BAÚ DE MEMÓRIAS - CHICO ANYSIO NA REVISTA VEJA - PARTE 1

08/01/2021

A Revista VEJA, a mais Importante da Editora Abril e a de maior Sucesso e Relevância ao longo das Décadas, já faz muito tempo foi perdendo Prestígio e Credibilidade. Apesar disso, foi uma das poucas Revistas que permaneceram no CAST da Abril ( que em Agosto extinguiu mais de 8 TÍTULOS e promoveu DEMISSÕES EM MASSA ). Voltada a assuntos de Política, Cultura e Comportamento, era Competidora com a extinta MANCHETE, da Editora Bloch, do mesmo Segmento. Surgida em 1968, a VEJA permanece até hoje, envolta em polêmicas e FAKE NEWS. Porém, essa Característica não é Atual. O MISTO de Jornalismo e OPINIÃO já causou grandes problemas e já fez Vários Nomes ( Artísticos e do Poder Público ) serem Noticiados ou FOCO de Reportagens de maneira Deturpada. Durante diversas vezes, Chico Anysio foi ALVO dessa Característica da Revista. Por vezes Criticado, também teve algumas Matérias e Entrevistas Relevantes publicadas de forma Imparcial.

Eis a Primeira Parte de TODOS os Destaques/Passagens de Chico Anysio pela Revista, ao longo das Décadas, de 1969 até 2012.


Chico Estampou a CAPA da VEJA por Duas Vezes : em 1969 e em 1975. Chico, Jô Soares e Grande Othelo, estrelaram a CAPA da Edição 69, de 31 de Dezembro de 1969. A Matéria falou sobre a Grande Revolução do Humor naquele Ano ( além de ter trazido um Panorama Histórico sobre o Humorismo até aquela época ). 


No Auge da Carreira em 1975 com CHICO CITY e nas paradas de Sucesso com BAIANO E OS NOVOS CAETANOS ( sem contar os Shows e os Livros já lançados ), Chico ganhou uma Reportagem Especial ( já Postada neste Blog em 22/11/20 >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-na-revista-veja-1975/.


Em Março de 1983, Reportagem sobre o Retorno dos Humorísticos de Chico e Jô Soares pela TV GLOBO.

O Sucesso do Personagem TIM TONES e a Polêmica entre os Pastores Evangélicos.

Em 5 Setembro de 1984, entre as Notícias sobre Televisão, a Estreia de CAIO MALUFUS, o Imperador inspirado no Político Paulo Maluf. Com Data Marcada para o dia 12 daquele Mês, o Personagem foi VETADO pela TV GLOBO e NÃO FOI AO AR, sem a chance de ter ficado Conhecido pelo Público.

Em 22 de Março de 1989, o Assunto foi as Negociações de Chico Anysio com Silvio Santos, após a briga com a TV GLOBO pelo VETO do prosseguimento da Série GRUPO ESCOLACHO. A ida de Chico para o SBT já estava acertada, mas, pouco tempo depois, a decisão de Permanecer na VÊNUS PLATINADA.

Chico Anysio e a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, o grande Fenômeno Humorístico da época, em Publicação de 22 de Maio de 1991.

Semanas antes de se envolver com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello e assumir o Romance com Ela, Chico Anysio se DECLAROU PUBLICAMENTE a ex-jogadora de Basquete Magic Paula, que, apesar dos " Cortejos " de Chico, não se interessou por Ele.

O Romance Assumido com Zélia ganhou Destaque na Revista em 13 de Novembro de 1991.


Em uma Matéria que misturou Análise, Debate e Sensacionalismo, Chico Anysio, Caetano Veloso, o Cartunista Ziraldo, Tim Maia e Tom Jobim, destaques no Carnaval de 1992, além de outros Nomes do meio Artístico, foram Criticados pelos Jornalistas Alfredo Ribeiro e Virginie Leite, acusados na Reportagem de Sempre falarem Mal do Brasil ao mesmo tempo em que suas Fortunas e Prestígio só aumentavam ao longo do tempo.

Chico Anysio, o Acidente doméstico que fraturou sua Mandíbula e o Erro Cirúrgico que provocou sua  Paralisia Labial, o impedindo de prosseguir com seu trabalho na TV, foi destaque em Maio de 1997.

Em 31 de Maio de 2000, Chico concedeu entrevista ao Jornalista Marcelo Carneiro, onde falou sobre o Lançamento do Livro COMO SEGURAR SEU CASAMENTO e comentou sobre suas ex-mulheres e as experiências que passou com Elas, inspirando o Livro.

Ainda em 2000, NOTAS sobre a IRA de Chico Anysio contra a TV GLOBO e os Polêmicos emails que foram enviados a Diretores da Emissora, com Conteúdos PESADOS e de BAIXO NÍVEL. Mesmo arrependido e tendo se Retratado posteriormente, foi Suspenso da Programação e ameaçado de processos Judiciais.

De 1990 a 2011, Chico foi Presença constante no Espaço de FRASES SEMANAIS da Revista, seja com Desabafos, Sarcasmos, Indiretas ou Opiniões de IMPACTO. Em 2004, os Desentendimentos com a GLOBO prosseguiam cada vez mais Caóticos.

A Última Entrevista de Chico Anysio á VEJA, em Julho de 2011, trouxe muitos Desabafos. Chico, debilitado, triste e fragilizado, Detonou a TV GLOBO, " Alfinetou " Colegas de Emissora, também as suas ex-mulheres e não poupou nem os próprios Filhos. " Família é Problema ", foi Categórico ao afirmar.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).