Chico Anysio, Humor e Fôlego

01/04/2020

Em 6 de Julho de 1976 o famoso Jornalista, Escritor, Professor e Político Artur da Távola, que mantinha um Espaço como CRONISTA dentro do Jornal O GLOBO, escreveu sobre a Versatilidade de Chico Anysio. Versatilidade que sempre chamou atenção do Público e da Mídia ! Versatilidade esta que, desde os Anos 50 até sua última década de Vida o CONSAGROU e o tornou um ETERNO MITO da ARTE NACIONAL.

Humorista ( e detentor de mais outros 7 OFÍCIOS ! ), idealizava, criava, escrevia, interpretava, em algumas ocasiões dirigia, além das Apresentações de seus Shows pelo País. 

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )

Chico Anysio era naturalmente uma " Máquina " de fazer Humor. Dono de um Cérebro fervilhante ( e Privilegiado ! ) produzia sem parar ! E encarava ( como Poucos ! ) a Carga horária de Trabalho dentro de Estúdio ( e fora Dele ! ).

Essa Característica Típica do Mestre vem desde os tempos de Rádio ( onde já chegou a ser Responsável por 13 Programas ! ). Quando CHICO ANÍSIO SHOW estreou em 1960 pela TV-RIO, não trouxe apenas o início da Proliferação de Personagens, como também a Oportunidade de fazer Humor nos Palcos, através de convites para Shows por todo o País. Nos Anos 70, no Auge do Sucesso de CHICO CITY, ajudado pela maquiadora Dilma Alonso, Chico levava em média de 20 a 25 minutos para se preparar para os Personagens. Gravava de 12: 00 h ás 22 :00 h, trocava de roupas, perucas e maquiagem Sete vezes, Subia e Descia Escadas em média 50 vezes, do Subsolo ao Segundo andar do Estúdio, tomava banho Duas vezes e Gravava no mínimo três vezes cada Quadro, sendo que apenas Um era aproveitado pela Direção do Programa ( Vale ressaltar que com o passar dos anos, isso mudou, já que Chico gostava de fazer as Cenas DE PRIMEIRA, sem Ensaios, e ficava Irritadíssimo quando tinha que repetir uma Cena ! ).

Nos Anos 80 e 90 ( paralelamente aos trabalhos como Escritor, Compositor, Pintor e Comentarista Esportivo ) a quantidade de Shows, de Programas, de Personagens, e consequentemente de IDEIAS, não parou de Crescer !

Em 1994, aos 63 Anos de Idade e com mais de 40 Anos de Carreira, Chico conseguia reunir Forças gravando por volta de 26 Episódios da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO por Mês e fazendo em média 4 Shows por Semana. " Isso sem contar as eventualidades. Somando antigos e novos trabalhos dirijo hoje cerca de Dez Shows.. (.. ) ..Mas não há como Dirigir tudo ao mesmo tempo. Pego Um e digo : ' Pronto, está entregue ! Agora vem Você ! ' ", contou á extinta Revista AMIGA naquele mesmo Ano.

Avesso a Férias, explicou de onde tirava tanta Força e Ideias para tantas Atividades : " Tudo o que faço é porque Gosto ! Não aguentaria tirar Férias e ficar três Meses Viajando.. (.. ) ..Não quero nem saber de onde vem tanta Criatividade. Sei que a Coisa vem de bom Tamanho ! Sempre levo trabalho á Sério e não perco tempo com papo furado. O que se faz em Duas Horas pode ser feito em Quarenta e Cinco Minutos, basta querer ! "

Haja Fôlego, Mestre !