As Mulheres que Chico Anysio Reverenciava

10/03/2021

Chico Anysio era Conhecido pelo seu Perfeccionismo no Trabalho, pelo seu jeito Exigente e pelo seu Olhar ANALÍTICO e APURADO sobre Colegas de Profissão e outros Artistas em Geral. Sua Lista de ÍDOLOS era quase Limitada. Em Relação a Mulheres, Chico sabia Valorizar o Poder Feminino no Meio Artístico e a Importância Delas dentro de suas Áreas/Funções.

Eis as Principais Mulheres que Chico Reverenciava :

- Fernanda Montenegro


Amigos de Longa Data, Fernanda e Chico se conheceram nos tempos de Rádio e trabalharam na RÁDIO GUANABARA. A Imagem, de 1950, publicada pela extinta REVISTA DO RÁDIO traz ( da esquerda para direita ) : Nelson Soares, Augusto Araújo, Jane Gypsy, Fernando José, Hercilia Araújo, Nádia Maria, Fernanda Montenegro de braço dado com Chico ( na época, Francisco Anísio ) e Alfredo de Almeida.

Em sua Autobiografia, de 1992, Chico conta sobre o concurso de Locução da Guanabara ( a história do Tênis esquecido .. ) : " Tirei sétimo lugar no teste de rádio-ator e segundo lugar no de Locutor. O Vencedor foi Silvio Santos. Tenho dito, em várias entrevistas que perdi para Fernanda, mas não é verdade. Ela estava lá, naquele dia, mas não participou do concurso. Soube disso há alguns meses, conversando com Antônio Carlos.. (.. ) ..Fernanda já era Contratada. A vencedora, porém, ninguém lembra quem foi.. Que a Fernanda me perdoe se leu alguma dessas entrevistas, mas sempre foi glorioso para mim contar Duas Derrotas tão maravilhosas. Ela e Silvio sempre estiveram no time dos meus ídolos, pelo Profissionalismo e Competência. "

- Nancy Wanderley


Como já descrito em várias Postagens tanto no Perfil @memorialchicoanysio do Instagram como Aqui no Blog, a primeira Esposa de Chico Anysio foi uma das maiores Comediantes da década de 50 e início dos 60 e das poucas Representantes Femininas do Gênero Humorístico da época. Em várias Ocasiões ao longo da carreira, Chico declarou : " Nancy Wanderley foi a maior representante das Mulheres no Humor e a Melhor Comediante deste País. Maria Tereza ( Maria Tereza Fróes, que se Consagrou na TV como a ' Fofoqueira ' de A PRAÇA É NOSSA, falecida em 1999 ) é a que mais se aproxima do NÍVEL Dela. "

- Dercy Gonçalves


Para Chico Anysio, Dercy era A MAIOR DE TODAS. Em sua Autobiografia, de 1992, Mencionou a Admiração por Dercy e a Importância que Ela teve em sua Carreira : " Estreei na EXCELSIOR ( o Retorno de Chico á Emissora, antes de ser " Deportado " para a Sede em São Paulo ) no TIMES SQUARE. O Haroldo Barbosa escreveu a Cena. Era o CEL. LIMOEIRO conversando com a Dercy Gonçalves. Foi a Única vez que contracenei com a Dercy e isso me aumentou ainda mais a alegria de estar na EXCELSIOR. A Dercy não é apenas a Maior Artista Cômica do Mundo, mas também uma Pessoa a quem Eu muito Devo. Comprei uma Casa com os Direitos Autorais de uma Peça ( A SEMPRE VIVA ), minha e do Danilo Bastos, que Ela Encenou pelo Brasil afora. Tenho o maior Respeito pela Dercy, como é do mesmo Tamanho a Admiração que sinto por Ela. "



- Estelita Bell, Haydée Fernandes e Nádia Maria


Haydée, Estelita e Nádia juntas, quando Homenagearam Chico Anysio no ARQUIVO CONFIDENCIAL do DOMINGÃO DO FAUSTÃO, em 1998.

Estelita Bell foi a primeira pessoa a Acreditar em Chico Anysio como ATOR CÔMICO, quando Ele era apenas um Garoto iniciante no RÁDIO ( Crença que foi Incentivada por Nancy Wanderley ). " A Primeira vez que Eu fiz um Trabalho sem Papel na Mão, Estelita me disse : ' Você não precisa Aprender Nada, Você já sabe Tudo o que tem de ser feito, Você já é um Ator. "

Haydée Fernandes sempre teve grande Carinho por Chico e o viu Crescer Profissionalmente. Sempre esteve Presente nos Programas de Chico pela Televisão. Seu Personagem mais Marcante foi D. LUPICÍNIA, a Mãe do Malandro AZAMBUJA.

Amiga de Chico desde os tempos de Rádio, Nádia Maria fez diversos trabalhos com o Mestre. Em 1977, formaram a dupla BAIANO E AMARALINA, Personagem inspirada na cantora Elba Ramalho. Chico, que havia rompido a parceria profissional com Arnaud Rodrigues em 1976, continuou sendo Sucesso em CHICO CITY, e a parceria Musical com Nádia acabou se tornando LP, intitulado CUCA FRESCA, lançado pela SOM LIVRE, cuja faixa VICE-VERSA foi um dos Destaques. Nos Anos 90, Nádia se destacou na ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO como CÉLIA CARIDOSA DE MELLO, sátira a Zélia Cardoso de Mello, na época Ministra da Economia do Governo Collor. " Sem querer acabei me tornando uma espécie de CUPIDO do Chico Anysio com a Zélia, afinal, foi por causa da Repercussão da minha Personagem que a produção resolveu convidar a Zélia para o Programa. Aí o Encontro Dela com o Chico Deu no que Deu ", contou Nádia a extinta Revista CONTIGO.


- Marília Pêra

A Atriz, Cantora e Diretora Teatral era Amiga de longa data de Chico Anysio, com direito a Viagens Juntos em Família e Presentes Especiais ( Marília tinha vários Quadros pintados por Chico enfeitando as Paredes de sua Casa ). Trabalharam Juntos algumas vezes, como em 1988, quando Marília teve Participação Especial em um dos Episódios de CHICO ANYSIO SHOW, e em 1995, quando gravaram o Filme TIETA DO AGRESTE, de Cacá Diegues, como PAI e FILHA nos Papéis de ZÉ ESTEVES e PERPÉTUA. "Ele e Paulo Autran foram dois Gênios da Arte de Interpretar. Era impressionante a capacidade dele de fazer tudo. Tinha uma linda voz e escrevia, atuava, dirigia, pintava e compunha. Chico foi um gênio, realmente, ele foi um Chaplin. Ele era extremamente Generoso, um homem escondido atrás de um Mau Humor, que na verdade era uma Casca para se defender de algumas pessoas que não tinham noção da Delicadeza dele", declarou Marília ao Site O FUXICO, em 2012, durante o Velório do Mestre. Marília Pêra faleceu 3 anos depois, em Dezembro de 2015. Chico considerava Marília a Atriz mais Importante e mais Completa do Teatro Brasileiro.


- Cláudia Jimenez

Muito antes do Sucesso Estrondoso de D. Cacilda, na ESCOLINHA DO PROF° RAIMUNDO, Cláudia já era Famosa e Engraçadíssima trabalhando com Chico no Papel de PUREZA, a Esposa Ninfomaníaca que não dava sossego ao marido APOLO, cujos bordões Inesquecíveis e Hilários : ' Tô Prejudicado.. ", " Ainda Morro.. Disso ! " Na Foto, aparecem contracenando com a participação do falecido ator Luís Carlos Arutin. Chico e Cláudia tinham uma relação profunda de Amizade, e em 2012, quando Chico faleceu, Cláudia declarou : " Chico foi a pessoa que me Legitimou, que me deu a primeira chance e me disse : ' É por aqui. Pode ir que Você vai dar Certo '. Eu acreditei e fui. Chico era uma pessoa muito generosa. Quem ama mesmo o Humor e o Palco quer sempre ver gente chegando para passar adiante aquela Arte. Ele admirava quando encontrava alguém que falava a mesma Língua ". Chico a considerava a grande Revelação Feminina do Humorismo na Televisão, muito antes do Surgimento de tantas outras Mulheres que se revelaram e se Consolidaram na Profissão do RISO. 


- Susana Vieira

Susana era Amiga Pessoal de Chico Anysio e considerada por Ele uma das Melhores Atrizes do País. Foram incontáveis as Participações de Susana em Episódios do CHICO ANYSIO SHOW e outros Humorísticos de Chico Anysio na GLOBO.


- Xuxa

Sim, a Eterna " Rainha dos Baixinhos " também foi Digna da Admiração de um ÍCONE tão Importante como Chico Anysio. Até mesmo em sua Autobiografia Chico Confessou : " Tento fugir de Aborrecimentos e Caminho cinco quilômetros pela manhã. Poderia ser mais Assíduo nas minhas Caminhadas, mas agora tenho uma Esteira que o Boni me deu presente e que substitui o desprazer de andar sozinho.. (.. ) .. Coloco a Esteira em frente a TV e Caminho vendo a Xuxa e seus Desenhos. É mais Agradável. "

Xuxa trabalhou com Chico em diversas Ocasiões e era muito Elogiada por Ele. 

Em 24/08/88, Xuxa Participou do CHICO ANYSIO SHOW, onde encenou Diferentes Personagens. Em 22/12/88, Xuxa foi uma das Professoras do GRUPO ESCOLACHO, Programa Piloto idealizado por Chico que se tornaria um SERIADO Humorístico, cuja continuação acabou Vetada pela TV GLOBO. Em 30/04/91 vai ao Ar o XUPER STAR, Especial do qual Chico Idealizou e Escreveu. O Programa trazia a rotina de Shirley Liz, uma Apresentadora de programas de auditório do tipo " Perua " , cercada de amigos exóticos, misturando Humor com vários Personagens interpretados por Xuxa e outros artistas convidados.

" A Xuxa é uma gracinha e não quer competir com a Regina Casé ou a Cláudia Gimenez. Ela é a Xuxa e o Programa tinha que ser um grande Divertimento. Então, montamos um Programa redondo, em que Ela é a Estrela principal, interpreta vários Personagens, mas sem perder sua Identidade", declarou Chico na época. " Nunca havia trabalhado com Xuxa e me surpreendi com o estágio de Atriz em que Ela está. Xuxa tem muito talento e uma verve cômica que dá um banho ", completou Jorge Fernando, Diretor responsável pelo Especial. Apesar dos Comentários e Elogios e das Divulgações na mídia, o Especial não alcançou o Sucesso Esperado e é muito pouco lembrado pelo Público.


- Luíza Brunet

Uma das ex- Modelos mais Famosas do Brasil, tinha a Admiração de Chico Anysio, o que ficou NITIDAMENTE claro quando foi convidada a participar do Quadro ROSTO A ROSTO, no ZORRA TOTAL, em 2000. ( Conteúdo Postado no Instagram em 15 de Novembro de 2015 ). Chico Anysio Surpreendeu na Ocasião. ALBERTO ROBERTO a entrevistou de maneira Séria, com o Mínimo possível de suas Piadas e " Gracinhas " habituais no Quadro, e ainda revelou : " Aquele TÍTULO que a Maria Fernanda Cândido Ganhou ( o de MULHER MAIS BONITA DO SÉCULO ) deveria ter sido SEU, e Ela mesma disse isso quando esteve aqui Comigo no Programa. " Na Foto, Chico Anysio com Luíza Brunet e sua ex-esposa, Zélia Cardoso de Mello, em um Evento Social, em 1995.


- Heloísa Perissé

Heloísa foi Nora de Chico Anysio ( casada com Lug de Paula de 1992 a 2001 ). Fez parte da Equipe de Roteiristas da Série O BELO E AS FERAS e teve o Aval de Chico com as Personagens SOLEDADE ( na ESCOLINHA pelo ZORRA TOTAL ) e TATI, Personagem que a Consagrou. Eram Amigos Pessoais e Heloísa faz parte das poucas Comediantes que Conseguiam a Difícil PROEZA de Arrancar RISOS de Chico Anysio ( que Raramente dava Risadas e sempre teve um Olhar mais ANALÍTICO do que Cômico em relação aos Profissionais de Humor ).


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).