Chico Anysio - Folha de São Paulo - 28/01/96

02/05/2021

Em 28 de Janeiro de 1996 Chico se preparava para voltar á Televisão e foi Destaque no CADERNO DE TV do Jornal FOLHA DE SÃO PAULO. Muito do que foi relatado por Chico acabou não acontecendo, a estreia do Novo Programa foi prorrogada para Abril, e o  " NOVO " "CHICO ANYSIO SHOW " passou para CHICO AO VIVO e foi para o Ar já Modificado para CHICO TOTAL, que este Ano completou 25 Anos. Chico também falou sobre a previsão de Lançamento do Livro O ANALISTA, o 16° de sua Carreira.

Com as velhas caras, perucas e piadas, Chico Anysio estará de volta à Globo num programa mix de seus 49 anos de carreira, 26 deles na TV.

O novo "Chico Anysio Show" tem estreia prevista para o dia 30 de março e irá ao ar nas noites de sábado.

Para escolher os tipos que aparecerão no novo programa, o humorista contratou uma pesquisa de opinião. A ideia é saber quais são seus personagens mais queridos junto ao público.

Segundo o próprio Chico, os favoritos são: Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro, o velhinho Popó, o mentiroso Pantaleão, o jogador Cocada, o malandro Azambuja, o político Justo Veríssimo, o pai-de-santo Painho, o professor Raimundo, o homossexual Haroldo e o machista Nazareno.

No papel de Sofia, a horrenda mulher de Nazareno, Chico terá a participação especialíssima do Diretor da Globo e ator Jorge Fernando. "Jorginho aceitou e me deixou muito feliz", diz o humorista.

Chico Anysio ficou cinco meses fora do ar desde que a "Escolinha do Professor Raimundo" fechou as portas. O programa acabou, segundo ele, por um pedido seu, atendido pela Globo.

O programa será do núcleo coordenado por Daniel Filho, mas terá um diretor específico. Chico divide os textos do programa com outros cinco roteiristas, mas diz que deixará por conta do diretor a escolha final dos personagens e do elenco de apoio.

"Quero tirar de mim a responsabilidade dos desempregados. Sempre falei que havia espaço para muitos programas de humor, e ninguém apoiou minha opinião. Então, dessa vez, não estou nem aí para isso, quero só fazer um programa legal", afirma.

Apesar desta declaração, Chico diz que não tem mágoa de não ter sido convidado para aparecer em outros programas e afirma que o meio humorístico é unido. "Não sei por que ninguém me apoiou. Não gosto de falar disso", afirma.

Seu único desafeto nomeado é o humorista cearense Tom Cavalcante, conterrâneo de Chico e ex-aluno da "Escolinha". Chico dirigiu o show de Tom e o acusa de ter se recusado a pagar sua porcentagem nos lucros.

"Ele é um ingrato. Eu o levei para a 'Escolinha', criei e dirigi o show dele. Ingratidão é uma coisa que não perdôo. Cobrei menos dele do que dos outros, fiz o que não faço pelos meus filhos", afirma.

Chico entrou na Justiça para receber o dinheiro. Procurado pela Folha, Tom Cavalcante disse que já fez o pagamento a Chico e que não comentaria suas declarações. "Quero dizer apenas que sou muito grato pelo que ele fez por mim", afirmou.

Escondido em sua casa em Petrópolis (região serrana do Rio), Chico Anysio prepara os textos do programa e aguarda o lançamento de seu terceiro romance, "O Analista", que a Record promete colocar no mercado em Abril.

O Personagem principal é o analista Pedro, que cria um método próprio de análise psicológica e surpreende os cientistas internacionais.

Chico define sua criação como "um louco muito especial e muito engraçado", mas diz que não se parece com ele. "Eu sou só engraçado", afirma.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )