarem para ter o Mínimo do Básico dentro de Casa.


- Sofia

Leila Miranda fazia o Papel da Esposa ( Propositalmente Horrorosa ) que era Humilhada pelo Marido, enquanto este Paquerava a Empregada ( Monique Evans ) descaradamente. Chico Anysio era Brilhante e Impagável como NAZARENO, expondo todo o lado Cafajeste " dos Maridos na Vida Real. Leila ( falecida em 1992 ) foi substituída por Thelma Reston ( falecida em 2012 ) no Papel de Sofia em CHICO TOTAL de 1996, enquanto as Empregadas passaram a ser Interpretadas por Gisele Fraga e Valéria Valenssa. 


- Terta

Tertuliana, imortalizada por Suely May, era o Estilo de Companheira Perfeita, sempre Conivente com as Histórias Incríveis ( e Mentirosas ) do Marido PANTALEÃO.


- Dadivosa

Apesar de NUNCA TER SIDO MOSTRADA NA TV ( Personagem filmada sempre de Costas com seus Enormes Cabelos e Dublada ) a Esposa de SANTELMO fez História na Televisão, desde os tempos do CHICO ANÍSIO SHOW pela TV-RIO, nos Anos 60. Teoricamente, podemos considerar SANTELMO o Primeiro CORNO da Televisão Brasileira ! Se afirmava como Marido DURÃO, quando na realidade era um INGÊNUO ( Sempre as voltas com um Pirulito na Mão ) e devotado á sua " Fiel Esposa ". SANTELMO Foi um dos Ápices do CHICO ANÍSIO SHOW pela TV-RIO e, muitos anos depois, foi uma das Bases de Sustentação de ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, onde chamava a Atenção de seu Amigo OTTO ( Iran Lima ) sobre o Comportamento de sua Mulher DADINHA e o Aconselhava, " Exemplificando " o que fazia quando Desconfiava da Dele !


- Darcy

Darcy era Casada com DR. NAPOLEÃO, um Médico Ortopedista que vivia Desconfiado de seu Casamento, sempre Alerta á possibilidade de estar sendo Traído.. COM OUTRA MULHER ! Implicante com as Amigas de sua Esposa, colocava a Mulher em Situações ( e Insinuações ) Embaraçosas. Ao ser Ameaçado : " Você ainda vai acabar me perdendo ! ", logo Respondia com Convicção : " Pra outro Homem até pode ser, mas pra outra Mulher.. Nunca! Ainda mais com esse Nariz ( ! ) "

DR. NAPOLEÃO já existia desde as últimas Temporadas de CHICO ANYSIO SHOW ( 1989 e 1990 ), mas só Ganhou Notoriedade em CHICO TOTAL, de 1996. Darcy, em CHICO TOTAL, era Interpretada pela Iniciante Mônica Martelli, que anos mais Tarde viria a se tornar uma das maiores Representantes Femininas do Humor Atual, no Teatro e no Cinema, com OS HOMENS SÃO DE MARTE.. E É PRA LÁ QUE EU VOU e suas Sequencias..


- Fulô

Pedro Bismark, eternizado pelo Personagem NERSO DA CAPITINGA, conseguiu a Façanha de se tornar um dos Tipos mais Hilários de EACC ( Estados Anysios de Chico City ) no Papel de Mulher. A Primeira-Dama dos ESTADOS ANYSIOS, casada com JUSTO VERÍSSIMO, conseguia arrancar gargalhadas do público por causa do Visual Extravagante e das respostas contrárias que dava ao Marido.


- Pureza

Cláudia Jimenez se popularizou na TV no papel da INSACIÁVEL Esposa de APOLO. Numa época onde ainda existia TABUS, PUREZA representava as Mulheres que gostavam declaradamente de SEXO, não se privavam do Dar e Receber PRAZER e levavam os Maridos á EXAUSTÃO. Outro Tipo Impagável da Galeria de Chico Anysio : " Ainda Morro.. DISSO ! "


- Maria Tereza

Passava pelo piores Embaraços na Frente das Pessoas em diversos Eventos devido aos Comentários INDISCRETOS do Marido LIMOEIRO, o poderoso Coronel que fazia questão de Afirmar : " Dizem que Ela Casou comigo por Dinheiro, mas ISSO ME AMA ! " Zélia Hoffman era a Intérprete OFICIAL de Maria Tereza desde os Anos 60, na TV-RIO. Ficou tão Marcada pela Personagem que Chico Anysio passou muitos Anos sem Interpretar LIMOEIRO na TV, porque não permitia que outra Atriz fizesse o papel de Zélia, em respeito a Ela. Somente em 1996, em CHICO TOTAL, Resgatou o Personagem, trazendo Monique Evans no Papel de Maria Tereza.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).