Chico Anysio, Humor e Drama

15/03/2021

Chico Anysio era defensor da TESE de que DRAMA era muito mais Fácil de se fazer do que HUMOR. Também já declarou, como em 1992, em sua Autobiografia, que, ao ter que repetir a Gravação de uma Cena Humorística em seus Programas, ela piorava a cada repetição, com o risco do Conteúdo do Esquete perder a Graça, ao contrário do DRAMA, onde quanto mais repetida a Cena, melhor ela vai ficando.

Ao passar a ser Tratado ( e Reconhecido ) pelo Público e Crítica como ATOR, após ter feito TIETA DO AGRESTE, de Cacá Diegues, achou Curioso e Engraçado. Em 1998, ao Programa DE FRENTE COM GABI, da apresentadora e jornalista Marília Gabriela, que ia ao ar pelo SBT, contou sobre isso : " Eu levo a Sério meu trabalho, faço meus Personagens com a maior Seriedade.. (.. ) ..por isso eu fiquei muito admirado quando eu fiz TIETA e as pessoas descobriram que eu sou Ator.. eu achei engraçadíssimo porque eu sempre Representei.. (.. ) ..meus Personagens são muito mais difíceis, Tieta foi a coisa mais fácil que eu fiz na Vida.. " Na entrevista, foi levantada a questão do DRAMA ser considerado mais difícil que o HUMOR, quando na realidade é o CONTRÁRIO, e essa Crença proveniente de uma espécie de Preconceito das pessoas, que enxergam as Vertentes da ARTE por Prismas Diferentes.

DRAMA, aliás, é o Produto Principal do Humor. " A Desgraça de Hoje é o RISO de amanhã ", declarou Chico Anysio em Centenas de entrevistas ao Longo de sua Carreira. Assim como existe uma carga dramática por trás de vários Profissionais do Riso. ( TEMA já tratado por este Blog no Antigo Espaço PENSAMENTOS SOBRE UM ÍDOLO >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/drama-tambem-e-humor/ ).

" Qualquer coisa relativa á arte nasce nos momentos mais difíceis. Você não conhece um grande Humorista Suíço. A Suíça faz Relógio e Chocolate e é Feliz. A Felicidade não produz Gênios ", afirmou Chico em 1987, em entrevista ao jornal O ESTADO DE SÃO PAULO ( Também já Postado este Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-destaque-em-jornais/ ).

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).