Chico Anysio e a Publicidade

28/02/2020

Não foram poucas as vezes em que Chico Anysio deu o Ar da Graça em Comerciais de TV e Campanhas Publicitárias. O Sucesso como Figura Pública e sua Credibilidade renderam Convites de diversas Marcas de Produtos e Serviços, que diversas vezes Lucraram ( e muito ! ) com Isso, tanto quanto o Próprio Mestre. A Trajetória de quase 50 Anos fazendo Comerciais para as HAVAIANAS, por exemplo, consegue Demonstrar esse Fato !

Em sua Autobiografia de 1992, Chico fala sobre essa Longeva Parceria e sobre a Importância de ser inserido no Mercado Publicitário :

" O Comercial é uma Benção Divina. Ele dá um bom Dinheiro e não queima a Imagem ( dependendo do produto anunciado ). Além do mais, há um prazo determinado de Veiculação. Os Comerciais que não são Nacionais ( são Locais, apenas ), significam a Glória Máxima ! É aquela história de ' o que os olhos não vêem.. ' Faço Comerciais para as Sandálias Havaianas há 21 Anos ( relato de Chico no Livro em 1991. Foram quase 50 Anos fazendo Comerciais para a Marca ). É tanto tempo que me julgam dono da Firma. Sou Orgulhoso deste Serviço. As Havaianas vendem mais do que as outras somadas. Não atribuo este Sucesso ao meu trabalho, mas ao fato de elas serem mais baratas e terem uma aceitação Eficiente e Antiga. As Havaianas são o Sapato do Nordestino e nenhuma outra sandália conseguirá batê-las. É um Belo e Agradável dinheiro Alternativo. Adoro trabalhar para a São Paulo Alpargatas, tenho o direito de modificar uma ou outra frase, eliminar uma ou outra palavra. Eles confiam em mim, e todas as Campanhas funcionaram, felizmente. "

Chico Anysio foi o Artista que se tornou Pioneiro na divulgação das Sandálias, fabricadas pelas Alpargatas, em quase 5 décadas fazendo Comerciais e Campanhas Publicitárias da Marca, tornando Inesquecível o SLOGAN : " Não tem Cheiro, não Deformam, nem soltam as Tiras ". Eis uma Seleção dos Principais Deles  :

Para além das HAVAIANAS, Chico já fez Comerciais para Marcas de Roupas, Brinquedos, Óticas, Bebidas, entre outros. Vários de seus Personagens, inclusive, deram Vida a essas Campanhas. 

Desde 1960 Chico Anysio já havia ingressado no meio Publicitário quando o RUM BACARDI comprou o Programa CHICO ANÍSIO SHOW, que estreou pela TV-RIO, se tornando a Patrocinadora do Humorístico. O Garçom QÜEM-QÜEM aparecia fazendo Coquetéis e divulgando a Marca. Mais tarde, CHICO ANÍSIO SHOW ainda foi Patrocinado pela SEMP TOSHIBA e a BENDIX patrocinava O HOMEM E O RISO. As Páginas de Programação da extinta Revista INTERVALO veiculavam tanto a Exibição dos Programas quanto as Chamadas Publicitárias de Ambos. 

O LP Compacto ( 33 RPM ) CHICO ANÍSIO CONTA A HISTÓRIA DE UM CASAMENTO FELIZ ( A Lavadora de Roupas BENDIX e o Sabão em Pó VIVA ), foi um Disco Publicitário, Promocional, durante a década de 60, falando sobre as extintas Marcas BENDIX e VIVA, tal qual aconteceu com o Compacto CHICO COM C, sobre a Marca de Eletrodomésticos CONSUL, tempos mais Tarde.

Em 1969 o Personagem BIM-BIM estrelou o Comercial da extinta Empresa Aérea VASP ao lado do Comediante Iran Lima. ( Vejam na Compilação de Vídeos, no Final desta Postagem ! ).

Em Meados dos Anos 80, Chico investiu SEU NOME em LICENCIAMENTOS de Diversos Produtos. A CHICO CITY PROMOÇÕES viabilizava a Comercialização desses Artigos através da Figura dos Personagens de Sucesso do Mestre. O Jornal O GLOBO chegou a Destacar o Assunto em suas Páginas. 

Chico Anysio começou a fazer Campanhas Publicitárias para a empresa Têxtil PASSPORT, específica em Roupas Masculinas, em 1976, que eram veiculadas em várias revistas da época. Continuou sendo " Modelo " da MARCA até meados dos anos 80.

Em 1979 foi a Figura que Estrelou o Comercial da COCA -COLA.

No Final dos Anos 80, veio a Parceria com a ESTRELA, famosa Marca de Brinquedos. ALBERTO ROBERTO, POPÓ e BENTO CARNEIRO representaram os Comerciais da Marca.

Chico Anysio, como ELE MESMO, também fez Comercial para a MARCA.

Campanhas Impressas dos Brinquedos, Veiculadas em Revistinhas e Gibis, também contaram com a Figura de Chico, através dos Personagens JOVEM, TAVARES e BENTO CARNEIRO.

No Início dos Anos 90, o Monólogo NASCER VELHO, MORRER DE INFÂNCIA, de Autoria de Marcos César, exibido em 1978 no FANTÁSTICO, onde o Mestre era Cronista ( Vejam ou Revejam em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-no-fantastico ), foi Reaproveitado em Comercial da SHARP, onde Chico repetia o Monólogo, com algumas Adaptações/Modificações na Narrativa.

Também no início dos Anos 90, a Parceria com a ANTARCTICA surtiu tanto Efeito ( Vejam o Comercial Original na Compilação de Vídeos, no Final desta Postagem ! ), que acabou se estendendo para dentro do Programa ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY,  onde Chico, COMO ELE MESMO conversava ou discutia Satiricamente com algum Personagem Seu, e ao Final, Saboreavam a Cerveja ( quadros durante 7 Episódios, com SILVA, SANTELMO, PAINHO, CALHEIROS, SETEMBRINO, ALBERTO ROBERTO e JOVEM ).

ALBERTO ROBERTO foi o Personagem de Chico mais utilizado em Campanhas Publicitárias, que eram realizadas dentro de seu próprio Programa. Diversas Marcas de Produtos e Serviços eram divulgadas através do CHICO ANYSIO SHOW pelas Encenações Cômicas com Lúcio Mauro ( Da Júlia ) e outros Atores ou Artistas convidados ( onde o Personagem não conseguia de modo algum fazer as Propagandas, e, ironicamente, ao final, dizia algo que deveria ter sido dito/feito durantes as gravações ). 

( Confiram outros vídeos no IGTV do meu Perfil @memorialchicoanysio no Instagram !! ) 


O Personagem KENNY ROCHA foi Criado especialmente para a Campanha Publicitária da POUPOTECA do extinto BANCO NACIONAL. Acabou sendo incluso no Programa ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, numa Satirização bem humorada do estilo musical Sertanejo que bombava nas paradas no início dos anos 90. A Inclusão do Personagem ajudou a Alavancar a Audiência. ( Vejam ou Revejam em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-18-anos-da-estreia-de-estados-anysios-de-chico-city-post-em-construcao/  ).

Quando o Título de Capitalização PAPA TUDO foi Criado no início dos anos 90 ( uma espécie de Cópia da TELE SENA do Silvio Santos, promovida pela TV GLOBO ), Chico Anysio foi o Artista Escolhido pela Emissora para Representar as Campanhas Publicitárias do Título ( Vejam Comerciais com Chico na Compilação de Vídeos, no Final desta Postagem !e para fazer as entregas dos Prêmios aos Domingos, onde dividia com o Jornalista e Apresentador César Filho a Apresentação e os Sorteios. MARCA pertencente ao banqueiro Artur Falk, cujo Projeto foi uma coligação com a TV GLOBO, foi extinta em 1997 e passou a ser Destaque na Mídia pelo CALOTE em centenas de Premiados. Falk, inclusive, chegou a ser Preso. Esses Episódios não chegaram a Afetar posteriormente a IMAGEM PÚBLICA do Mestre Chico Anysio, que era um dos principais DIVULGADORES do TÍTULO ( Xuxa e o apresentador Fausto Silva também fizeram Comerciais ) durante os Intervalos da Programação.

COMPILAÇÃO de COMERCIAIS VARIADOS com o MESTRE, que iam ao Ar em vários Canais de TV.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )