BAÚ DE MEMÓRIAS - CHICO ANYSIO E FAMÍLIA - USINA DE TALENTOS

06/11/2020

Cininha de Paula, Chico Anysio ( de Walfrido Canavieira ), Nizo Neto e Lupe Gigliotti, todos em CHICO CITY, retratados pela extinta Revista AMIGA TV-TUDO, nos anos 70.

Lupe Gigliotti foi a responsável pela ida do irmão aos Testes de Rádio ( o famoso episódio do Tênis esquecido ), quando ele tinha apenas 16 anos. Anos depois, foi Chico quem a levou para a Televisão e sempre fez questão de que a irmã estivesse em todos os seus Programas, contrariando o marido de Lupe, que não gostava que a mulher fosse artista. Lupe ganhou fama em CHICO CITY nos anos 70 como D. MOCINHA e por lá interpretou várias outras Personagens. Nos anos 80, em CHICO ANYSIO SHOW, se tornou ADALGISA, irmã do Personagem MEINHA. " Comecei a receber convites do Chico em 1970, quando fiz uma Cafetina que a Censura Cortou, e depois a CARMENCITA, Mulher do MAURO MAURÍCIO ( Personagem de Chico ), um Cantor de Tangos. Fui também a irmã do LINGOTE e estou amando fazer a Adalgisa ", contou Lupe em 1982 ao JORNAL DO BRASIL. Seus Personagens mais Marcantes e Lembrados nos Programas de Chico são D.MATILDE, a Mãe do Personagem JOVEM e a Coordenadora D. ESCOLÁSTICA, da Escolinha do Profº Raimundo.

A Sobrinha de Chico Anysio começou na TV ainda adolescente, trabalhando em CHICO CITY. Formada em Medicina, acabou seguindo o caminho artístico trabalhando em Teatro e em Novelas. Em meados da década de 80, se tornou Diretora assistente do CHICO ANYSIO SHOW. Quando a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO se tornou um Programa próprio na grade da TV GLOBO, se tornou Diretora Geral do Humorístico em todas as suas temporadas, tendo sido também a responsável pelo REMAKE, a partir de 2015. Em outros Programas de Chico ( como EACC e também na própria Escolinha ), chegou a dividir a Direção com seu ex-marido, Paulo Ghelli.

Nizo Neto, o segundo Filho de Chico Anysio ( Fruto de seu Segundo Casamento com a ex-Vedete e Atriz Rose Rondelli, falecida em 2005 ) foi o Primeiro de sua PROLE a seguir o Caminho Artístico. Com apenas 7 anos de Idade já trabalhava na TV ao lado do Pai. Ao Longo dos Anos, tal qual Chico Anysio, se tornou um Profissional MÚLTIPLO : Humorista, Ator, Redator de Humor, Locutor, Dublador, Mágico/Ilusionista, e atualmente ministra Palestras sobre Corporativismo, onde a ideia é demonstrar como as TEORIAS de Sucesso de seu Pai podem ser VALIOSAS no Campo Empresarial. Também tem Projetos Futuros envolvendo a História Artística de Chico Anysio.

Chico e Zelito Viana em 1969. O irmão Caçula de Chico Anysio, que no final dos anos 60 se Uniu a Chico para formarem a produtora MAPA FILMES ( responsável pela filmagem de O DOCE ESPORTE DO SEXO, em 1971, o primeiro Filme protagonizado por Chico Anysio ), se tornou um dos maiores Cineastas do Brasil. 

Marcos Palmeira, Filho de Zelito, estreou na TV em 1985, em CHICO ANYSIO SHOW, contracenando com o Tio no quadro de PAINHO. Dois anos depois, passou a trabalhar em Novelas da TV GLOBO ( sua estreia foi em MANDALA, de Dias Gomes ). Seu Prestígio começou em 1990, em PANTANAL, Histórica Novela da extinta TV MANCHETE e sua Consagração definitiva veio com o Personagem João Pedro da Novela RENASCER, de Benedito Ruy Barbosa ( já de volta á TV GLOBO ). Ao Longo dos Anos, Marcos se tornou um dos maiores Galãs Globais e um dos Atores mais Versáteis da Dramaturgia Nacional. 

Castrinho ( o famoso SEU GERALDO, da ESCOLINHA ) é quem iria fazer o Papel de KALUNGA, o assistente de BENTO CARNEIRO e, por acaso, foi parar nas Mãos de Lug de Paula. No primeiro dia de gravação do Personagem, Castrinho estava atrasado e faltou. Chico sugeriu ao Diretor uma solução : dar o Texto para o Filho ensaiar e gravar com ele. " Vamos dar o papel para o Lug fazer. Lógico que Ele Consegue ! Filho meu e da Nancy Wanderley ( uma das maiores Comediantes Femininas dos tempos do rádio e primeira esposa de Chico ), claro que ele faz ! Se ele não conseguir fazer, genética não existe !! ", disse brincando.. DITO E FEITO ! Lug acabou ficando com o papel e, tempos depois, Consagrou-se fazendo o eterno SEU BONECO ! O Personagem chegou a ter Programa próprio fora da ESCOLINHA e da TV GLOBO ( Seriado exibido pela extinta TV MANCHETE ) e também gerou a ideia e lançamento de um LP para Crianças. 

Rico ( Ricardo Rondelli ), o terceiro Filho de Chico Anysio e o Segundo de seu Casamento com Rose Rondelli, também enveredou pelo Caminho artístico, mas somente por trás das Câmeras. É DIRETOR DE IMAGEM na TV GLOBO.

Bruno Mazzeo, Fruto do Casamento de Chico Anysio com a Atriz Alcione Mazzeo, escreve Textos desde os 6 Anos de idade. Ainda adolescente, fazia parte da Equipe de redatores dos Programas do Pai. Em 1996, com 19 anos de idade, era o Roteirista responsável por CHICO TOTAL. Totalmente Independente da Imagem Artística dos Pais, construiu uma Carreira Humorística com ESTILO PRÓPRIO. Sua LIGAÇÃO HUMORÍSTICA com Chico só aconteceu efetivamente a partir de 2015, quando foi convidado a dar Vida ao Eterno PROFESSOR RAIMUNDO no REMAKE da ESCOLINHA.

Chico Anysio e Bruno Mazzeo no VÍDEO SHOW, quando Bruno trabalhava como Roteirista de CHICO TOTAL, em 1996.

Chico Anysio com o filho Cícero Chaves, Fruto de seu Casamento com a Atriz e ex-Integrante do Grupo FRENÉTICAS, Regina Chaves. Com apenas 10 anos de idade, Cícero já pintava Quadros ao lado de Chico e chegou a Participar com o Pai de uma EXPOSIÇÃO realizada em 1993 na GALERIA DE ARTES DE IPANEMA - RJ. Praias e outras imagens do Litoral Nordestino foram Retratadas por Chico em suas Obras, que, durante o Evento, dividiram espaço com os Trabalhos do Filho.

Chico Anysio foi o Diretor do Espetáculo COM LICENÇA, ESTOU CHEGANDO, o primeiro da Carreira do Humorista André Lucas, nos anos 80, onde, além de Roteirista do próprio Show, imitava vários Personagens de Chico, Políticos e outras Figuras Públicas. Na mesma época, André era um dos Produtores do CHICO ANYSIO SHOW e trabalhava no Programa GALERA DO CHICO, de Chico Barbosa, que ia Ar pela RÁDIO GLOBO. Até Hoje André mantém a Memória de Chico Anysio, encenando o Espetáculo DE PAI PRA FILHO.

" Quando me Conheceu, Chico falou : ' Você é Comediante, vou te botar pra trabalhar. ' Convidou-me para almoçar na casa dele e fiz amizade com o Bruno, que tinha 6 anos e já escrevia textos de humor. Juntos montamos um estúdio na garagem da minha casa, onde gravávamos os números que inventávamos. O Chico lia, dava sugestões.. Ao mesmo tempo, Eu participava do Programa. Hoje, Ele e Regina ( Chaves ) dizem que sou seu Filho Cósmico ", declarou ao Jornal O GLOBO. 

Tratado por muitos anos como NEPOTISTA, Chico Anysio, em 1991, em entrevista á extinta Revista DESFILE, da Editora Bloch ( Entrevista Completa já postada neste Blog em 3 partes ), aproveitou a Ocasião para pôr fim a este Adjetivo : " De maneira nenhuma. Isso é Talento. Se minha sobrinha não tivesse capacidade de dirigir o programa, seria Nepotismo. Se meu filho não soubesse escrever, a GLOBO não contrataria. Se os outros não soubessem representar, não estariam no programa. Fora isso, são meus sobrinhos a Beth de Paula, excelente Diretora e o Marcos Palmeira, o melhor galã jovem do Brasil. Eles não trabalham comigo. Meu irmão, Zelito Vianna, um ótimo Diretor, também não trabalha comigo, além de outros talentos que poderiam estar comigo e não estão. A família é grande, esse é o problema. Tudo isto tem lógica. Se eu fosse jogador de futebol, fatalmente o assunto da casa, a brincadeira seria a bola. O filho do Pelé é jogador - Goleiro -, porque nasceu e cresceu com a bola dentro de casa. Meus filhos brincam de filminho, com uma câmera de videoteipe. Nas férias, me acompanham ao estúdio. Se fosse engenheiro, iriam para a obra, e médico, para o consultório. "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).