Chico Anysio - A Curva do Calombo

15/05/2020

Lançado em 1974 pela Editora José Olympio, A CURVA DO CALOMBO, o quarto Livro de Chico Anysio, na época, não teve o mesmo Exito dos Livros anteriores. 

Quando Chico escreveu seu primeiro Livro, O BATIZADO DA VACA, lançado em 1972, algumas pessoas se surpreenderam, assim como O ENTERRO DO ANÃO, lançado no ano seguinte. Ao contrário do que se esperava, Chico apresentou CONTOS, vários deles de conteúdo Trágico. Quem esperava RISOS e mais RISOS, estranhou um pouco.

Depois do Sucesso de vendas de É MENTIRA, TERTA ?, seu terceiro Livro, de 1973, inspirado no Clássico Personagem PANTALEÃO e suas histórias Inacreditáveis, A CURVA DO CALOMBO, de 1974, voltou a surpreender. Um misto de Seriedade e Comicidade, pouca gente Entendeu na época a Capacidade de Chico escrever Seriamente e ser Enfático através da Satirização. Mesmo Críticos Especializados foram Incapazes dessa Percepção, preferindo Analisar o trabalho de Chico sob o Ponto de Vista Literário, deixando de lado a Ênfase por trás das Histórias, ou deixando de explorar a Objetividade ( ou possíveis Objetivos ) por trás dessa Ênfase. 

Análise da Jornalista e Escritora Heloneida Studart ( Falecida em 2007 ) sobre o Livro de Chico, em 1974, publicada pela extinta Revista MANCHETE, da Editora Bloch. A Pergunta que Ela faz ao Final de seu Parecer sobre a Obra propõe uma Reflexão, mas não abriu Caminho para uma Análise mais Profunda dessa Ênfase.  Ela própria não Aproveitou a Oportunidade de se Estender sobre essa Ênfase, para além da Pergunta deixada. A Proposta do Livro era Justamente essa : FAZER PENSAR, sobre as mais Variadas Perspectivas. Leitores na época, não tiveram Sutileza de Percepção da Objetividade de Chico nas Histórias Criadas/Retratadas, o que Prejudicou o Livro, não o Conteúdo Dele em SI.

ANÚNCIO de LANÇAMENTO do Livro A CURVA DO CALOMBO, em 1974, veiculado em vários Jornais da época.  O Livro trazia 35 Histórias baseadas em Situações diversas do Cotidiano.

Em Julho de 1974, o Jornal TRIBUNA DA IMPRENSA Publicou alguns Contos Extraídos do Livro de Chico Anysio. A CURVA DO CALOMBO chegou ás Prateleiras das Livrarias juntamente com a 2ª Edição de É MENTIRA, TERTA ? e a 13ª Edição de O ENTERRO DO ANÃO.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )