Chico Anysio e suas Mulheres

06/03/2020

Dos 209 ( ou 212 ? ) Personagens do Mestre Chico Anysio, apenas 6 eram MULHERES ! Mesmo entre os 31 Personagens Jogados Fora durante temporada de trabalho mal sucedida, ( época referente ao seu RETORNO á TV-RIO após saída Repentina da TV EXCELSIOR, nos anos 60 ), é pouco Provável que tenha tido algum Personagem Feminino. Vejam ou Revejam em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-galeria-de-personagens/.

Em algumas Entrevistas ao longo da Carreira, Chico justificava a pouquíssima quantidade de MULHERES em seu Currículo devido ao seu Timbre de Voz, totalmente Útil na Multiplicidade MASCULINA, mas pouco aproveitável em Variações FEMININAS.

D. Dedé

Deolinda Maria das Dores vivia sempre à procura de Emprego, porém sem sucesso. A Doméstica que vivia ás Voltas com o  " AZEVEDO " ( Macaco Fictício, fruto da Imaginação da Velhinha ), foi um dos grandes Sucessos dos Primórdios do CHICO ANÍSIO SHOW, pela TV-RIO. 

Salomé do Passo Fundo

TEMA já abordado por este Blog ( Vejam ou Revejam em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/salome-do-passo-fundo/ ), SALOMÉ foi a MULHER que MARCOU a Carreira de Chico Anysio, não apenas pelo Fato de ser uma das poucas Personagens Femininas interpretadas por Chico, mas pelo Sucesso Estrondoso em CHICO CITY e por ter entrado para o ROL dos Personagens CLÁSSICOS do MESTRE.

D. Ilária

Ilária de Gouveia era uma Idosa Portuguesa que, devido à pouca inteligência, vivia colocando o marido em Confusões. Foi um dos Destaques das primeiras temporadas do CHICO ANYSIO SHOW pela TV GLOBO.

Neyde Taubaté 

Neyde Maria Aparecida Taubaté era uma Repórter/Apresentadora inspirada em Hebe Camargo ( o " Taubaté " do Sobrenome era uma referência a Cidade Natal de Hebe  ). Com o inesquecível Bordão "Uau... Não é mesmo?", Neyde entrevistava as mais diversas " Personalidades ". Criada nos anos 80, foi um dos Destaques do CHICO ANYSIO SHOW pela TV GLOBO. Também foi Jornalista em ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, em 1991, e em CHICO TOTAL, de 1996, se tornou uma das Apresentadoras da Bancada do JORNAL DO LOBO.

Maria Baiana 

Alguém aí chegou a Conhecer a Vendedora de Cocada que não gostava do trabalho ?

Pode ter sido dos Primórdios do CHICO ANÍSIO SHOW, sem muita repercussão, ou pode ter sido da Fase já referida no Início deste Texto. Em Pesquisas de Internet e em Reportagens Antigas, não há Imagens ou Registros sobre Ela.. 
( Recebi recentemente Informação de que MARIA BAIANA foi uma Macumbeira que fez parte da Galeria de Tipos do CHICO ANYSIO SHOW, já na fase da TV GLOBO, estreando em 1982. Vários Fãs de Chico e pessoas dessa época, que acompanharam o Programa, e também outros Fãs que o conhecem com bastante profundidade, e que seguem tanto o Instagram como o Blog MEMORIAL CHICO ANYSIO, leram este POST e nem sequer comentaram/colaboraram com Informações ou Correções. )
*Informações Adicionais Apuradas Recentemente : Segundo Ghiaronni, um dos Principais Redatores da equipe de Chico, " O Personagem PAINHO seria a MARIA BAIANA, uma Baiana que não certo. Maurício Sherman deu uma Concepção de que Chico não gostou. Marcos César bolou algo do tipo PRAÇA DA ALEGRIA, que o Chico também não aprovou, até a gente chegar nesse Pai-de-Santo Gay ", contou em Reportagem da extinta Revista MANCHETE.

Vovó Zefa

Tal qual a Personagem anterior,  em Pesquisas de Internet e em Reportagens Antigas, não há Imagens ou Registros sobre Ela..

 

Chico caracterizado de D.DEDÉ, contracenando com o Ator Waldyr Maia, em 1963, em CHICO ANÍSIO SHOW.

D. DEDÉ, Descartada da Galeria de tipos de Chico após o final da década de 60, RESSURGIU muitos Anos depois, em 2003, inclusa na LISTA dos Personagens Apresentados no CARTÃO DE VISITAS, quadro exibido no FANTÁSTICO, onde Chico Anysio apresentava seus Principais Personagens em ESQUETES de Humor com a Participação de grandes nomes do Elenco da TV GLOBO, sendo lançado em DVD pela SOM LIVRE no Ano Seguinte.

O ESQUEMA do quadro com NEYDE TAUBATÉ durante as Temporadas do CHICO ANYSIO SHOW era Chico entrevistar as mais diversas " Personalidades ". Atores e Atrizes do Elenco da TV GLOBO eram Convidados Semanalmente, porém, Incorporando Figuras Famosas ou Polêmicas da MÍDIA, de maneira SATÍRICA. Em 1988, por exemplo, Arlete Salles participou do quadro como JOANA DÓRIA FILHA, uma Alusão a JOÃO DÓRIA JR., ex-Prefeito e atual Governador do Estado de São Paulo, que na época em questão, era Presidente da EMBRATUR e do Conselho Nacional de Turismo. Quando CHICO ANYSIO SHOW foi Resgatado pelo CANAL VIVA, em 2017, mesmo período de Gestão de Dória como Prefeito, o Trecho da Participação de Arlete no Humorístico VIRALIZOU na Internet. 

MULHERES DE FATO foram DESTAQUE nos Programas de Chico Anysio de DIVERSAS FORMAS, sendo abordadas por DIVERSOS ASPECTOS. Se por um lado Chico não explorou muito o FEMININO em suas próprias Performances, RETRATOU as Várias FACETAS DAS MULHERES ou ASSUNTOS RELACIONADOS AO FEMININO através de Personagens de Núcleo e, em vários momentos, trazendo Reflexões Sérias, em um tempo em que o Feminismo, inclusive, não era Moda, ou Pauta, ou Debate. Mas aí já é Assunto a ser Abordado por este Blog Futuramente.. 

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais