Chico Anysio - Destaque em Jornais

06/09/2019

Seja em Reportagens, Entrevistas ou até mesmo pequenas Colaborações ( como Colunista ou Cronista ), Chico deixou sua MARCA também nos JORNAIS.

Após este Blog relembrar Chico Anysio nas Principais Revistas ao longo dos anos, esta semana é a vez de Destacar o Mestre nos Principais Jornais Brasileiros.

No JORNAL DA TARDE, em 1967, simulando seus Personagens.

No Jornal o POVO em 1969, período em que, exacerbado de trabalho, pretendia seriamente abandonar a ARTE e a TELEVISÃO.

Durante os bastidores de seu Show, em 1971, declarou ao JORNAL DA TARDE não ser uma pessoa engraçada no seu Cotidiano.

No final da década de 70, após uma breve passagem como Cronista na revista REALIDADE, da editora Abril, passou a escrever para O PASQUIM, extinto Jornal que ficou ETERNIZADO por seu Conteúdo SATÍRICO em tempos de DITADURA e CENSURA.

Anúncio de CHICO ANYSIO SHOW em 1982, veiculado nos Jornais da época.

Em 1983, um ano antes do lançamento do Livro O TIETE DO AGRESTE, a estória escrita pelo Mestre Chico Anysio era Publicada diariamente no Caderno de Variedades do Jornal ÚLTIMA HORA ( RJ ). A Saga do nordestino BIO, nascido SEVERINO, que resolveu proclamar a independência do Nordeste, dividindo o país em BRASIL-ESTE, o sul, e o "BRASIL-DA-PESTE," era contada no Jornal em partes, numeradas, com Desenhos do Cartunista Jorge Guidacci. Em 3 de Julho de 1984, foi lançado o LIVRO pela editora Rocco.

Em Junho de 1987 concedeu uma de suas melhores entrevistas ao ESTADO DE SÃO PAULO, onde sua SINCERIDADE, tão presente em suas Declarações ao longo da Vida, foi Predominante.

Entre o final da década de 80 e início dos anos 90, a relação de Chico com a TV GLOBO era de " Tapas e Beijos ". Em suas entrevistas a Imprensa nesse período, ora Criticava a Emissora, ora Elogiava, como aconteceu em Março de 1989 no ESTADO DE SÃO PAULO e em Junho de 1991, no mesmo Jornal.

Em Novembro de 1991, com sua figura artística fortemente polemizada por causa do romance com a ministra Zélia Cardoso de Mello, passou a ser ENFOQUE Constante na Imprensa, e concedeu entrevista a FOLHA DE SÃO PAULO, que publicou, inclusive, Curiosidades Inusitadas sobre o Mestre. 

Ao Jornal TRIBUNA DA IMPRENSA, em Abril de 1994, concedeu talvez a Melhor Entrevista de toda sua Carreira. De Opiniões Firmes e sem Papas na Língua, não poupou FRANQUEZA e SINCERIDADE :

 " Eu já gostei muito das revistas. Lia todas. O problema é que, há uns quatro ou cinco anos, entrei na lista negra da imprensa.. (.. ) ..Hoje você entra e o chefe de redação tem 32 anos e é capaz de não saber onde fica Pago-Pago. Eu já sei o que ele pensa de mim. A vantagem quem leva sou eu. Ele não imagina o que eu penso dele. "
.
" Acho que nós temos a pior imprensa do mundo. Ela não fala a verdade. Fala o que quer. " .
.
" O Humor que o pessoal da CASSETA faz, eu fazia aos 6 anos de idade e estava no colégio. "
.
" Eu tenho feito direito o meu trabalho, porque, modéstia à parte, eu sou o melhor profissional desse país. Somente por isso o meu programa continua saindo certo. Porque prazer em fazê-lo eu não tenho nenhum. "
.
" Eu acho uma bobagem esse programa, VOCÊ DECIDE. Nós é que temos de dizer ao povo o que é melhor para ele. Porque o povo não sabe escolher. "
.
" Na Europa e na América pega-se um homem feio, com talento, e se faz com que o mundo ache que ele é bonito, como é o caso de Jean Paul Belmondo e Charles Bronson. No Brasil é o oposto. Você pega um modelo, que é bonito, e quer que eu ache que ele é um ator. "
.
" As novelas passaram a ser feitas não por grandes atores, ou até pelos melhores atores, mas sim por pessoas bonitas, de no máximo 25 anos, porque 40 anos para a Globo já é caquético. "
.
" Eu posso amanhã ficar desempregado, não ter dinheiro para sustentar os que ainda dependam de mim. E aí eu vou ver o que é bom pra tosse. Mas mesmo se eu chegar a esse ponto, não vou me arrepender dos filhos que tenho. Porque acho que os filhos são a razão da vida. São a continuação da gente. São a nossa projeção para o futuro."

Em 24 de Março de 2012, Chico foi DESTAQUE em praticamente todos os Veículos Impressos do País, com seu Falecimento e DESPEDIDA !

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )