BAÚ DE MEMÓRIAS - CHICO ANYSIO E NANCY WANDERLEY

04/09/2020

Estreando este NOVO ESPAÇO Aqui no BLOG, que tem por Objetivo Resgatar através de FOTOS E TEXTOS momentos que marcaram a Carreira e História de Chico Anysio.

HOJE, Você vai Viajar no Tempo ( ou vai ficar Conhecendo ) o Casal de Humor de maior Destaque da ERA DO RÁDIO e também do final dos Anos 50 e início dos 60 pela Televisão.

Chico Anysio e Nancy Wanderley se conheceram durante a Segunda passagem de Chico pela Rádio Mayrink Veiga, em 1952. Nancy, na época, já era experiente no ramo humorístico e uma das maiores ( e poucas ) representantes Femininas do Gênero. 

Foi na Mayrink que Chico se Estabeleceu na Carreira e Despontou para o Sucesso. Chico Criava, Escrevia, Dirigia e Atuava em diversos Programas. Um dos Destaques era o LEVERTIMENTOS, uma das maiores audiências da Mayrink, sob Produção e Direção de Haroldo Barbosa e o VAI DA VALSA, onde Chico atuava, entre outros, ao lado de Antônio Carlos Pires e Nancy Wanderley.  Nancy atuava em Programas escritos por Chico ou contracenava com ele em outros. Trabalhavam juntos em ESTE NORTE É DE MORTE e VAI LEVANDO, ambos os Programas sempre nos Destaques Semanais das Revistas RADIOLÂNDIA e REVISTA DO RÁDIO. 

A Admiração Mútua foi se tornando uma grande Amizade, que acabou fazendo com que os Dois se Apaixonassem. Casaram-se em Agosto de 1956. De Colega de trabalho na Mayrink, Nancy se tornou Estrela efetiva dentro dos Programas produzidos pelo marido.

Chico Anysio sempre dizia que a atriz Estelita Bell foi a primeira pessoa a acreditar Nele como ATOR. A Comediante Nancy Wanderley foi quem ELEVOU em Chico essa CRENÇA, o Incentivando a Exploração desse ramo da Interpretação. " Isso é que Não. Sou muito Encabulado e tenho a Impressão de que diante de uma Câmera de TV Eu seria o mais Refinado CANASTRÃO ", declarou Chico á Revista RADIOLÂNDIA em 1956. Para a Sorte de toda Nação brasileira, Chico não só ingressou para a Televisão, como Dentro Dela se tornou o MAIOR HUMORISTA NACIONAL DE TODOS OS TEMPOS.

Já no Campo Televisivo, Nancy passou a ter ainda Mais Notoriedade e Chico Anysio se Consagrou definitivamente. 

ROMEU E JULIETA foi um dos primeiros Destaques de Chico Anysio já neste ramo. Nancy Wanderley estrelava o humorístico ao lado de Zé Trindade sob Script de Chico. " No ROMEU E JULIETA Eu lancei, com a direção de Wilton Franco, a ' externa ' nos programas de Humor. Eram cenas sem diálogo, filmadas, e não com vídeoteipe, mas davam uma ' respirada ', saindo do entre quatro paredes. ROMEU E JULIETA era uma comediazinha de 25 minutos. Uma experiência que se fazia. Uma tentativa de sair do esquema ' quadro-quadro-quadro-quadro, uma busca por outro formato, já tentado pelo Max ( Nunes ) em CASA DE FAMÍLIA DE TODO O RESPEITO. Não funcionou nem em um nem outro. O público queria o ' quadro-quadro-quadro.. " contou em sua Autobiografia de 1992. Em 1959, o sucesso FEIJÃO, ARROZ E ALEGRIA, pela TV TUPI, era Estrelado por Nancy Wanderley e Hamilton Ferreira, com textos de Chico.



