Chico Anysio de A a Z

25/10/2020

CHICO ANYSIO DE A a Z foi um Projeto do Perfil MEMORIAL CHICO ANYSIO no INSTAGRAM (@memorialchicoanysio ),  finalizado na última Sexta-feira, que teve por objetivo Repassar a História do Mestre do Humor LETRA POR LETRA. Características, Trabalhos, Definições, Curiosidades.. Neste Domingo, TODAS AS POSTAGENS da HashTag #ChicoAnysiodeAaZ REUNIDAS AQUI no BLOG !

A de.. ARTE ! O Artista mais Completo que o Brasil já teve foi Resultado de sua Inteligência com sua Inquietação. A Capacidade de Criar e se Multiplicar ( não falando de seus mais de 200 Personagens, mas de EXERCER seus vários OFÍCIOS ) se devia a um Cérebro sempre Ativo e ao Avesso da Acomodação. Ator, Humorista, Diretor, Escritor, Cronista, Compositor, Comentarista Esportivo, Pintor.. Como diz sua Autobiografia, de 1992, se concentrasse sua Vida Profissional em apenas uma Vertente das muitas que abriu, segundo Ele, morreria com a Frustração de não ter tentado as outras.

.

Relembre TODAS as ATIVIDADES ARTÍSTICAS de Chico Anysio, do Humor Radiofônico, Televisivo e dos Palcos aos trabalhos Teatrais e Cinematográficos, os Livros, as Crônicas em Revistas e Jornais e no FANTÁSTICO, a Galeria de Personagens, as mais de 300 Composições Musicais, os LP'S de Música e de Shows e as Paixões pelo Futebol e pela Pintura de Quadros, na LISTA DE POSTS do Site do BLOG MEMORIAL CHICO ANYSIO, que também inclui as Postagens do Projeto REVIVENDO CHICO ANYSIO.



B de.. BOTÃO ! No Caso, referente ao Futebol. A Paixão pelo Jogo surgiu ainda Criança. Chico Anysio fazia seus próprios Botões, com Cascas de Coco ! " Eu fazia os botões de coco ( casca ), como todos os meninos daquela época. Lixava primeiro no meio-fio da calçada, depois usava lixa número dois, número um, até chegar a lixa d'água que deixava o Botão lisinho, pronto para receber a palheta.. (.. ) ..Nos Campeonatos era meu o Segundo Lugar. Sempre. Como Sempre era o Dalto ( Riodades ) o Primeiro. Cada um de nós ' defendia ' um Time. O Dalto era Botafogo, mas eu não podia defender o Vasco, porque o dono da casa onde havia o Campeonato era vascaíno. Fiquei sendo o Representante do São Cristóvão. " Muito antes da Vida Artística e da Fama, em 1945, aos 14 Anos de idade, Chico Anysio foi Destaque no JORNAL DOS SPORTS ( RJ ), Vencedor de Concurso de Futebol de Botão. " O Dalto me emprestou o Time dele para disputar o Campeonato e, mais do que isso, ficou sempre ao meu lado, como treinador e Sincero Torcedor. Venci o Jogo Final por três a dois e ganhei um Taça. Teve Filmagem e tudo. Eu era o Campeão Carioca de Futebol de Botões. Mas o que foi filmado foi Exibido e minha Mãe viu.. (.. ) ..Levei uma Surra, mas das Taças que ganhei na Vida, de todos os Troféus que recebi, o mais importante pra Mim sempre foi essa TAÇA de CAMPEÃO CARIOCA DE BOTÕES. "

.

Outra Passagem Histórica foi já Adulto, Famoso e Consagrado, em 1970, quando Chico Anysio e Chico Buarque de Hollanda jogaram uma partida de Botões, cujo o Juíz foi ninguém menos que Vinícius de Moraes. Os Registros do Fotógrafo Newton Siqueira, que aconteceram na casa de Chico Buarque, são Relíquias até Hoje, espalhadas em vários veículos de Internet.

.

Relembre Chico Anysio e sua grande Paixão no Site do BLOG MEMORIAL CHICO ANYSIO, no Tema CHICO ANYSIO E O FUTEBOL.



C de.. CASAMENTO ! Poucos Homens viveram ( ou se arriscaram a viver ) tantos Matrimônios ! Chico Anysio não somente era ADEPTO do Casamento como DEFENSOR da Palavra : " Acho que andar de Dois encurta a Estrada. O Homem não nasceu para viver Só. O Casamento é a coisa mais Certa ". Com tantos Casamentos desfeitos, poderia ter se tornado CÉTICO quanto ao Assunto, mas não era. Apenas Sincero e Realista : " O Casamento é o caminho mais curto para acabar com o Amor. E o Filho é o segundo Impulso.. " Apesar das Opiniões Íntimas, agia em Contrapartida, e permaneceu se casando e tendo filhos. " Quando as coisas vão se estragando, se deteriorando, antes que elas se estraguem por inteiro e fiquem impossíveis de serem recompostas, tem mais é que se separar para continuar um entendimento legal, um relacionamento bom. Tanto que Elas se respeitam entre si, e Eu a cada uma delas, Igual. "

.

Em 2000, estabilizado, Lançou o Livro COMO SEGURAR SEU CASAMENTO, onde elaborou Conselhos através de suas próprias Experiências Pessoais. Foi nessa época que surgiu uma de suas Célebres Frases : " Quem é Casado a 40 Anos com D. Maria entende de D. Maria. Quem entende de Casamento sou Eu, que tive 6. "

.

A grande maioria do Público não sabe, mas ( sem contabilizar Romances e Namoros ) Chico Anysio foi Casado 9 Vezes ( Declaração do próprio Chico em 2003, ao Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO ). LEGALMENTE ou COM FILHOS, apenas 6.



D de.. DEDICAÇÃO ! Uma das diversas Características que melhor definem Chico Anysio. Trabalhar era muito mais do que seu LEMA : era seu COMBUSTÍVEL ! Se não estivesse nos Estúdios de TV gravando ( ou gravando em externas ), estava nos Palcos. Se não estivesse nos Palcos, estava comprometido com Programas de Rádio ou compromissos profissionais com veículos de imprensa, ou aproveitando a Agenda Livre Escrevendo.. Amigos mais chegados de Chico diziam que Ele aproveitava até os minutos antes de Sair para Jantar ( ou algum evento ) para escrever ESQUETES para seus Programas ( nesses minutos, chegava a escrever 18 ! ). Quando viajava com seus Espetáculos, aproveitava a estadia nos Hotéis e descansava no período da tarde escrevendo Livros, antes do horário dos Shows. Se privava até do Sono em nome do Trabalho. Começou dormindo Sete, depois Seis, até que se acostumou a dormir apenas Cinco horas por Noite, aproveitando as Manhãs para Pintar seus Quadros.

.

Mas, em meio a tantas atividades, DEDICAÇÃO também não faltava á FAMÍLIA! Pai de Oito Filhos, mesmo tendo uma rotina exorbitante de trabalho, entrando e saindo de diversos casamentos e sendo uma Figura Pública, Nunca abriu Mão de estar Presente o quanto possível na vida Deles e de manter uma relação Amistosa com as Mães de cada um Deles.



E de.. EXPERIÊNCIA. Segundo Chico Anysio, Um dos Fatores considerados Primordiais em qualquer área de Trabalho. Chegou a Opinar várias vezes a respeito : " Eu já gostei muito das revistas. Lia todas. O problema é que, há uns quatro ou cinco anos, entrei na lista negra da imprensa.. (.. ) ..Hoje você entra e o Chefe de redação tem 32 anos e é capaz de não saber onde fica Pago-Pago. Eu já sei o que ele pensa de mim. A vantagem quem leva sou eu. Ele não imagina o que eu penso dele. " Chico, obviamente, também era defensor da EXPERIÊNCIA no HUMOR : " Muita gente acha que utilizo os Velhos Comediantes simplesmente para os ajudar. Enganam-se. Utilizo-os muito mais por Esperteza. Eles me ensinam, sempre. Não há dia em que Eu não aprenda uma coisinha a mais com Eles.. "

.

Infelizmente, Chico acabou se tornando Vítima das Teorias absurdas em torno dessa PALAVRA : " Começaram a me chamar de Velho, como se Velhice fosse defeito, e a dizerem que Eu estava Superado - como se isso fosse verdade. " Todas essas conversas, críticas e rejeições fizeram parte dos vários motivos que o levaram a se mudar para o Exterior com a família, em 1997, e Recomeçar a Carreira por lá, como Roteirista. De volta ao Brasil, definitivamente em 1999, uma Trajetória Final que Todos já conhecem bem..

.

HUMOR E EXPERIÊNCIA, aliás, já foi Assunto tratado no Espaço PENSAMENTOS SOBRE UM ÍDOLO, no Site do BLOG MEMORIAL CHICO ANYSIO, em 01/07.



F de.. FUTEBOL ! O Garoto Campeão dos Campeonatos de Botão.. O Jogador entre os Colegas de " Peladas ".. O Organizador de JOGOS ESPECIAIS em Campo Privado, construído em sua Propriedade.. O Locutor Esportivo de Rádio.. O Comentarista Convidado dos Jogos pela TV.. O Intérprete de MEINHA e do Inesquecível COALHADA ! Futebol sempre fez parte da Vida de Chico Anysio. " Sempre gostei de Futebol. Fui levado a gostar, porque meu Pai era Presidente do Ceará Sporting e muitas vezes o time se concentrava em Maranguape, no nosso sítio. Várias vezes fui aos treinos do Ceará com meu Pai, e aos jogos também. O Futebol fazia parte do meu dia a dia.. " (.. ) .. " Eu queria ser jogador de Futebol. Embora pudesse desejar ser um Ademir, ou Danilo, ou Zizinho, eu queria ser um Jair. Jair da Rosa Pinto. Era esse que eu ' dizia que era ' quando jogava. Nunca brilhei no futebol, mas nunca fui um dos últimos a ser escolhido no Par ou Ímpar. Dependendo do time, eu era até meio Indispensável. Tanto que a Turma tinha um jogo combinado e eu fui ' Intimado ' a comparecer.. " Este foi o Famoso JOGO que MUDOU os Rumos da História de Chico Anysio ( o Tênis Esquecido e a ida para o Teste na Rádio Guanabara ). Mas, o FUTEBOL permaneceu em sua Trajetória Profissional. Em Várias declarações ao longo da Carreira, dizia : " Penso que não há Nada de que Eu entenda mais do que Futebol. "

.

Relembre Chico Anyio e sua Grande Paixão em CHICO ANYSIO E O FUTEBOL, no Site do Blog MEMORIAL CHICO ANYSIO, publicado em 20/12/19.



G de.. GENEROSIDADE ! Uma das Características mais Conhecidas de Chico Anysio e que o Acompanhou a Vida Toda. Chico foi responsável por abrir Portas e dar Oportunidades a Novos Talentos. Assim como fazia questão de Manter os Profissionais Veteranos em seus Programas. Mas a Generosidade não parava por aí. Nos Bastidores, era uma espécie de Conselheiro, dando Dicas aos Colegas, ensinando, ou repassando ensinamentos, algumas vezes apontando Erros e explicando como se chegar aos Acertos. Não foram poucas as vezes em que a Mídia divulgou histórias de Artistas que Usufruiram dessa Generosidade de Chico Anysio. Alguns exemplos foram com a Comediante Cláudia Jimenez e com o Cantor Elymar Santos. Em certa ocasião, Cláudia declarou : " Chico Anysio me Inventou. Ele olhou pra mim e disse : ' É por Aqui.. pode Ir por esse caminho que Você vai fazer Sucesso '. Cláudia despontou com a Personagem PUREZA, que não dava " Sôssego " ao marido APOLO, em CHICO ANYSIO SHOW. Anos depois, se Consagrou como a eterna D. CACILDA, na ESCOLINHA. Em outra ocasião, se apresentando em um Programa de TV, Elymar Santos contou que houve uma época em que sua carreira não estava Fluindo muito bem. Chico, com um telefonema de Apoio ao Cantor, resolveu Tudo. Escreveu um Repertório Completo para Ele, assim como Idealizou, Produziu e Dirigiu um Espetáculo, que acabou se transformando em DVD ( 20 ANOS NO CANECÃO, lançado em 2006 - Relembrem o Vídeo de Chico e Elymar, Vasculhando o IGTV ! )

.

Outra Vertente da Generosidade de Chico veio á tona em 2012, quando o #Mestre Faleceu. Chico apoiava Financeiramente vários Colegas e era Responsável pelo Sustento de alguns outros. No próprio velório de Chico, houve declarações á Imprensa a respeito desse Aspecto.



H de.. HUMOR ! De Todos os Ofícios de Chico Anysio ao Longo da Carreira, HUMORISTA foi o mais MARCANTE. ESCREVENDO ou ATUANDO, O HUMOR foi a Atividade que O CONSAGROU. " O Humorismo me deu tudo que tenho na Vida, desde as coisas materiais até os prazeres maiores e que só por meio dele eu poderia ter.. (.. ) .. " Considero uma grande Felicidade ser Humorista e lamento muito os que tem tudo para ser da área do humor e não entram nela, seja por meio da Representação ou do Texto. " Chico, desde muito jovem, já tinha uma tendência humorística, imitando pessoas de forma cômica. Quando iniciou sua carreira no rádio ( após passar por vários Concursos em emissoras diversas, encenando textos próprios, sempre voltados a Comicidade, e Vencendo Todos ), logo foi transferido para a área humorística. Na Televisão, Chico não só se Consagrou como Humorista, como Consolidou seu Estilo próprio de fazer Humor ( o Humor Crítico, Satírico e, sobretudo, Social, explorando vários traços do Comportamento Humano em geral, através de Personagens ).

.

H de.. HAVAIANAS ! O Sucesso como Figura Pública e sua Credibilidade rendeu quase 50 Anos fazendo Comerciais para a Marca ! " É tanto tempo que me julgam Dono da Firma. Sou Orgulhoso deste Serviço. As Havaianas vendem mais do que as outras somadas. Não atribuo este Sucesso ao meu trabalho, mas ao fato de elas serem mais baratas e terem uma aceitação Eficiente e Antiga. As Havaianas são o Sapato do Nordestino e nenhuma outra sandália conseguirá batê-las. É um Belo e Agradável dinheiro Alternativo. Adoro trabalhar para a São Paulo Alpargatas, tenho o direito de modificar uma ou outra frase, eliminar uma ou outra palavra. Eles confiam em mim, e todas as Campanhas funcionaram, felizmente. "



I de.. IMITAÇÃO ! Foi pela facilidade em Imitar Vozes que abriu-se o caminho de Chico Anysio no Humorismo. Na Rádio Guanabara, em início de Carreira, por conta da habilidade em Imitações, saiu da Função de Rádio-Ator e foi transferido para os Programas de Humor. Mas as " Estripulias " de suas Cordas Vocais vinham de Longe. " Desde muito Pequeno. Eu era Observador, tinha bom ouvido e Ótima Memória. Pois um dia descobri que podia imitar o jeito e as vozes das pessoas. Voltava do cinema e me via fazendo todas as vozes das ATUALIDADES FRANCESAS ( na época, um Jornal de Cinema ). Depois, tinha horror de Matemática, e lá estava Eu arremedando o Professor. " De Imitador, acabou indo Além : INVENTOU todas AS VOZES de seus mais de 200 Personagens ao longo da Carreira e fazia com a Garganta o que Queria.



J de.. JUSTIÇA ! O Direito Penal perdeu um promissor Profissional para o Humorismo. Leitor de mais de 5 Mil Livros Policiais ao longo da Vida, Chico era, desde jovem, interessado neste Ramo. Chegou, inclusive, a prestar Vestibular. Apesar do Futebol e de Aspirante á profissão de Advogado Criminalista, continuou participando de vários concursos de calouros ( sendo vencedor em todos ) em emissoras diversas e permaneceu com a ideia fixa pelo meio artístico, o que o fez insistir em ser recebido pelo Diretor da Rádio Guanabara, que após seis meses indo procurá-lo diariamente ( de Segunda á Sexta ) conseguiu finalmente receber sua atenção. Depois de preparar um Programa chamado PARECE, MAS NÃO É, e entregar ao Diretor, conseguiu a oportunidade de começar a trabalhar na rádio, sem remuneração ( só passaria a ser remunerado se o programa fizesse sucesso ). Infelizmente, não fez, e Chico foi Dispensado. Chico voltou então suas atenções ( e intenções ) aos estudos de Direito. " Era como se Eu estivesse dizendo para mim mesmo o que era certo fazer da vida: Já que você não soube defender a sua causa, vá defender as causas dos outros. " Até que um dia aconteceu o Episódio do tênis esquecido, onde, no concurso da Guanabara, Chico tirou o sétimo lugar no teste de Radioator e o segundo lugar no de Locutor, ficando atrás de Silvio Santos, que foi o vencedor.



K de.. KIKO ! Este seria o TÍTULO do Primeiro Filme Protagonizado por Chico Anysio, em 1969. Teoricamente, o Primeiro. Antes, entre 1967 e 1968 houve o preparatório de O HOMEM QUE COMPROU O MUNDO ( Assunto já publicado neste Perfil em CURIOSIDADES ). Uma Produção sem Continuidade, criou-se outro Roteiro da MAPA FILMES ( produtora de Chico Anysio em Sociedade com seu Irmão Zelito Vianna ). KIKO seria um anti-herói, tímido e introspectivo, alvo dos demais Personagens do Filme, que se divertem com sua desgraça e fazem Dele sempre motivo de " Chacota ". KIKO, de autoria de seu irmão Zelito, seria dirigido por Daniel Filho. Igualmente, o Projeto não teve continuidade. Somente em 1971 Chico estrearia finalmente no Cinema em O DOCE ESPORTE DO SEXO, lançado em 1972.



L de.. LIVRO ! Apesar de não ter feito parte da safra dos grandes Literários, Chico Anysio foi um dos maiores Escritores que o País já teve, exercendo o OFÍCIO desde 1972, sendo Autor de 24 Livros ao longo da Carreira. " Eu sempre desconversava e dizia que não sabia, que não podia, que não valia à pena, que ninguém publicaria e que não tinha tempo. A última desculpa era a Única verdadeira. Escrever um Livro fazia parte do meu ideal, mas sempre trabalhei muito e o tempo sempre foi um problema. Mas, em 1972, o Ricardo Amaral me procurou. " Rubem Braga, á época dono da Editora Sabiá, se interessou em publicar algo feito por Chico, que optou por escrever CONTOS. " Em Cinquenta dias eu tinha Três livros Prontos. Os dedos doíam, as costas queimavam, mas havia ali material para três livros de 140 páginas. Isto significa que, em cinquenta dias, eu havia batido mais de Quinhentas páginas. Levei todas as histórias para o Rubem e ele ficou de selecionar. Uma semana depois me chamou à sua cobertura-fazenda na rua Barão da Torre. " Desde o lançamento de O BATIZADO DA VACA, em 1972, Chico sempre fez sucesso com seus Livros, fato comprovado com os próprios livreiros : " Seus livros põem dentro das livrarias pessoas que nunca entraram numa. Vem gente aqui que nunca leu um livro, gente que não sabe tocar num, se pode abrir numa página e dar uma lida. E o mais importante, Chico: Sempre voltam, pedindo outro ou uma sugestão sobre o que devem levar para ler. "



M de.. MÚSICA ! Chico Anysio fez mais de 300 Canções, desde os anos 50 até seus últimos anos de vida, gravadas por diversos nomes Importantes da Música Brasileira. Chico criou Versos para o Clássico GENTE HUMILDE, muuuuuuuuuito antes de Vinícius de Moraes e Chico Buarque. Foi um dos responsáveis pelo primeiro Arranjo Musical do Mestre Tom Jobim, através da Letra de CONVERSA DE SOFÁ, gravada por Gilda de Barros em 1955. Imortalizou Sucessos, como os diversos BAIÕES gravados por Dolores Duran, RANCHO DA PRAÇA ONZE ( na Voz de Dalva de Oliveira ), RIO ANTIGO ( na Voz de Alcione ) e, claro, seu ETERNO PREFIXO : HINO AO MÚSICO, feito em parceria com o Comediante CHOCOLATE. Já se aventurou como " Cantor " no LP CHICO ANÍSIO INAUGURA O HUMOR DANÇANTE, de 1969 e nos Discos em parceria com Arnaud Rodrigues e Renato Piau ( @renatopiau ) no Grupo BAIANO E OS NOVOS CAETANOS. Em seus últimos anos de Vida teve a Compositora Sarah Benchimol como parceira de trabalho e Projetos. TODAS ESSAS PASSAGENS já Retratadas no BLOG, em 12/07/19 >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-o-compositor/.

.

Questionado por Tárik de Souza no programa MPBambas se, dentro do universo de Ator, Comediante, Escritor, Teatrólogo e Pintor, se a Música era importante também, Chico Respondeu: " Muito ! Muito ! É a que menos dinheiro me dá, e a que menos dinheiro me deu ! A que mais decepção me causa quando um cantor recebe e não liga ao menos pra me dizer : ' Não gostei ' ! Mas eu não passo um mês sem fazer uma, duas.. Faz parte da minha Vida. "



N de.. Nordeste ! Apesar de ter vindo para o Rio de Janeiro ainda Criança ( aos 8 anos de Idade ), Chico não perdeu suas raízes Nordestinas ( o que ia muito além do Hábito de Contar Histórias e de ter uma REDE em todas as Propriedades em que Morou ). " O Nordeste é muito forte, o lugar onde o Brasil é mais brasileiro. Lá, não existe influência de nada, com exceção da holandesa, em Pernambuco, mas muito pequena. O Nordestino é o único brasileiro que tem tipo físico definido, que você olha e diz ' aquele cara é Nordestino'. Não dá, por exemplo, para distinguir um mineiro de um curitibano. (.. ) .. O Nordeste é muito Brasil e Eu, muito brasileiro. Meu humor, genuinamente, nacional, não é entendido nem em Portugal. Ser Nordestino representa uma Vantagem. Aquela região é uma Glória. Apesar daquela Seca, o Nordeste Existe !.. ( .. ) ..Pernambuco só tem Sertão e Agreste e também se destaca. Então, ser Nordestino é um Gol. ", declarou em 1991 á extinta Revista DESFILE ( Entrevista COMPLETA no BLOG, dividida em Três Partes, publicadas em 10/07, 17/07 e 24/07 ! ).



O de.. OLHOS ! O Aspecto mais Marcante do ROSTO de Chico Anysio eram seus OLHOS. Grandes e cheios de " Informação ". Haroldo Barbosa, responsável pela grande Guinada na Carreira radiofônica de Chico Anysio, o levando para trabalhar com Ele na Mayrink Veiga ( a segunda e Definitiva passagem de Chico pela Emissora ), declarou algumas vezes : " Aquele Garoto era Tímido, mas os Olhos Dele eram Vivos, Espertos. Tudo o que entrava por aqueles Olhos Ele entendia e transformava no que queria. ". A Atriz Haydée Fernandes, que trabalhou com Chico em vários de seus Programas ( quem não se lembra por exemplo de D. LUPICÍNIA, Mãe do Malandro AZAMBUJA ? ), dizia carinhosamente que " Os Olhos de Chico Anysio são como duas Jabuticabas em um prato com Água ". O Diretor Carlos Manga, em várias declarações, Afirmava : " Chico Anysio tem um TERCEIRO OLHO, que fica bem no MEIO DA TESTA ! Ninguém sabe das Coisas Melhor do que Ele ! " O Ator Milton Gonçalves, que já trabalhou com Chico em diversas Ocasiões, em um Vídeo gravado pós-falecimento de Chico, declarou : " Chico Anysio conversava e se expressava pelo OLHAR. Algumas vezes, contracenando ou mesmo falando com Ele, você tinha que adivinhar o quê aquele Olhar Enigmático queria te dizer. "



P de.. PROFISSIONAL. Chico Anysio fazia questão de se Auto Afirmar como o melhor do País. A Pontualidade, a Seriedade e a Disciplina eram as Principais características de Chico Anysio ( inclusive nos BASTIDORES ). Tanto em Estúdios como em Externas, apenas os Preparatórios e os Diálogos necessários com os Diretores e os Colegas de Cena. " As Coisas que Eu Digo são ouvidas, não me cobram porque o Programa está sempre Pronto dentro do horário, nunca chego atrasado ás gravações e não conheço nenhum Profissional melhor do que Eu. "



Q de.. Quadros ! Estima-se que Chico Anysio tenha pintado cerca de 3.000 ao longo da Vida. Apesar de ter declarado algumas vezes que seu interesse pela pintura começou em 1981, já na década de 70 tinha a pintura de quadros como um de seus Hobbies. Em 1984 resolveu investir na Carreira de Pintor. " O que era apenas um hobby, aos poucos transformou-se em uma importante fonte de renda e relaxamento, ou, como gosto de definir 'um emprego para a velhice ' ", contou em seu antigo Site Oficial. " Eu sempre tive vontade de pintar e essa vontade aumentou cada vez mais. Eu apenas não tinha lugar e menos ainda, tempo. Morava em um apartamento com pouco espaço, mas depois me mudei para uma casa, onde pude fazer o meu Atelier. " Em sua última década de Vida, Forçadamente afastado da TV por causa de Descaso em relação a seu trabalho e por Desentendimentos com a TV GLOBO, apesar de continuar recebendo salário, transformou a Pintura em uma de suas Fontes Alternativas de Renda ( juntamente com seus Shows e Livros ). Em meados da década de 2000, passou a estender a Venda de seus quadros também a seus Fãs, a Preços Acessíveis.

.

Saiba mais em CHICO ANYSIO - O PINTOR, publicado no Site do BLOG em 16/08/19 >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-o-pintor/



R..de Rádio ! A Era Radiofônica foi o BERÇO DO HUMOR do Humor. Foi também onde Chico Anysio ingressou no meio Artístico e se Consagrou antes de sua chegada á TV. Rádio Nacional, Guanabara, Mayrink Veiga e algumas outras foram Pioneiras em Transmissões de Programas de Humor. Chico Anysio passou por todas Elas. Em, 1948, na Guanabara, de locutor, comentarista esportivo e rádio-ator, passou a ser Humorista. Na sua Primeira passagem pela Mayrink Veiga, seja escrevendo, produzindo, dirigindo ou atuando, chegou a ser responsável por Treze Programas ! Foram Incontáveis os Trabalhos Totais de Chico no Rádio até sua chegada á Televisão, em 1957. Já inserido na TV, ainda continuou no Rádio, até a " Entrega " Desta ao Domínio Televisivo.

.

Veja ou Reveja a Trajetória de Chico Anysio no RÁDIO em CHICO ANYSIO E A ERA DO RÁDIO, publicado no Site do BLOG em 26/04/19 >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-era-do-radio/



S de.. SHOWS ! Apesar do Humorista José Vasconcellos ( 1926 - 2011 ) ter sido O PAI do STAND-UP no Brasil, foi o Mestre Chico Anysio quem Consolidou esse Estilo de fazer Comédia ( a Cara Limpa, os Textos/Piadas e o Microfone, geralmente em Pé - daí a origem do termo ). Ao Longo da Carreira, foram mais de 10.000 Apresentações no Brasil e no Exterior. Seus Espetáculos mais famosos e lembrados são CHICO ANÍSIO.. SÓ, nos anos 60, CHICO TOTAL, CHICO SET, O FOFO ( já nos anos 2000 ), EU CONTO, VOCÊS CANTAM, que misturava humor e música, além da inesquecível apresentação em 1981 no Carnegie Hall, em NY, e dos Shows TAL PAI, TAL FILHO, com o filho André Lucas, e CHICO.TOM, ao lado do humorista Tom Cavalcante, estes dois, os últimos de sua Carreira. Ainda no Currículo de Chico estão os Shows GOSTEI MAIS DO OUTRO, UMA NOITE COM CHICO ANÍSIO, NO QUARTO COM CHICO, AÍ..QUINTO, OITAVO NA PENEIRA, NÓ NO SHOW, OU DÁ OU DÉCIMO, DIÁLOGOS, DIÁLOGOS II, O DIREITO DE RIR E RIR, OLHA EU AQUI OUTRA VEZ, RINDO Á TOA e CHICO ANYSIO, O FANTÁSTICO. Chico Anysio ainda teve alguns outros Espetáculos Paralelos.

.

Veja ou Reveja a Trajetória de Chico Anysio nos PALCOS em CHICO ANYSIO - SHOWS E ESPETÁCULOS, publicado no Site do BLOG em 28/06/19 >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-shows-e-espetaculos/



T de.. TELEVISÃO ! Foi em 1957, ainda trabalhando na Rádio Mayrink Veiga, que o #Mestre Chico Anysio estreou na Televisão. Começou na TV-RIO participando do humorístico AÍ VEM DONA ISAURA, de Haroldo Barbosa e do ESPETÁCULOS TONELUX, dirigido por Maurício Sherman, pela TV TUPI. Escreveu para vários programas em emissoras diferentes e atuou em quadros diversos, mas foi em 1960, com CHICO ANÍSIO SHOW, pela TV-RIO que se CONSAGROU como HUMORISTA e deixou sua MARCA REGISTRADA na HISTÓRIA DA TV BRASILEIRA com a implantação do VÍDEOTEIPE no Brasil, cujo método Revolucionou o jeito de se fazer e gravar Programas. CHICO ANÍSIO SHOW ainda percorreria por várias emissoras, até ressurgir em 1982 na programação da TV GLOBO, com diversas temporadas e o acréscimo de novos personagens, ano após ano, sendo Encerrado Definitivamente em 1990.

.

Veja ou Reveja TUDO sobre Chico Anysio na Televisão em CHICO ANYSIO E OS PRIMÓRDIOS DA TV e em CHICO ANYSIO E A TRAJETÓRIA TELEVISIVA, publicados no BLOG em 14/06/19 e em 21/06/19, respectivamente.

.

( https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-os-primordios-da-tv/ )

.

( https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-trajetoria-televisiva/ )



U de.. UNIÃO ! Chico Anysio trabalhava pensando no COLETIVO. Desde a Criação de Personagens até a Concepção Final e seus Resultados. Quando pensava na elaboração de um Tipo, imaginava também como seria o seu Núcleo ( Mãe, ou Esposa, ou Filhos, ou irmãos, ou amigos.. ou vários misturados.. ). Contava com uma Equipe de Redatores que passava por seu Crivo. E abria Oportunidades de Trabalho o quanto Possível. Além disso, Chico era daqueles que repassava Lições e experiências, aconselhava e/ou incentivava. Para Chico Anysio, a grande VITÓRIA era chegar ao PÓDIO de MÃO DADAS.



V de.. VAPT-VUPT ! O famoso bordão de Chico Anysio se popularizou dentro da ESCOLINHA, quando o Professor Raimundo fazia as chamadas dos intervalos comerciais. Anos depois, deu Nome a um dos quadros de maior Sucesso dentro de CHICO TOTAL, em 1996. VAPT-VUPT trazia Piadas e Situações engraçadas do cotidiano através de ESQUETES RÁPIDAS.



W de.. WORKAHOLIC ! Seja pela COMPULSÃO ( para Chico Anysio, trabalhar era como Respirar ! ), seja pelo AMOR ( Chico sentia Prazer em tudo que fazia ! ), seja pela NECESSIDADE ( casado várias vezes, Pai de muitos filhos, divórcios e pensões nas costas, responsabilidades pessoais e ainda, o apoio financeiro a vários amigos e colegas de profissão em situações difíceis ou de fragilidade ), o maior Gênio da Cultura Nacional fazia questão de estar SEMPRE Trabalhando ! Ao ponto de, com o passar dos anos, se habituar a dormir apenas cinco horas por noite e, se possível, emendar uma atividade na outra sem descanso. A Multiplicidade profissional de Chico Anysio chegou a ser TEMA de uma das Famosas Crônicas do Jornalista, Escritor, Professor e Político Artur da Távola, ( falecido em 2008 ) para o Jornal O GLOBO, PARA MIM CHICO ANÍSIO É UM GÊNIO, publicada em Agosto de 1977. E foi o TEMA de ESTREIA do Novo Espaço do BLOG, MEU NOME É TRABALHO.



X de.. XIXO ! Quem se lembra Dele ? Sucesso Remoto, foi o ÚNICO Personagem de Chico criado especialmente fora da TV, como estratégia de Marketing para o mercado das Revistas de HQ's. Assim surgiu a Revistinha/Gibi XIXO, O ASTRONAUTA ? O Personagem ( Francisco, chamado de XIXO ) era o Protagonista. A Revista em Quadrinhos foi lançada pela Editora Harpam com roteiro de Arnaud Rodrigues e desenhos de Nico Rosso, em uma história que misturava Humor, Lirismo, Crítica Social e Folclore com Elementos Fantásticos.

.

Mais Detalhes sobre ESTA e outras REVISTINHAS com Chico Anysio no Endereço : https://colecionadoresdehqs.com.br/chico-anysio-e-os-quadrinhos/.

Chico também fez Parte de Cromos ( Figurinhas ) em alguns Álbuns Mistos que circulavam nos anos 70.



Y de.. YES ! Não, não se trata de MR. YES, o inimigo de LINGÜINHA, interpretado por Luíz Delfino ). Se trata da própria Palavra. Chico Anysio era do tipo que costumava dizer SIM ! a qualquer Oportunidade de Trabalho. " Cobra que não anda não engole Sapo e, no Brasil, artista que não se vira, vende o telefone", exemplificou em sua Autobiografia de 1992. Chico sempre buscou outras fontes alternativas de Renda. Soube tirar proveito dos Discos ( com BAIANO E NOVOS CAETANOS, os de Shows e os Baseados em seus Personagens da TV ), dos seus Livros ( vários se tornaram BEST SELLERS ) e transformou o prazer da Pintura em outra forma de Trabalho. Também não dispensava oportunidades paralelas. Por isso mesmo sempre esteve á disposição da PUBLICIDADE. Participava de Documentários e fazia participações/Trabalhos em outros Programas da TV GLOBO. O CINEMA foi outro grande Aliado em seus últimos Anos de Vida.



Z de .. ZORRA ! Quando Chico Anysio sofreu o Acidente doméstico que fraturou sua Mandíbula, em Fevereiro de 1997, CHICO TOTAL não pôde voltar ao Ar. Impossibilitado de Gravar por conta da Paralisia Labial ( Sequela da Cirurgia pela qual se submeteu por conta do Acidente ), idealizou um Programa onde vários comediantes se apresentariam durante sua Ausência. Ideia VETADA pela GLOBO, este Programa foi o " Embrião " daquilo que viria a se tornar o ZORRA TOTAL, dois anos depois. Chico era o MENTOR do ZORRA TOTAL em seus primeiros anos de Exibição, e Participava com os quadros da ESCOLINHA em Versão Encurtada e do ROSTO A ROSTO com ALBERTO ROBERTO. Alberto Roberto garantiu a Audiência na época, juntamente com o trabalho de outros Comediantes Consagrados, até o programa Evoluir e Revelar outros Talentos do Humor com os mais diversos tipos de Personagens. ZORRA TOTAL foi mudando Ano após Ano, assim como o Entra e Sai de Chico e alguns de seus Personagens dentro do Humorístico, que, a partir de 2015, passou a se chamar somente ZORRA. Recentemente ( Após 21 Anos no Ar ! ), o Humorístico foi EXTINGUIDO da Programação da TV GLOBO.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )