BAÚ DE MEMÓRIAS - CHICO ANYSIO E OS 70 ANOS DA TV BRASILEIRA

18/09/2020

Nesta Sexta-feira, a TELEVISÃO BRASILEIRA, completa 70 ANOS !! Hoje, o BAÚ DE MEMÓRIAS traz alguns Momentos Marcantes de Chico Anysio, que ingressou no Universo Televisivo 7 anos após o Surgimento deste, em 1957. O Profissional que não apenas Revolucionou o jeito de se fazer Humorismo no País, mas trouxe tantas outras Revoluções com Ele : a Ideia de transformar a TV-RIO em exclusividade de Humor na sua Programação, a parceria com o Diretor Carlos Manga tornando o CHICO ANÍSIO SHOW o Primeiro Programa da História da TV a ser Gravado inteiramente pelo método de VÍDEOTEIPE.. Um dos primeiros Artistas a implantar as gravações em EXTERNAS nos programas de Humor.. ..O Único Artista a se manter por mais de 30 Anos na mesma Emissora Semanalmente no Ar, sempre entre os maiores Líderes de Audiência.. ..O Titular do Programa Humorístico que se tornou um dos maiores Clássicos de Todos os Tempos, a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO.

Relembrem os Momentos mais ICÔNICOS de Chico Anysio na HISTÓRIA DA TV !

" Foi para interpretar um tio nordestino da D. Isaura ( Ema D'Ávila ) que o Haroldo me escalou na TV-RIO. Eu já tinha interpretado um papel num programa de televisão do Carlos Machado chamado Cássio Muniz Follies, mas o tio da D. Isaura foi meu primeiro trabalho efetivo na Tv ", conta Chico em sua Autobiografia de 1992, SOU FRANCISCO. Chico, paralelamente ao Rádio, trabalhava em emissoras de Tv diferentes, já que naquele tempo ainda não existia o contrato exclusivo, o que possibilitou o mestre escrever e atuar em diversos programas. O primeiro deles foi NOITE DE GALA, de Abrahão Medina, onde Chico escrevia vários quadros de Sucesso como MESA OVAL OU RACHA, PROFº LOURENÇO ( Antônio Carlos Pires ) protagonizado juntamente com Sonia Lancellotti e João Loredo, e SEU OBTURADO, com Walter D'Ávila e Renato Consorte. 

Nas Páginas Acima, a revista RADIOLÂNDIA destaca os Artistas Consagrados do Rádio que estavam migrando para a Televisão. Chico Anysio foi um dos Principais. " A Mayrink ( Veiga, Rádio ) já liderava nos horários dos programas ' montados ', como se denominava o programa com elenco e orquestra, mas a TV TUPI continuava comandando o Ibope na televisão. Para mim era quase indiferente este domínio, porque Eu era das Duas. Já trabalhava também no SUPER SHOW, um programa criado pelo Sherman para combater o NOITE DE GALA. Eu concorria comigo, mas não fazia mal. Importante eram as chances que eu tinha nas duas emissoras, o aprendizado, a vitrine onde meu trabalho ia sendo exibido. " 

COMÉDIA, PÃO E MANTEIGA, estrelado por Nancy Wanderley com Autoria e Produção de Chico Anysio, foi um dos Ápices da extinta TV PAULISTA.

MILHÕES DE NAPOLEÕES, programa idealizado por Chico Anysio, seria substituto temporário da PRAÇA DA ALEGRIA na TV-RIO durante a ausência de Manoel da Nóbrega, que naquele período ( 1960 ) estava de viagem para o exterior. Inicialmente rejeitado, após algumas modificações no Formato, Conquistou o Público.

A Atriz Lady Francisco ( falecida em Maio de 2019 ) iniciou sua carreira em 1960, em programas humorísticos, e sua estreia na televisão foi trabalhando com Chico Anysio e outros comediantes. Nessa época, Chico se revezava em trabalhos em várias emissoras, gravando programas que iam ao ar pela TV PAULISTA, pela TV-RIO ( Noites Cariocas ) e em Recife ( Noite de Black-Tie ), assim como também pela TV ITACOLOMY, emissora de Belo Horizonte, onde fazia BANCO DA PRAÇA, juntamente com Mara di Carlo, Jorge Loredo ( o Eterno ZÉ BONITINHO ! ) e Wilton Franco, e lá, contracenavam com o ator Mauro Gonçalves e Lady, ambos começando suas carreiras. " Acho que foi o maior sucesso da minha Vida !.. (.. ) .. O Programa parava a Cidade. " A FOTO foi extraída da Autobiografia de Chico, SOU FRANCISCO, de 1992 e fazia parte do Acervo Pessoal do Mestre.


Nas Páginas da extinta Revista MANCHETE, o SUCESSO ESTRONDOSO do Fenômeno CHICO ANÍSIO SHOW, em 1962.

Chico Anysio, já nos tempos de TV RECORD, em Destaque na Revista INTERVALO.

CHICO ESPECIAL foi o primeiro programa de Chico Anysio dentro da TV GLOBO, em 1969. O Humorístico não tinha Personagens Fixos e as Filmagens eram feitas em diversos Lugares, que se tornavam Esquetes de Minutos, apresentando as mais variadas situações Engraçadas do Cotidiano. Tempos depois continuou no Ar como VOCÊ TEM TEMPO ? e foi substituído por CHICO EM QUADRINHOS.

CHICO CITY, nos Anos 70, MARCOU a Trajetória de Chico Anysio dentro da " Vênus Platinada ".

A Histórica Apresentação de Chico Anysio no CARNEGIE HALL, em 1981, em NY, foi exibida na primeira Versão de CHICO TOTAL, que na época era Mensal.

A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAYMUNDO chegou á TV em 1957 como um quadro dentro do programa  NOITES CARIOCAS, da TV-RIO. Durante 38 anos, a Escolinha foi um quadro comandado por Chico Anysio em diversos programas Humorísticos, em formato de SABATINA, com poucos Alunos. Ganhou notoriedade durante as temporadas de CHICO CITY e foi também um dos Destaques do Humorístico BALANÇA, MAS NÃO CAI, pela TV GLOBO. Mas, a Popularidade televisiva só veio mesmo em 1988, quando se tornou um dos quadros FIXOS do CHICO ANYSIO SHOW. Um dos maiores Atrativos do Programa, fez com Chico Anysio tivesse a ideia de torna-lo um PROGRAMA PRÓPRIO. Acabou se tornando um dos Maiores Clássicos do Humor da Televisão de todos os tempos, sendo reprisado até Hoje pelo CANAL VIVA.