MILHÕES DE NAPOLEÕES, programa idealizado por Chico Anysio, seria substituto temporário da PRAÇA DA ALEGRIA na TV-RIO durante a ausência de Manoel da Nóbrega, que naquele período ( 1960 ) estava de viagem para o exterior. A Ideia inicial de Chico era uma espécie de Comédia " Todo mundo é Louco em um Mundo de Loucuras e coisas Loucas. " Infelizmente não conquistou o Público e foi alvo de Críticas Midiáticas. Rapidamente Chico Reformulou o Humorístico, deixando de lado as Encenações divididas em Quadros/Blocos por ESQUETES RÁPIDAS em formato de FLASHES. Tão Rápidas, que enquanto ria-se da Cena Anterior, outra já estava quase terminando. Chico passou a Formular ( e algumas vezes Encenar ) esses FLASHES tendo como BASE as Manias e Costumes das Pessoas em geral. Aos poucos, o Programa foi alcançando o Sucesso Almejado. Nancy Wanderley e Jorge Loredo ( O Eterno Zé Bonitinho ), eram as Estrelas Principais. 


Nancy Wanderley, ESTRELA Feminina do Humorismo Radiofônico. Com Chico Anysio, entre outros trabalhos na TV, o Sucesso de COMÉDIA PÃO E MANTEIGA, uma das maiores audiências da extinta TV PAULISTA.

Chico Anysio e Nancy com o comediante Vagareza, em cena no filme EU SOU O TAL, de 1959, no tempo das CHANCHADAS. 

Em 1956, o Casamento de Chico Anysio com  Nancy Wanderley FOI FOCO na RADIOLÂNDIA e REVISTA DO RÁDIO ( Relembre as Páginas já publicadas neste Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-reportagens-e-entrevistas-raras-anos-50-e-60/ ). O ENLACE do Casal durou Cinco Anos.

O Casamento Civil aconteceu antes, no México. Seria pela embaixada Boliviana ( Nancy já havia sido Casada anteriormente de Papel passado ) e o Advogado Simon Campy providenciou a documentação para a Cidade de Chiuaua. A Cerimônia Religiosa aconteceu na Igreja de São Nicolau - RJ. 

Chico e Nancy em 1957, escolhendo as Roupinhas do Primeiro Filho do Casal, Luíz Guilherme, o Lug de Paula ( O Eterno SEU BONECO ), que nasceu em 15 de Junho de 1957 ( exatos 10 Meses depois da Data do Casamento de seus Pais, que aconteceu em 15 de Agosto de 1956 ). 

Enquanto o Papai Chico continuava Brilhando na TV ( e se desdobrando para ter tempo Suficiente para a Família ), a Mamãe Nancy resolveu dar um Tempo na Carreira ( de 1958 a meados de 1959 ) para se Dedicar ao Filho. 

Em 1961, o Feliz Casamento de Chico e Nancy foi caminhando para o Fim. A Separação surpreendeu Fãs e Mídia. Há quem diga ( e também foi noticiado em alguns veículos de imprensa na época ) que Chico Anysio, Honesto e de extremo Caráter, ao ter se Apaixonado por uma Colega de trabalho, preferiu Romper o ENLACE. A Colega em questão era a Atriz e ex-Vedete Rose Rondelli, com quem trabalhava em NOITES CARIOCAS e CHICO ANÍSIO SHOW, e que se tornou sua Segunda Esposa. Chico e Nancy permaneceram trabalhando juntos em algumas Ocasiões e mantiveram uma Relação Amigável ao longo dos Anos. 

Nancy, no final da Década de 60, abandonou a Carreira de Comediante. Chegou a fazer uma Participação em Novela pela TV BANDEIRANTES, já nos anos 80, sem grandes repercussões. Faleceu em 19 de Dezembro de 2008, aos 81 Anos. 

Em várias Ocasiões ao longo da carreira, Chico declarou : " Nancy Wanderley foi a maior representante das Mulheres no Humor e a Melhor Comediante deste País. Maria Tereza ( Maria Tereza Fróes, que se Consagrou na TV como a  ' Fofoqueira ' de A PRAÇA É NOSSA, falecida em 1999 ) é a que mais se aproxima do Nível Dela. " 

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )