CARAPAU - O Primeiro Romance de Chico Anysio

19/02/2021

CARAPAU foi o Primeiro ROMANCE de Chico Anysio em 1978, após ter Lançado Sete Livros de CONTOS. Teve Texto Especial de ninguém menos que Jorge Amado e Orígenes Lessa, Jornalista, Contista, Romancista e Novelista, falecido em 1986, que também deu seu Parecer no Prefácio do Livro.

Trecho do Prefácio de Orígenes :


" O Humorista.. O Ator.. O Intérprete.. Muito para qualquer um, pouco para Chico Anísio. Ele tem Sempre um passo novo a dar, uma experiência a fazer, carta inesperada a pôr na mesa. É o Profissional da Insatisfação, o Imprevisto seu Jeito de SER. Um Dia, anunciou um Livro. Seu Público imediato absorveu quase Cem Mil Exemplares em semanas. Mestres do Terreno das Letras foram Ver. Se não era igual ao já conhecido, o Novo Chico Anísio não comprometia o Primeiro. Construía bem, contava melhor, sabia Ler e Escrever, não fazia mal a ninguém. Até divertia.. E, naturalmente, não iria Insistir.. Aí é que foi a Surpresa : Insistiu. Veio Segundo, o Terceiro Livro chegou. E o que é Melhor ou mais Grave : cada livro, um passo á frente na Arte de Contar escrevendo, o que fazia pensar num processo longo de preparação afinal deslanchado.. (.. ) ..O Contista era um Personagem novo entre os muitos já vividos pelo Artista. Bastava ? Não. Vem mais. Por enquanto, porém, a genialidade Multifacetada de Chico Anísio se contenta com o Romance. É o caso deste Livro, sua estreia no Gênero. Que vem Confirmar, na Precisão e Enxutez da Linguagem, o Narrador Excepcional que vinha crescendo nos livros anteriores.. "

Trecho do Texto Especial de Jorge Amado :

" Ponho-me por vezes a Pensar no Destino dessas Figuras criadas com tanta Verdade e tanto Amor por Chico Anísio, hoje tão queridas pelo público - um público de milhões de telespectadores que assistem semanalmente ao Programa CHICO CITY - tão Familiares a Cada Um de Nós, imagens da Humanidade brasileira, Heróis do nosso Cotidiano. Quando a Imagem do Mestre Humorista Desaparecer do Vídeo, quando sua Voz deixar de ser ouvida no Rádio ou no Palco, por quanto Tempo ainda serão lembradas essas Criações que Vivem do Sangue e da Carne de Chico Anísio ? "

Em 11 de Agosto de 1978, o Jornal O GLOBO trouxe uma Entrevista com Chico Anysio, cujo o principal Assunto era o recente Lançamento do Livro CARAPAU, pela Editora ROCCO. Questionado sobre a possibilidade de estranheza do público, que desde suas primeiras Obras esperavam um Chico Anysio engraçado e se surpreenderam com o Conteúdo, Chico respondeu : " Este é um problema que nunca me preocupou. Meus livros venderam muito, e eu acho que CARAPAU é o que vai vender Menos. O Público prefere o Conto ao Romance. O Conto pode ser lido aos poucos e até mesmo dentro do ônibus. Cada Conto tem em média duas ou três páginas, e o leitor não tem que se preocupar com a história e o enredo. Já para ler um Romance, o leitor tem que dedicar um maior número de horas e ler mais atentamente. Os meus livros são lidos, principalmente, por gente que não está acostumada a isso.. "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).