Chico Anysio e os Caminhos do Humor

14/03/2021

Chico Anysio era Defensor de DUAS TESES :

- GRAVAR AS CENAS DE PRIMEIRA, SEM ENSAIOS

- NÃO REPETIR CENA ( Segundo Ele, no HUMOR quanto mais repetida a Cena, mais ela vai piorando, com o risco de até perder a Graça, ao contrário do DRAMA, em que, quanto mais a Cena é Regravada, mais ela vai melhorando, se aperfeiçoando ).

Eis os Principais Caminhos do Humor ensinados pelo MESTRE :

" Não se começa a escrever uma Cena sem que se saiba o Desfecho, Humor escreve-se do Fim para o Começo. A Cena acaba assim.. e, ao saber como a Cena acaba, ela começa a ser escrita. Uma das coisas que mais me aborrecem, até hoje, é receber de um Autor de Humor uma Cena que, muitas vezes, é Engraçadíssima no seu decorrer e.. não tem um bom Final. "

" Quando há um Comediante na Cena, tudo que ele disser, se não puder ser engraçado, tem que ser, no mínimo, ' diferente ', nunca uma frase Neutra. "

" Ritmo é mais Importante do que a Graça. Todo mundo suporta um Texto tremendamente Ritmado e sem graça, mas não aguenta um negócio que se Arrasta. "

" Não Apelar, Nunca ! "

" Dar certo para um pode significar dar certo para todos, ou quando pouco, para muitos. A Competição deve haver, mas não pode deixar de ser Branca. Mais Importante do que muitos me Preferirem é ninguém me Detestar. "

" O Sucesso rápido não garante Duração, além de trazer uma grande responsabilidade. Cheguei a seguinte conclusão : não se faz um Humorista em menos de oito anos e nem se Fabrica um Comediante em menos de cinco. O que torna Humoristas e Comediantes mais Duradouros, porque não nasceram DE REPENTE ".

" Transmito Alerta. Mas transmito também Alegria e Problemas necessitando de Soluções. No entanto, as Soluções não estão comigo. Além do mais, acho que sou um médico do Espírito. É bom saber fazer Rir. Mas Prefiro fazer Pensar. "

" Não existe Humor Velho, nem Humor Novo, existe Humor Sem graça e o Engraçado ".

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).