Chico Anysio entrevistado pela Revista ELE ELA - 1978 - CONVERSA NA ÍNTEGRA

27/09/2020

JULHO DE 1978. Chico Anysio concede á extinta Revista Masculina ELE ELA, da Editora Bloch, uma de suas Históricas Entrevistas. Em uma Conversa com o famoso Cronista e Jornalista Ártur da Távola, Léo Borges Ramos e João Luíz de Albuquerque, mediada pela Repórter e Fotógrafa Isabel Garcia, Chico falou ( com sua habitual Franqueza ) sobre Trabalho, Mulheres e, claro, o Tema Central da Revista : Sexo ! 

Após a INTRODUÇÃO da Matéria na Semana Passada >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-entrevistado-pela-revista-ele-ela-1978-introducao/, eis o Bate-Papo ( Polêmico ! ) NA ÍNTEGRA ! 

EleEla - Se você dividisse sua vida de Humorista em fases, em qual delas estaria Hoje ?

Chico - Na Melhor. Já aprendi mais, já apanhei mais e já cometi a maioria dos erros a que tinha direito. Talvez fiz por merecer um crédito, e muitos erros que venha a cometer serão perdoados, coisa que não acontecia antigamente. A Responsabilidade Hoje é muito maior, mas acho que melhor do que Hoje, só Amanhã.

EleEla - Como evoluiu o seu Humor ?

Chico - Evoluiu em tudo. Eu faço hoje uma crítica social dentro do permitido, ás vezes uma crítica até política. Evoluiu no seu conteúdo. Comparo um Script de hoje com outro de seis anos atrás, de oito ou mesmo de dois anos, e acho o atual muito melhor. Os Tipos são mais bem acabados, talvez mais caprichados. A Maquilagem é melhor, os recursos são maiores e melhores.

EleEla - Já chamaram você de Alienado ?

Chico - Reclamam por Eu não fazer piadas políticas. Os jovens reclamam muito, mas não há como. Já os mais velhos, não é que me critiquem, no fim até elogiam, mas reclamam a ausência de personagens de que eles gostavam.

EleEla - Essa coisa de não poder fazer Sátira Política preocupa você ?

Chico - Gostaria muito de fazê-la, já fiz muito. Hoje não se pode, o que vou fazer ? Mas faço, então, a crítica social, pois se não posso jogar no primeiro time, jogo no juvenil.

EleEla - O Humor muitas vezes não consegue ser mais devastador do que uma colocação Séria ?

Chico - Uma Piada é um Perigo ! Dependendo, claro, da piada. Já vi uma delas tirar uma estação do ar. Foi quando o JORNAL DA TARDE liquidou a TV RECORD. Quando a TV RECORD pegava fogo ela sempre renascia engrandecida e num dos incêndios, o JORNAL DA TARDE, botou a seguinte Manchete : NO AR, MAIS UM INCÊNDIO DA RECORD. Foi quando ela acabou. Esse incêndio não foi curtido pelo povo e talvez o motivo tenha sido aquela piada.

EleEla - No seu Humor a gente sente a presença permanente do Pobre, sua luta contra a opressão do Rico, tentando uma vitória sobre a sociedade que..

Chico - Odeio Personagem Rico, odeio, odeio, odeio. Só tenho um, o JEAN-PIERRE. Somos um país pobre, onde a classe pobre é infinitamente maior. Estamos apenas num comecinho de desenvolvimento, embora eu ache que o Brasil ainda vai ser um tremendo país. Mas não posso botar na TV uma coisa que seja minoria. Eu procuro botar os problemas que o pobre vive e enfrenta. As opressões e as necessidades que ele encara, porque a televisão é vista essencialmente pelo pobre. Rico tem muito o que fazer para ficar vendo televisão, tem opções que o pobre não tem. Pobre pega o trem, chega em casa e fica vendo televisão. Então acho que fica até safado, cenários maravilhosos, Eu não gosto, não. Discurto demais um Personagem Rico.

EleEla - Chico, você sente-se um pouco parte do povo ou..

Chico - Vocês conhecem aqueles caras que ponho aí, o garçom, o bicheiro, o QÜEM-QÜEM, são pessoas com quem o pessoal que vê televisão transa diariamente.

EleEla - E Você acha que isso contribui para que o povo vá se tornando consciente da situação ou, ao contrário, se distraia dela e tenha apenas seus momentos de alegria ?

Chico - As Duas Coisas. Por exemplo : um Cara que more em Parada de Lucas. Se faço um Personagem pobre que more em Parada de Lucas, posso colocá-lo dizendo coisas que aquele Cara real gostaria de dizer, reivindicar, pedir, reclamar. Meus Personagens falam por si, não interferem no meu ponto de vista e cada um define o seu próprio. Quando ponho na boca da Leila uma fala, ela é a frase que aquela moça da juventude diz. Não significa que Eu a diga. Tá certo ? Não falo igual ao AZAMBUJA, não defendo suas teorias, mas entendo o AZAMBUJA, respeito-o, tanto a Ele quanto ao " Azambujas " que existem por aí.

EleEla - Por que o Cinema não está tão forte na sua vida como a televisão ?

Chico - De início, não gosto de Cinema; depois acho o Cinema uma arte que é muito particular do Diretor. Finalmente, não acredito em nenhum Diretor de Comédia porque ela é muito difícil de dirigir. De vez em quando escuto :

- Você vai fazer um Filme agora ?

- Não, agora vou fazer uma comediazinha. Meu Filme mesmo vou fazer depois.

Aí Eu digo :

- Vai fazê-lo agora, seu filmezinho é que virá depois..

EleEla - O que é a Comédia no Cinema ?

Chico - Comédia é um negócio que depende muito mais do ritmo do que da Graça. E o ritmo dado pelo Diretor é feito na moviola, não está ao alcance da minha mão. Não, não é que me considere capaz de fazer um Filme, tanto que nem tento, mas o que fiz já deu certo e os palpites dados pelo assistente do Diretor eram inteiramente contra minha opinião. De repente percebi que todos achavam o mesmo que Ele, aí desisti, cada vez me afasto mais. Tenho muita vontade de fazer o LINGÜINHA.

EleEla - Chico, e as Mulheres ?

Chico - As Mulheres são Incríveis, não é ? Ela são a motivação da vida. O Homem vive em função, dela, atrás dela, por Ela e ás vezes até para Ela. Mas ultimamente as mulheres andam muito estranhas.

EleEla - Por que as Mulheres andam estranhas ?

Chico - Elas descobriram que Mulher é Bom, coisa que Nós já sabemos há séculos !

EleEla - Você está falando num problema de homossexualismo, mas aí é um problema também do homem e não só da mulher.

Chico - Do Homem eu acho que é. Mas estou fora do problema, hein, o pessoal nunca reclamou..

EleEla - O pessoal acha que você dá sorte com Mulher. O que é que você tem para atrair tanto as Mulheres ? Não só você se casou várias vezes como amou muito na vida e tudo mais.

Chico - Isso aí é uma Pergunta muito esquisita para responder.

EleEla - Elas se amarram na sua Voz ?

Chico - É tudo muito Intuitivo. Talvez exista curiosidade por parte das Mulheres, não sei. Afinal não sou Bonito, não sou alto, não faço surfe, nem vôo.

EleEla - É claro que o Talento atrai as pessoas, o sucesso, porque do derrotado ninguém gosta.

Chico - É, inicialmente é isto, mas agora deixa comigo; claro, se Eu fosse entregador de tinturaria... É, mas nunca me liguei nisso.

EleEla - Nunca uma delas, nenhuma disse : " Me amarrei na tua Sobrancelha "?

Chico - Meus Cílios são muito elogiados. Falam também da minha Voz. Eu conto histórias, não é, sou meio poeta, sabe, Eu, claro, sou Humorista.

EleEla - Elas percebem em Você um Apaixonado ?

Chico - Não sei, acho que talvez queiram tomar conta de mim, eu talvez transmita essa sensação, a de que preciso que tomem conta de mim, de que sou meio carente. O Homem não conquista ninguém, a Mulher é que Conquista.

EleEla - Durante sua vida você foi um Alvo ou um Caçador atrás da Presa ?

Chico - Sempre fui atrás da Presa. Sempre ! Nunca fui de dizer gracinha para mulher, dizer piada para mulher na rua, isso nunca. Nunca levei um Fora porque nunca dei um toque, a coisa sempre aconteceu de repente. Só poderia responder a esta pergunta se fosse um Conquistador.

EleEla - Você é então um Conquistado ?

Chico - Não, não sou o Conquistado, sou o Conquistante.

EleEla - Você nunca falou mal de Mulher, nem fez algo contra Ela em seus textos. E o movimento Feminista ?

Chico - Acho trouxa este movimento Feminista porque a Mulher não tem nada de querer se igualar ao Homem, a diferença é muito importante, é fundamental.

EleEla - Ser contra o movimento Feminista vai irritar as Mulheres ?

Chico - Só as que fazem parte do Movimento. Acho Mulher maravilhoso, porque só a Mulher pode ser Mãe, não é, acho que isso já é uma vantagem enorme que Ela leva.

EleEla - Você disse que a Mulher não precisa ser igual ao Homem. Mas no meio de tanta discussão, desgaste, e outras coisas mais, gostaria de discutir não esta igualdade pura e simples entre os Sexos e sim em termos de Trabalho e de divisão de vida que..

Chico - Mas Trabalho a Mulher já tem.

EleEla - Isso não. Você acha que se fosse Mulher , iria ganhar o mesmo que ganha hoje ? As Mulheres acham que, pelo mesmo trabalho, o mundo paga mais ao Homem do que a Mulher.

Chico - Não acho isso.

EleEla - Se Você fosse Mulher, Você Dava para Você ?

Chico - Não.

EleEla - Dava para quem ?

Chico - Para ninguém, Eu seria uma Freira.

EleEla - Olha, voltando a falar naquele outro problema, a Mulher que trabalha esbarra neste problema constantemente.

Chico - Como não participo disso acho que..

EleEla - Mas como, Você não participa ? Na medida em que certo tipo de Mulher atrai Você..

Chico - Não acho que a Mulher seja cerceada, como se queixam as Mulheres.

EleEla -Como não ?

Chico - Existem algumas mulheres que são incapazes. Assim como existem tarefas que só servem para Homem, existem outras que só servem para Mulheres.

EleEla - Por Exemplo ?

Chico - Estivador, Boxer, Goleiro, guarda de trânsito. Cada coisa tem seu Lugar. Não vejo por que Mulher não possa ser Presidente da República. Existem Profissões comuns aos dois, mas acho que Mulher General, no Front, comandando exército, por exemplo.. Fora a Joana D'Arc.. Ela foi e..

EleEla - E acabou na fogueira...

Chico - Mas existem coisas que são femininas e outras que são masculinas.

EleEla - Não me parece que exista Mulher querendo ser estivadora. Ela está é querendo ser bem paga por seu trabalho, ela quer, ao chegar cansada em casa, que o marido divida com Ela a responsabilidade da lavagem da louça. Ninguém está querendo ser Pugilista.

Chico - Tá certo, tá certo, mas ninguém paga menos só pelo fato de ser Mulher, não acredito nisso. Vocês acham que tem, só porque é Mulher ?

EleEla - Ah, paga. A própria Liv Ullman, na Suécia, conta em seu Livro que Ela era a primeira atriz do Teatro de Estocolmo e o primeiro ator ganhava mais. A explicação dada a Ela foi : " Você não tem o encargo de sustentar uma família. "

Chico - Isso já aconteceu comigo, que sou Homem. Fui pedir aumento na Rádio Guanabara e eles me disseram : " Oh, Chico, você é solteiro ! "

EleEla - Tá legal, Chico, mas em relação á Mulher, é que se coloca muito mais isso.

Chico - Mas a Regina Duarte é quem mais ganha na Rede Globo.

EleEla - Mas aí é um problema muito excepcional.

Chico - Não é excepcional, não, ou será que a Regina Duarte é excepcional ? A Pessoa ganha o que cobra. Não posso reclamar de um salário se Eu pedi aquela quantia. Agora se Eu pedir, por exemplo, 10 Mil e me disserem que só podem me dar 8 Mil porque sou Homem, 12 Mil só podem dar a quem for Mulher, aí faço uma Campanha, o MEN'S LIB.

EleEla - Chico, em certas profissões onde ultimamente a presença da mulher vem crescendo, existem formas de preconceito.

Chico - Existe, claro, eu sei que existe.

EleEla - Ao atacar o Feminismo, você não estaria contribuindo para essa forma de Preconceito ?

Chico - Não, claro que não. Existe gente que não dá trabalho para Mulher pelo fato de ser Mulher. Não vejo por que Mulher não possa pilotar avião.

EleEla - Que tipo de Mulher interessa mais a você ?

Chico - A Minha, a Minha. Eu casei com Ela.

EleEla - Você casou com Várias.

Chico - Não, Casei com Ela. A Minha, se quiser, trabalha, tudo bem. Se não quiser trabalhar, não trabalha. Não torro, não sou um Porco Chauvinista a dizer : " Mulher tem que ficar em Casa ! " Nunca.

EleEla -Diz uma coisa numa Mulher que o Fascinaria.

Chico - Uma Mulher que não fosse Líder. Porque tenho todas as condições de ser um Líder e não sou, sou é um Antilíder. Odeio Líder. Líder é um cara que julga, acho que ninguém tem o direito de julgar ninguém, acho um absurdo o cara que manda o outro para a cadeira elétrica. " Eu voto pela execução ! Culpado !! " Puxa, acho um grilo.

EleEla - Acho engraçada essa sua Colocação da Mulher.

Chico - Acho que as pessoas devem ser normais. Não se pode é dificultar a Vida, a Vida é dificílima e cada vez que você a dificulta, mais difícil ela fica. Temos que desamarrar os nós ou, pelo menos, transforma-los em Laços. Mas dar um nó em cima do nó e ainda mijar em cima, não há quem desamarre.

EleEla - O Público sabe que Chico Anísio é um Personagem. O nosso Leitor também sabe disso, mas que saber além. Por exemplo, o Chico é um Comedor ?

Chico - Um momento. Acho o seguinte : a Mulher foi acomodada durante séculos. Um dos empregos mais rendosos que havia era o de Esposa. Então, ela foi se acomodando, não por minha culpa, por culpa dela mesma. Ela se deixou acomodar, entrar nessa, curtir. Porque, atenção, a Lei foi feita pelo Homem contra o Homem. Não foram as Mulheres que fizeram a Lei. Os homens se reuniram e disseram assim : " Vamos fazer uma Lei contra nós ? Vamos ! No caso da Separação, o marido dará uma Pensão até o fim da Vida ? Essa é uma boa, bota aí ! Separou, filho fica com a Mãe ? Esta é maravilhosa ! Bota aí ! "

A Lei foi feita pelos homens contra os homens. E, como a Lei Conjugal era muito favorável á Mulher, os direitos conjugais eram exclusivamente a favor da Mulher - a Mulher ficou numa boa. Ao casar, ela estava garantida, dependendo com quem se casasse, apenas para o resto da vida. Casou, está empregada. Afrouxaram, não foi minha culpa. De repente a mulher quis sair disso, em apenas uma geração. Mas como sair disso no espaço de uma geração se isso acontece há séculos ? Vamos dar tempo ao tempo. Esperar. Já está muito melhor do que estava.

EleEla - Está ?

Chico - Tá legal. Eu, no meu tempo, quando tinha sua idade, Mulher que fumava na rua era um grilo ou não era ? Hoje em dia a Mulher não somente fuma como dá o Cigarro para o Cara, pede fogo na rua e ninguém reclama ou olha. Quando tinha quinze anos, Mulher Desquitada ? As outras nem falavam com Ela, cortavam relações dizendo " essa é Desquitada ". Um dia, no Fluminense, quiseram eliminar uma moça porque ela não era virgem.

EleEla -A Moça que não era Moça.

Chico - Hoje, quem quiser eliminar Moça que não é virgem está é querendo apenas ter um Clube Chauvinista, quer ficar sem Sócios. A Mulher não tem do que reclamar. É a mesma coisa a nova Geração reclamar : " Minha Vida é um Lixo ". Eu digo : " Tá, é. " Agora, corta para 20 anos atrás.

EleEla - No seu relacionamento conjugal, você, obviamente uma pessoa de personalidade forte, na medida em que é uma pessoa conhecida, é o Chico Anísio, você não Monopoliza Atenções ?

Chico - Mas não Monopolizo Decisões.

EleEla - Você exige que sua Mulher tenha vida própria, independente, ou que viva somente para você ?

Chico - Ela não tem necessidade de ter vida própria e nem a necessidade de viver para mim. Tem é necessidade de conversar comigo, entender o que falo, responder ao que pergunto. Deve participar comigo num determinado horário, pois vivo de madrugada. É fundamental que ela concorde com isso. Se ela tiver sono ás 10 da noite, aí está ruim, tá ruim. Este é o único horário de que faço questão. Não é que Eu exija, não uso esse verbo, Exigir. Não tomo decisão sozinho, nunca chego e apenas comunico. Chego e converso, dou apoio e um dos meus esportes favoritos é o de me Retratar : não tenho vergonha de mudar de ideia, nenhuma vergonha disso.

EleEla -O que Você acha de ter casado cinco vezes ?

Chico - Não casei cinco vezes. Casei Três ! Mulheres, tive Sete.

EleEla - E teve filhos com Todas ?

Chico - Tive. Existem pessoas que se casaram sete, cinco, seis vezes, outras são casadas três vezes ao mesmo tempo. É, mas não trabalham no Fantástico. Conheci um cara que tinha cinco mulheres ao mesmo tempo, eram cinco famílias, cinco residências. Esse cara foi fazer uma viagem para a Europa e se despediu cinco vezes no aeroporto. Despedia, pegava um avião para São Paulo, viajava, pegava outro avião de volta, ia a casa da outra, aeroporto, ia e voltava, acabou de viajar na hora do CORUJÃO : Uma e meia da manhã.

EleEla - Um Gênio !

Chico - E, passava o Natal com as cinco, meia-noite em ponto. Sabe como conseguia ? Ia atrasando pouco a pouco o relógio na casa de cada uma. Verdade, rapaz, estou falando de verdade. Ele é meu amigo.

EleEla - Como é que um Cara desses dorme ?

Chico - Tranquilo, numa boa. Porque Eu sou um Cara Fiel, esse Detalhe é Importante, boto minha mão no Fogo por Mim. Sou Fiel, não tem chance. Estando com Joaquina, pode pintar a Ursula Andress, não tem chance.

EleEla - Só na entressafra, não é ?

Chico - Ah, claro, aí tudo bem, mas sou Fiel. Inicialmente, acho cômodo. Tá certo ? Além de ser bom caráter, é Comodismo. Não sei representar na Vida Real. Se estiver mentindo, meu Olho entrega.

EleEla - Quer dizer que você não admite o paralelismo de Afetos ?

Chico - Não consigo.

EleEla - Nem admite sua existência ? Em tempos passados, Você nunca viveu uma situação paralela de gostar de formas diferentes ?

Chico - Admito sua existência, admito, mas nunca passei por esta experiência.

EleEla - O que Você acha da Fantasia Erótica, sendo uma pessoa Leal, vivendo num mundo de outro tipo de fantasia, o seu mundo criativo ?

Chico - Não entendi.

EleEla - Olha, pode acontecer a Fantasia Erótica porque uma coisa é Você trair sua Mulher, ter relações paralelas, a outra é Você viver com sua Mulher e ter fantasias com uma outra Fulana.

Chico - Ah não, já fui apaixonado pela June Allyson, isso aí depende da idade e Eu tenho 47 anos. Não tenho mais idade para estas Fantasias, pelo amor de Deus. A realidade para Mim já é um pouco difícil, como você quer que ainda curta a fantasia ? Não, isso para Mim é como você me Perguntar : " Por que você não tenta voar ? " E Eu : " Puxa, quando tinha 18 anos não existia Asa, eu talvez voasse.. "

EleEla - Você entendeu o que Eu falei ?

Chico - Entendi, entendi, a Tentação inclusive poderia saber Ditar Essa. Mas é que sou muito Prático. Vivo profissionalmente a Vida. Tá certo ? Acho que a Vida deve ser Simplificada, então vivo profissionalmente a Vida. Não sonho em ganhar um Oscar, não perco tempo com Fantasia, não há tempo a perder com Fantasia.

EleEla - Até suas Fantasias você dirige para seu Trabalho.

Chico - Não, não é para meu trabalho, é para minhas possibilidades. Tá certo ?

EleEla - Mas uma Mulher atraente é uma possibilidade...

Chico - Conforme a Mulher. Se a Mulher for atraente, depois Eu converso com Ela.

EleEla - Depois que conversa com Ela é que fica Atraente ou não ?

Chico - É. Acho que a Mulher, uma Mulher Linda e burra, é muito mais Feia do que uma Mulher Feia e Inteligente. Beleza é Invólucro, não tem esta importância toda. Beleza não é Fundamental.

EleEla - Você sempre foi um grande Amoroso , um grande Amante ?

Chico - Eu ? Um grande Amoroso.

EleEla - Sua dominante é Amar ?

Chico - Ou ser Amado ? Acho que é o Equilíbrio das coisas, porque ser amado sem amar é tão ruim como amar sem ser amado. Acho até Pior.

EleEla - Por quê ?

Chico - Porque ser amado sem amar incomoda. A pessoa faz um carinho e você, é, sabe como é, não é ? Amar sem ser amado pelo menos o Cara tem uma esperança, não é, uma esperança que, de repente, quem sabe ?

EleEla - E a sua dominante afinal, qual é ?

Chico - Ah, Eu me ponho, Eu me Entrego. No fundo, o que sou é um Trouxa, não é ? É verdade, sou um trouxa, porque, olha aí, os amigos sempre me dizem : " Você é um Louco, rapaz ! Vai se Apaixonando ". Não sou aquele Cara que chega, belisca e vai embora. Não sou Beija-flor. Então sou trouxa, porque este é o normal do Homem, não é ?

EleEla -Você consegue atravessar Sozinho longos períodos de sua Vida ?

Chico - Consigo, já fiquei. Consigo. Não tenho o Sexo na Cabeça.

EleEla - Em uma atração por uma mulher, a coisa é mais romântica do que sexual ?

Chico - Sem Sexo não existe, é um negócio conjuminado, como todo mundo, não é ?

EleEla - Todo mundo, não.

Chico - Não ? Há os Caras que botam o Sexo na frente ?

EleEla - Há os que botam o Sexo atrás...

Chico - É verdade, é verdade. Nunca vi dar certo relacionamento de Homem com Mulher nascido pelo Sexo porque, com o passar do tempo, o Sexo passa a ser um TAMBENTE e não um PRINCIPALMENTE.

EleEla - Entre duas pessoas inteligentes, sensíveis, onde haja um relacionamento só pelo Sexo, Você...

Chico - Não, não, pessoas Inteligentes e Sensíveis, não. Com pessoas que não sejam inteligentes e sensíveis, sim. Por isso há os crimes Passionais. É triste, mas ainda acontece muito. Tenho um amigo que se apaixonou por uma mulher, apenas sexualmente e, chegou a um ponto onde foi obrigado a fugir para se livrar dela. Esse amigo apaixonou-se por uma Puta, Puta, Puta mesmo do LA LICORNE, em São Paulo. Era uma Loucura, aquilo durava umas duas horas, mas e as outras 22, o que é que ele fazia com elas ? Chegou ao ponto dele ter que fugir para Santo Antônio de Pádua, ser - sabem o quê ? - Trabalhador na Roça. Dois anos ficou por lá, sumido dela, fugindo dela, barba crescida, deixou crescer o cabelo, fez um tipo. Falei para Ele : " A Cama, você tem que puxar a Cama e não botar a Cama na frente. "

EleEla - Você anda preocupado com a falta de novos humoristas ?

Chico - Ando. Na minha geração, tudo bem, cumpriu seu dever. A Nova não deu nenhum, deu muito cartunista, muito redator de humor. A minha geração foi muito oprimida, muito sem dinheiro, muito tem que chegar em casa ás Nove Horas. Havia, para mim, a necessidade de ganhar dinheiro. Talvez isso tenha me levado a encarar o trabalho como uma necessidade e não como uma chatice. Acho que trabalho é uma boa, trabalho alegremente, não me violento quando vou trabalhar. A Nova geração não curte o trabalho. Ela é fruto da minha, aquela sofrida, e talvez por isso a gente abriu muito, deu liberdade excessiva, não sei. Mas para eles, trabalhar é um troço desagradável, eles se acham oprimidos e sofridos, mas na verdade não sabem o que é isso. Uma pena, acho um barato ser humorista. Humorista é o Médico do Espírito.

EleEla - Como Você começa a criação de um Tipo ?

Chico - Pela Voz, pela personalidade. Depois a roupa, a Cara é a última coisa. O BEXIGA, por exemplo, eu já sabia tudo dele, menos a cara, que foi feita no dia do seu primeiro programa.

EleEla -Você já disse que o grande medidor de seus programas são as Crianças. Por quê ?

Chico - As Crianças não esquecem, são fiéis, tem sempre criança. Tenho o maior respeito por ela. Ela me dá a medida visual do meu Humor. Ela entende talvez 30 % do que falo, mas me garante o Visual, porque nele, ela se amarra. Quando ela gosta tudo bem, quando não, o Visual está errado. Criança prefere o grito, o exagero, a caricatura. Fazer isso eu não consigo, mas ela gosta do barulho, da onda. A criança prefere os TRAPALHÕES.

EleEla - Você acha que alguma coisa ainda está faltando em sua carreira, algo que ainda o está desafiando ?

Chico - Bom, há coisas que não fiz, lamento não ter feito e não tem mais jeito de fazer. Gostaria de saber Dançar. Mas, como não soube dançar nem bolero, ou melhor, só bolero, nunca consegui dançar em cena e não há mais porque aprender agora. Um Filme me faz falta porque tenho a impressão de que o Vídeo Tape acaba, não fica nada, sei lá se daqui a 15 anos.. Não é que eu queria ficar sendo lembrado, mas me constrange o fato de muita gente de 17 anos não conhecer o OSCARITO. Acho um absurdo. Além disso o Cinema não é apagado. Deixa, fica uma coisa aí. Alguns Personagens que fiz, e foram importantes para Mim, ficaram sem registro, não existem mais hoje. Isso me grila um pouco. Se estivesse feito a terça ou a décima parte em Cinema, minha lembrança seria muito maior. Meu trabalho é minha MONA LISA, cada dia faço uma. Pode não ter o mesmo Sorriso mas tem um Coração Enorme.

EleEla - Quer dizer que Você tem uma enorme Angústia de não Ficar ?

Chico - Não é bem angústia de não ficar, é a sensação de trabalhar mas não poder provar. O Trabalho em Televisão é Cruel. Por exemplo, faço um SHOW e fico três anos com ele nos teatros. Faço um Programa de TV hoje, morreu ! Nunca mais, nunca ! Aquele ? Foi mesmo. É por essa sensação de Inutilidade do trabalho. Trabalhei para quê ? Para virar Sopro ? Sabe, queria o negócio assim meio Ventania, para poder durar um pouco mais. É, Eu queria ter essa Chance..

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )