Chico Anysio e Hélio Ribeiro

13/03/2020

Um dos Locutores de Rádio mais famosos dos Anos 70 era, quem diria, da Galeria de Personagens de Chico Anysio !! Criado pelo Humorista e Redator Arnaud Rodrigues, se tornou um dos maiores Destaques do Programa CHICO CITY e da Carreira do Mestre. Devido ao enorme Sucesso, se tornou LP em 1976 ( Vejam ou Revejam em  >>https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-os-lps-da-carreira/ ) e fez parte de vários outros Programas de Chico ao longo dos Anos. Inspirado em Hélio Ribeiro ( nome Artístico de José Magnoli, Locutor, Ator e Jornalista, falecido em 2000 ), apesar do Sucesso e Popularidade na TV, causou grande Polêmica.

Em sua Autobiografia, de 1992, Chico relembra o Personagem e os Desentendimentos com Hélio : 

" Chico - disse-me o Arnaud - , bolei um Tipo que vai dar o maior pé : o locutor da rádio de Chico City ! "

" Só não me lembro qual foi o nome ( que nem me lembro qual era ), e rebatizei de Roberval Taylor. Partindo do princípio de que todo Locutor do interior tem um Ídolo na cidade grande, imaginei que o Êmulo do Roberval seria o Hélio Ribeiro, um dos maiores locutores de rádio que conheci e que fazia, na RÁDIO BANDEIRANTES, um programa diário chamado O PODER DA MENSAGEM. Pus a Voz do Hélio Ribeiro no Roberval. Eu só conhecia o Hélio de Voz. Nunca o tinha visto Pessoalmente. A Dilma ( minha maquiadora ) trouxe três perucas e escolhi uma delas. Adicionei um bigodinho e fiz o Personagem ' sem pescoço ', colocando o colarinho abotoado acima do pomo-de-adão. O Cabelo que Eu escolhi era igual ao do Hélio, e Ele Odiou a brincadeira. Não entendeu que aquilo era, antes, uma Homenagem. Andou me telefonando, prometeu me dar uns Tiros, reclamou muito. Fiz ver a Ele que minha Intenção era exatamente o Oposto. Aos poucos Ele foi se acomodando, passou a Aceitar. Gravei uma versão de ALL BY MY SELF ( famoso HIT de Eric Carmen ), com o nome de TUDO EU, traduzindo a letra, como o Hélio Ribeiro costumava fazer em seu Programa. Então fui ao Programa Dele. Os corredores da BANDEIRANTES encheram-se de gente. Fizemos o Programa Juntos, Eu o imitando e Ele ' Se imitando '. Ficamos Amigos. Na saída do estúdio, fui ao banheiro e aí entendi a razão da sua bronca. "

Estava escrito no Mictório :

- Roberval Mija Aqui ! 

O Sucesso e Popularidade de ROBERVAL TAYLOR entre os Destaques do Ano de 1976, nas Páginas da extinta Revista AMIGA. CHICO CITY foi premiado como o MELHOR PROGRAMA HUMORÍSTICO.

Antes, no Mesmo Ano e na mesma Revista, a Polêmica gerada pelo descontentamento de Hélio com o Personagem. 

Compacto do Programa O PODER DA MENSAGEM, que era Apresentado por Hélio Ribeiro na RÁDIO BANDEIRANTES. A Participação Histórica de Chico Anysio no Programa aconteceu em 25 de Outubro de 1976. Foi Reprisada em 21 de Dezembro de 2013 no Programa MEMÓRIA, também da RÁDIO BANDEIRANTES, apresentado por Milton Parron.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais