BRUCE KANE - o Super-Herói de Chico Anysio

08/05/2020

Bruce Kane foi um Personagem criado pelo Mestre Chico Anysio no período de elaboração do CHICO ANYSIO SHOW, em 1982, quando o Clássico Humorístico foi " Resgatado " depois de Anos e passou a fazer parte da grade de programação da TV GLOBO. Na época, Bruce rapidamente conquistou o público e fez História ( Literalmente ) na Televisão.

Bruce Kane surgiu de uma ideia de fazer um Programa mexendo com a Dublagem de Cinema Americano na Televisão. Sim, BRUCE KANE seria um Personagem de Programa próprio, um Seriado que iria se chamar MEU HERÓI, e apresentaria Quatro heróis por semana. " A ideia inicial era essa. Daí partimos para criar os Filmes mesmo. Nasceu o Bruce Kane e a voz Dele só podia ser do Antônio Patiño, que dubla os mais famosos heróis ", contou Chico ao JORNAL DO BRASIL, em Maio de 1982. Bruce acabou entrando em CHICO ANYSIO SHOW e a Popularidade foi rápida. Com inspiração nos CHAVÕES do Cinema, Chico Anysio, na pele de Bruce Kane já foi COWBOY e já " Protagonizou Filmes " como APENAS UM SARGENTO ( baseado nos Filmes de John Wayne ), O PIRATA SANGUINÁRIO e a Sátira ao Eterno JAMES BOND em MOSCOU CONTRA BRUCE KANE. O Bordão " FUI CLARO " a cada ordem dada a seus Subordinados ( Soldados ou Agentes Secretos ), Eternizou o Personagem. Chico Anysio variava os Redatores conforme os Episódios, como estratégia de Diversificação ( assim como acontecia com  seus outros Personagens ).

Sucesso de Público e Audiência, nos Bastidores, era um dos Personagens mais difíceis e Trabalhosos para Chico. Em Abril de 1982, o JORNAL DO BRASIL trouxe uma Matéria que falava sobre as Complexidades na Produção e Gravações do CHICO ANYSIO SHOW, especialmente o Quadro de BRUCE KANE. As Esquetes do Super-Herói ( que variavam de 5 a 6 minutos cada ) cumpriam uma Longa Etapa, sendo escritos, gravados, pré-editados, dublados, editados e recebiam ruídos de sala para depois poderem ir ao Ar. " Esse quadro é uma Produção muito Complicada, demanda tantos Cenários ( Seis ou sete ), quanto os outros Quadros do Programa" , contou Zelito Viana ao JORNAL DO BRASIL, irmão de Chico e que era um dos Diretores do CHICO ANYSIO SHOW na época.

No Mês seguinte, o mesmo Jornal trouxe uma Matéria Especial falando exclusivamente do Personagem e o Dublador por trás do " ASTRO DO FAROESTE " de Chico Anysio. Tratava-se do Dublador Antônio Patiño ( Falecido em 2014 ). Famoso por Dublagens de Henry Fonda e Antony Quinn, também trazia em seu Currículo dublagens de Desenhos Animados e Locução de alguns Comerciais, além de ter trabalhado como Ator algumas vezes, como na Novela SÉTIMO SENTIDO, de Janete Clair. Na época, Antônio estava com 22 Anos de Carreira, e era defensor da Dublagem : " Deveria estender-se a outras Áreas ". Também falou sobre Chico Anysio : "  Dublar o Bruce Kane para mim é Dublar meu Herói favorito. O Chico está no máximo de sua carreira, com perfeito domínio de sua Arte. Com esse trabalho, abre-se mais um campo para o dublador. "

Antônio Patiño era a VOZ por trás dos " Personagens " do Personagem de Chico Anysio.

Na mesma Reportagem, Chico Anysio declarou : " É muito esquisito a gente ouvir a Voz dos outros na nossa boca. Aliás, isso me lembra que tenho que escalar o Patiño para interpretar um Personagem nesse quadro e faze-lo ser dublado por outro, para ver como é que Ele se sente. " 

Outros dubladores na Época, opinaram sobre Bruce Kane e sua Popularidade. Silas Martins, que em 1982 estava com 20 Anos de Carreira, explicou : " Essa é uma Carreira que depende de muita técnica, além de interpretação. Em termos de salário, é uma incógnita, porque oscila muito.. (.. ) ..Mesmo assim, dá para sobreviver.. (.. ) .. Depende da quantidade da produção, que pode durar de duas a seis Horas.. (.. ) ..Estou achando uma beleza o Quadro do Bruce Kane, porque é mais trabalho para nós. " Maria da Penha, dubladora com 25 anos de experiência no Rádio na época, declarou : " O Bruce Kane deu uma abertura enorme para a gente. Muitas pessoas não sabem que Dublador também é Ator.. (.. ) .. o Bruce Kane não é um bicho de sete-cabeças para nós, que estamos acostumados com o trabalho. O Interessante é saber como os atores dublados se sentem. " O Cantor e Ator Ionei Silva, na época com 20 anos de carreira, achava Bruce Kane " Sensacional ". " Abriu um novo campo de trabalho, além de ser uma das melhores Criações do Chico" , disse.

Orlando Drummond ( o Eterno SEU PERU da ESCOLINHA e um dos Dubladores mais Famosos do Brasil, e que recentemente chegou aos 100 ANOS DE IDADE ! ), era o DIRETOR DAS DUBLAGENS DE BRUCE KANE e também na época falou sobre o Personagem de Chico : " Dentro da carreira de Dublador, você tem que Interpretar, Ver, Ouvir e Ler ao mesmo tempo... (.. ) ..O Trabalho exige Perfeição e Sincronismo e as falhas que existem não são tão visíveis assim. O que ocorre é que os Filmes, quando vão para a TV, tem o Sincronismo retirado. Já com o Bruce Kane, onde isso é feito Intencionalmente, estou achando maravilhoso. É um Quadro onde nosso trabalho é Valorizado. "

BRUCE KANE teve seu Auge em 1982, mesmo período de Estreia do CHICO ANYSIO SHOW e fez parte de várias Temporadas do Humorístico, até sair do Ar no final da Década de 80.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )