Chico Anysio e Ronald Golias

04/10/2020

Ronald Golias era o maior ÍDOLO de Chico Anysio no que se refere a HUMOR NACIONAL. Eram amigos, apesar de não muito próximos. Trabalharam poucas vezes juntos. No Tema de Hoje do BLOG, algumas Imagens e Passagens dos Dois maiores GIGANTES DO HUMOR NACIONAL ( cada qual no seu Estilo ).


Reportagem da extinta REVISTA DO RÁDIO, em meados da década de 60. Apesar das Diferenças ( tanto no trabalho como na Vida pessoal ) se admiravam mutuamente e se davam muito bem. Em várias entrevistas, ao longo da carreira, Chico dizia : " Quando comecei a ser Artista, diante da impossibilidade de ser engraçado como o Golias, por exemplo, tive de buscar um caminho.. foi quando decidi : ' Vou ser Aquele que faz Vários ! ' "

Ronald Golias em Destaque na extinta Revista INTERVALO. A Reportagem falava sobre o Programa Estrelado por Golias, Idealizado e Produzido por Chico Anysio, que foi substituto temporário do CHICO ANÍSIO SHOW pela TV-RIO em 1963, e que se chamava BANG-BANG SHOW, com Direção de Carlos Manga. Começou com o próprio Chico Anysio e o Elenco fixo do CHICO ANÍSIO SHOW. Depois, passou a ser Estrelado por Golias, com o mesmo Elenco. Chico continuou normalmente com seu outro Programa pela Emissora, o NOITES CARIOCAS, até se mudar com Manga para a TV EXCELSIOR, em Maio de 1963. Em 1963, muito antes da EXPLOSÃO DE SUCESSO em FAMÍLIA TRAPO, entre 1966/67 na TV RECORD, Golias já era ÍCONE do Humorismo na TV e no Cinema.

Golias em Destaque na extinta Revista MANCHETE, em 1965 e em 1969. Chico, nos anos 60, era um dos Incentivadores de Golias a fazer Shows em Teatro. Golias, por sua vez, foi um dos Conselheiros de Chico Anysio no que se refere a Shows : " Certa vez o Golias me disse : Chico, para fazer o Dinheiro Render, você tem que guardar o que Você ganha com o Teatro. Esse é o Dinheiro valioso, que te dá garantias lá na frente ", declarou Chico em entrevista em 1993.

Quando Ronald Golias saiu da TV-RIO ( no início dos anos 60 ), a emissora precisava Urgentemente de alguém que pudesse ocupar seu Lugar. Não havia " Novidades " Artísticas. Chico Anysio se propôs a procurar alguma coisa capaz de " Preencher " o Espaço ( e o Sucesso ) Vago deixado por Golias. " Fui ao Teatro de Revista ( grande fornecedor de elementos para a TV ) e encontrei o que procurava : VAGAREZA. Ele entrou no MILHÕES DE NAPOLEÕES e foi um estrondoso Fracasso. Lembro da Frase do Murilo Nery, na porta da TV-RIO, logo após a estreia do Vagareza :

- Esse não, Chico. Esse é um Chato !

Duas semanas depois o Murilo já pensava diferente. Vagareza era simplesmente o maior Sucesso da Televisão Brasileira.. (.. ) Fazer esquecer Ronald Golias, essa Fera do humor, esse que é Cobra criada, esse Espetacular comediante, foi um feito Glorioso do Vagareza.. ", relembrou Chico em sua Autobiografia de 1992.

Registro dos  tempos da TV RECORD, por volta de 1967 : Chico Anysio, Roberto Carlos e Ronald Golias. O Primeiro que aparece de Perfil, quase de Costas, Não Identificado! Chico e Golias ainda voltariam a ser Colegas de Emissora em 1979, no curto período em que Golias trabalhou na TV GLOBO, no humorístico SUPER BRONCO.

Quando Golias faleceu em 2005, Chico declarou : "Quando Oscarito morreu ( em 1970 ), achei que o Golias seria seu substituto. Mas ele não se interessou pelo Cinema. Seu Humor era sua Própria Pessoa: ninguém consegue imitá-lo. Trabalhamos poucas vezes juntos.. ".

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )