Chico Anysio - A Preocupação Constante com o Futuro do Humor

19/06/2020

Uma das Perguntas mais Famosas do Mestre do Humor ao Longo de sua Carreira : " DE QUEM MEUS NETOS VÃO RIR ? " Desde o final dos Anos 60, a grande preocupação de Chico era em torno desse Âmbito. Foram incontáveis as entrevistas ao longo das décadas discorrendo sobre Isso. Em 1980, á Revista AMIGA, foi Enfático ao afirmar : " Não se faz um Humorista em menos de dez anos. Hoje em dia com o progresso, com as coisinhas que pintam, você pode fazer um em cinco anos. Então, se até 1985 não aparecer pelo menos uns 30 humoristas, em 1992 não tem mais ninguém fazendo Graça neste país.. (.. ) ..Para você ter uma ideia, Renato Aragão foi o último comediante que apareceu, e ele já deve ter uns 18 anos de Carreira.. " Na mesma Revista, bem antes, em 1974, foi bem mais Pessimista, em uma Matéria cujo Título foi uma Frase sua : " O HUMOR VAI ACABAR POR BAIXO. "


Na Reportagem feita por Osvaldo Mendes, Chico, apesar da Popularidade na TV com CHICO CITY e nos Palcos com o Show NO QUARTO COM CHICO ( vários veículos de imprensa se referiam ao Título como sendo NA CAMA COM CHICO ! ), mostrava uma dose de Pessimismo sobre o Humorismo no País : " O Humor não está por baixo, mas vai ficar se não aparecer gente nova" .. (.. ) ..O último humorista que apareceu foi o Arnaud Rodrigues, há quatorze anos, não que isso seja um problema decorrente do fato de  o Mundo andar tão Conturbado. A situação do Mundo atual está até muito fácil de fazer Rir. O problema é que a Nova Geração não se ligou no Humorismo. Ela se ligou no SOM, E o Som de uma Gargalhada é muito mais Compensador. "

Na Festa de Lançamento do LP CHICO TOTAL, em 1980, Chico Declarou : " O HUMORISMO ESTÁ MORRENDO POR FALTA DE NOVOS HUMORISTAS ! " A Repórter Elda Storani, da extinta Revista SÉTIMO CÉU, resolveu Aproveitar essa Afirmativa do Mestre e Questionar outros Profissionais Famosos da ÁREA ( A Reportagem já foi Publicada neste BLOG em CHICO ANYSIO - RESGATES RAROS NA IMPRENSA - PARTE 2, há duas Semanas, em 05/06/20 ).

Também neste BLOG, já foi feito um Panorama sobre esse Assunto da Escassez de Novos Talentos e os Rumos que o Humor no Brasil tomou ao longo dos Anos, sobretudo após os 8 Anos de Partida do Mestre Chico Anysio. Tanto em 8 ANOS SEM O MESTRE DO HUMOR como na última Parte do PROJETO REVIVENDO CHICO ANYSIO, foi Escrito por mim que, ao Longo do Tempo ( e dessa Preocupação de Chico ), muitos Profissionais foram Surgindo e se revelando, inclusive em seus Programas. ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO mantinha os VETERANOS e abria espaços aos NOVOS. Seu CHICO TOTAL, de 1996, foi a Abertura de muitos humoristas que viriam a se tornar ÍCONES DO HUMORISMO no Brasil da Atualidade, como Heloísa Perissé, Ingrid Guimarães, Mônica Martelli, e seu próprio filho Bruno Mazzeo, na época um dos redatores do Humorístico, ainda aos 19 anos de idade.

ZORRA TOTAL, idealizado por Chico e Projeto do qual era o MENTOR, se tornou a MISTURA de todas as GERAÇÕES e seus ESTILOS de fazer HUMOR.

A questão dos dias Atuais é a QUALIDADE do que vem sendo Apresentado. Já faz muito tempo no Brasil que, seja em qualquer Área Artística, SUCESSO e POPULARIDADE não tem necessariamente Relação/Ligação com QUALIDADE. São independentes disso. Evidente que há uma Safra de Profissionais Criativos e Engraçados. Mas, Chico, que sempre tinha um Olhar ANALÍTICO sobre TUDO e TODOS, muito provavelmente não estaria Satisfeito com os rumos do Humor no Brasil ( ainda Vivo, já não estava ! ).

Será que os NETOS de Chico estão RINDO ?

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais