Chico Anysio - Bastidores

12/06/2020

CAMARINS costumam ser Lugares de Descontração e Conversas entre os Intervalos de Gravações de qualquer Trabalho. Com o Mestre do Humor, era Diferente. A Pontualidade, a Seriedade e a Disciplina eram as Principais características de Chico Anysio ( Também ! ) nos BASTIDORES. Tanto em Estúdios como em Externas, apenas os Preparatórios e os Diálogos necessários com os Diretores e os Colegas de Cena.


Em 1976 com Carlos Manga, quando CHICO CITY passou a ser gravado em EXTERNAS e o Diretor se tornou o responsável pelas Mudanças no Programa.

No auge do sucesso de CHICO CITY, sendo preparado para se transformar e gravar um dos principais Personagens do programa : PANTALEÃO. " Tudo fica mais bonito quando é feito em externas, porque fica Verdadeiro. " Ao lado, O " Galã " ALBERTO ROBERTO antes de começar as Gravações. Em Estúdio, durante os intervalos de gravações de CHICO CITY, nos anos 70, entre a troca de Personagens, dependendo dos Tipos a irem ao Ar, o Vestuário e a Maquiagem, tomava de duas a três Duchas.

Houve épocas em que Chico, enquanto se arrumava no camarim, um ajudante ficava no estúdio passando o Texto e Marcando os Lugares, e Ele, através de um transmissor, assistia tudo, e depois só entrava Pronto pra Gravar e Dizer o que tinha que ser Dito. 

" Não gosto de nada muito demorado. Isto, aliás, é o que me afasta do Cinema. Para ser Sincero, eu não gosto nem de Ensaiar. Adoro trabalhar com o Manga ( Carlos ), o Daniel ( Filho ), o Blota ( Gonzaga ), e a Cininha ( de Paula, sua Sobrinha ) porque eles são Diretores que sabem disso e fazem as cenas ' De Primeira ', evitando a Repetição, coisa que me enlouquece ainda mais. Sempre Digo, ao ter que Repetir uma cena :

- Não tem Segundo prato com o Gosto do Primeiro.

A Comédia tem esse Problema. A Cena vai Piorando a cada Repetição. Muitas vezes, se muito repetida, é provável que ela até perca a Graça.. "

" Não tenho nenhum Personagem que demore muito, nem posso ter porque o Trabalho é muito Grande. É Tudo TIRA e PÕE, então nada muito Complicado interessa. "


" As Coisas que Eu Digo são ouvidas, não me cobram porque o Programa está sempre Pronto dentro do horário, nunca chego atrasado ás gravações e não conheço nenhum Profissional melhor do que Eu. " 

Trechos extraídos da Autobiografia SOU FRANCISCO, de 1991 e de Conteúdos da extinta revista AMIGA -TV TUDO, da editora Bloch.

Imagens extraídas das extintas Revistas MANCHETE, AMIGA - TV TUDO, ambas da editora Bloch e CONTIGO !, da editora Abril.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )