Chico Anysio - A Fase do Caminho do Fim

14/02/2020

Houve um período, entre o final de 1968 e início de 1969, em que nosso Mestre Chico Anysio pensou Seriamente em Abandonar a Carreira. Se por um lado a Rotina de trabalho era EXACERBADA, por outro, o desagrado com os Esquemas das emissoras de TV o faziam cogitar a Possibilidade de se Aposentar fora do Tempo.

O Sucesso, os Compromissos e o Cansaço

CHICO ANÍSIO SHOW, desde sua estreia pela TV-RIO, em 1963, se tornou um verdadeiro FENÔMENO de Audiência. E Chico Anysio ainda trabalhava paralelamente em outras emissoras, em várias funções. " Até então eu vivia dentro de aviões. Minha vida era tão ' Voada ' que eu tinha tudo dobrado. Havia sempre uma mala pronta. Trabalhava no Rio ás Terças-feiras, fazia programas no Canal 5 de São Paulo ( então TV Paulista ) ás Quartas e Quintas, atuava Sexta-feira no Rio ( Noites Cariocas ) e aos Sábados no Recife ( Noite de Black-Tie ). Gravava aos Domingos. Na Segunda-feira, tinha um dia Especialíssimo. Era quando eu fazia, na TV ITACOLOMY, de Belo Horizonte, BANCO DA PRAÇA. Acho que foi o maior Sucesso da minha Vida. O Programa parava a Cidade.. (.. ) .. Mas aquela ponte aérea começava a me Cansar. Quase não parava em casa. Um dia disse, numa entrevista, que a qualquer momento tocaria a campainha da minha Casa e meu filho diria : 

- Mãe, sabe quem está aqui na Porta ? O Chico Anysio !

" Eu queria parar um pouco em Casa, curtir minha família, brincar com meus filhos, jogar minhas peladas, viver um pouco. Ao mesmo tempo, pelo Sucesso do CHICO ANÍSIO SHOW, começaram a chegar pedidos para apresentações sozinho, imitando meus Personagens ( sem Caracterizações, usando apenas a Voz e os Trejeitos ). "

Assim Surgiu outro FENÔMENO : o Espetáculo CHICO ANÍSIO SÓ. ( Vejam ou Revejam em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-shows-e-espetaculos/ ).

Chico, nessa época, era contratado da TV RECORD ( desde 1967 ), ao mesmo tempo em que se Apresentava pelo País com seu Espetáculo. Com a Rotina Igual ( ou Mais ! ) Acumulativa, passou a criticar o Esquema de trabalho das emissoras em geral, negando-se a submeter-se a Ela. 

A Ameaça de Largar a Televisão

Chico, que em algumas Ocasiões desabafava á Imprensa sobre seu Trabalho ou Respondia aos CRÍTICOS por meio da Mesma, no final dos Anos 60 passou a fazer Planos de Abandonar a Televisão. 

A Edição 317 da extinta Revista INTERVALO, da editora Abril, trouxe Chico Anysio como uma das chamadas de Capa e uma Matéria Especial sobre a Insatisfação do Mestre no meio televisivo. Faltando 3 Meses para o vencimento de seu Contrato com a TV RECORD, planejava abandonar ás Telas após esse período. Á Reportagem, declarou : " Não quero depender de IBOPE ou de Estatísticas de Audiência para Sobreviver.. (.. ) ..O que quero é ter Condições para dar o que tenho de melhor em mim.. (.. ).. Por isso mesmo, é quase certo que eu venha a desistir de fazer televisão.. (.. ) .. Todos os artistas que atuam na TV estão impossibilitados de mostrar seu valor, porque normalmente tem que competir com Programas Sensacionalistas ou de sentimentalismo Barato. "

Páginas da Edição 317 de INTERVALO, datada de 2 de Fevereiro de 1969

O Estopim para abandonar a TV RECORD, todavia, aconteceu por causa do Programa ESTA NOITE SE IMPROVISA, Gincana da qual Chico participava e se Recusou a prosseguir devido ás Mudanças da Direção ( Entenda ou Reveja em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-trajetoria-televisiva/)

" Continuei no TBC com Casas Lotadas todas as Noites e, por um tempo, cheguei a esquecer a Televisão. Nem ligava a minha. Não por bronca ou coisa semelhante, mas por falta de interesse. Não havia nada que Valesse a pena ser Visto. Nenhuma Emissora brilhava. Compasso de espera, realmente. " ( Chico fez esses Relatos em sua Autobiografia como tendo Sido em 1968 ).


Ainda em 1969, declarou ao Jornal O POVO ( em 20/10 ) : " Não tenho mais nada de Novo a Dizer. Tenho de viver um pouco para minha Família. Não tem outro jeito. O Jeito é se Aguentar por Aqui mesmo. "

" A Televisão não fazia parte dos meus Planos. Mas a Vida é tão Curiosa que quem me fez mudar de ideia foi um Supermercado. "

O Convite do SUPERMERCADO DISCO para  Chico fazer um Programa veiculado pela TV GLOBO foi quem mudou os Rumos da Carreira de Chico Anysio. Quando o Contrato com SUPERMERCADO venceu, a GLOBO exigiu que a Renovação fosse de CONTRATO EXCLUSIVO com a Emissora. ( Vejam ou Revejam também em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-trajetoria-televisiva/

Ironicamente, a TV GLOBO, onde Chico permaneceu seus Restantes 40 ANOS DE CARREIRA com Sucesso e Brilhantismo, contribuiu com um DESFECHO do qual o Mestre não Merecia. 

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )