Chico Anysio - INSPIRAÇÃO e TRANSPIRAÇÃO

14/03/2021

Chico Anysio tinha uma Frase ( dentre as suas Muitas Famosas ), que dizia : " Não Acredito em Inspiração, mas em Transpiração. " Ou seja, segundo Ele, não adianta esperar as IDEIAS Surgirem na Cabeça. Tem que se Esforçar e Criar. Não que essa TESE seja um FATO absoluto, ou que Funcione desse jeito com Todo mundo. Há Cérebros que Captam coisas alheias e vão criando automaticamente. Outros que passam muito tempo dando forma a Textos, Encenações.

Esse TEMA, inclusive, já serviu de BASE para um dos Textos do Antigo Espaço PENSAMENTOS SOBRE UM ÍDOLO >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/humor-inspiracao-e-laboratorio/.

Uma vez sabendo daquilo que se Escreve, segundo Chico, Escreve-se MELHOR. Chico também dizia que Ele era o " Retratista da Vida ", e que as Situações do Cotidiano, os Problemas e o Comportamento das Pessoas eram a MATÉRIA PRIMA do HUMOR. Observa-se as Situações, e daí formulam-se Histórias, Textos, Roteiros. Os Profissionais tem as FONTES, mas, o modo como o Talento e Inteligência serão Empregados em determinado Trabalho, depende de como Cada Um Lida com a palavra INSPIRAÇÃO.

Chico Anysio tinha um Cérebro Fervilhante. A Ponto de até Sonhar com Frases durante á Noite e, ao Acordar, fazer Anotações sobre o que tinha Sonhado e Usar como Tema/Texto de algum Quadro/Esquete. Era VELOZ e não perdia tempo pensando muito. Os amigos mais chegados contavam que antes de sair para jantar ele pedia alguns minutinhos. Nesses " Minutinhos " chegava a Escrever 18 Quadros/Esquetes para as Gravações do CHICO ANÍSIO SHOW. " Mesmo quando vai pedir um sanduíche por telefone, ele acaba criando um Tipo com a Voz do Copeiro ", contou um de seus assistentes, Francisco Correa, para a Famosa Matéria com Chico Anysio para a PLAYBOY, em 1987 >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-entrevistado-pela-revista-playboy-1987/.

Para quem chegou a ser Responsável por 13 Programas nos Tempos de RÁDIO, a VELOCIDADE DE RACIOCÍNIO e a de PRODUZIR se tornaram Comuns. Já chegou a Declarar em entrevistas : " Nem sei como a Coisa Vem, só sei que vem de Bom tamanho. "

Há quem seja ágil, mas não esteja conseguindo conceber Ideias. Há quem leve muito tempo até Construir uma História, independente de onde Ela foi retirada. Essa é a Questão levantada pelo MESTRE em sua FRASE inicial.

Chico era Fabulosamente RÁPIDO e VERSÁTIL em suas Criações, mas dentro do ESFORÇO de PRODUZIR, não de Esperar que APAREÇAM IDEIAS baseadas em seu LABORATÓRIO.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).