Chico Anysio - MULTIPLICAR E SE DIVIDIR

22/10/2020

" Quando comecei a ser artista, diante da impossibilidade de ser engraçado, como o Golias, por exemplo, tive de buscar um caminho.. foi quando decidi : ' vou ser aquele que faz vários ! ' ". Chico Anysio Jamais Imaginaria que essa IDEIA/DECISÃO o tornaria O MAIOR HUMORISTA DA HISTÓRIA DA TV BRASILEIRA. Uma Fórmula que DEU CERTO e que o CONSAGROU !! Interpretar CENTENAS de pessoas é um Desafio tão enorme quanto passar anos e anos conseguindo provocar risos fazendo a MESMA PESSOA. O lance é que, no primeiro caso, as possibilidades são infinitas e os assuntos não se esgotam, pelo contrário, se renovam. E um Personagem que, por acaso, não conseguiu agradar, pode ser descartado ou modificado, até conquistar o público.

Em 1962, no Auge do Sucesso de CHICO ANÍSIO SHOW pela TV-RIO, possuía 23 Personagens. Na época, a extinta Revista MANCHETE trouxe como Tema esse destaque todo de Chico. " Uma vez na pele deles, procuro ' senti-los ' como se fossem realmente pessoas vivas. Dou-lhes o Tom próprio, desde o timbre de voz aos gestos mais discretos. É uma espécie de transposição psíquica - se isso existe - ou pelo menos uma tentativa. Quando crio novos Tipos, apresento-os ao Público quase de Improviso. Se os ensaiasse antes de levá-los, a Voz do CEL. LIMOEIRO, por exemplo, jamais seria Rouquenha. Ela exige de mim um Esforço de Composição sobre-humano. Só Deus sabe quanto me custa pronunciar aquele 'Alguém '", declarou Chico Anysio á Revista. A própria Reportagem também explicava o Fato de que " a Televisão sendo grande Assassina de artistas, liquidando-os em pouco tempo ", fez com que o Segredo de Chico Anysio fosse aumentar o ROL de " Personas " conforme a Necessidade. O grande Segredo mesmo era Não Cansar o Público !

Em 1975, já na TV GLOBO, fazendo CHICO CITY, sua bagagem já era de 40 Personagens. Com o Ressurgimento do Clássico CHICO ANYSIO SHOW, em 1982 , pela GLOBO, a Proliferação de " Personas " ia crescendo Mais e Mais. Foram 9 Temporadas ( de 1982 a 1990 ). A Geração Anos 80 foi a que, talvez, melhor aproveitou a Multiplicidade de Chico Anysio. Já consagrado pelas Gerações Anos 60 e 70 com Personagens que se Consolidaram e se tornaram Clássicos Eternizados ( PANTALEÃO, AZAMBUJA, SALOMÉ, COALHADA, BOZÓ, BAIANO, TAVARES, ALBERTO ROBERTO, POPÓ, entre outros ), Chico conseguiu durante a década de 80 a PROEZA de Popularizar e Consolidar outros tantos. Foi durante todo esse período que o Brasil Conheceu e se Divertiu com PAINHO, BRUCE KAINE, JUSTO VERÍSSIMO, NAZARENO, SILVA, HAROLDO, NEYDE TAUBATÉ, BENTO CARNEIRO e vários outros que também acabaram entrando para a História.. Para chegar aos 212 Personagens ( contabilizados pela MÍIDIA e por outros meios de Comunicação ), foi preciso a Elaboração Especial de outros OITO para CHICO TOTAL ( Versão 1996 ), o Retorno de Chico Anysio em um Programa exclusivamente SEU, depois de 5 anos ininterruptos caracterizado apenas de PROF. RAIMUNDO na ESCOLINHA. Chico, que durante esses anos declarou em várias entrevistas NUNCA MAIS fazer esse tipo de programa, com seus vários personagens, acabou ressurgindo na tela protagonizando seus tipos CLÁSSICOS e mais os INÉDITOS. Figuras como TÚLIO BOCA NEGRA ( Correspondente Internacional / Há Informações de que o Personagem já existia desde 1987 ), DR. HONÓRIUS KAUSER ( que tirava dúvidas e explicava sobre o Corpo Humano ) e CISSO ROMÃO. MILTON GAMA era o Radialista/Apresentador do SHOW DO GAMA, quadro que demonstrava de maneira Cômica a FEITURA dos Programas de Rádio e seus Acontecimentos. CLEÓFAS, O MILIONÁRIO foi extraído do livro O TELEFONE AMARELO, livro que o Mestre escreveu em 1979. PROF° GAVIÃO dava Aulas de Comédia ( numa SÁTIRA INTELIGENTÍSSIMA aos Comediantes de " Quinta Categoria ", ás " Piadas Idiotas " e ás pessoas que acham graça em " Idiotices " ), enquanto O BOTECO DO FUMAÇA trazia Chico na pele do Proprietário do Boteco. Alguns Personagens já conhecidos frequentavam o Local e podiam dar de cara com REI LEÃO. Chico Anysio ainda deu Vida a PRIMO RICO, Personagem Consagrado por Paulo Gracindo no Programa BALANÇA, MAS NÃO CAI, de 1982. Desta vez, PRIMO POBRE ( interpretado por Brandão Filho ) contracenava com Chico.

Chico Anysio, na realidade, FOI MUITO ALÉM dessa Contagem Numérica. Levando-se em Consideração os Tipos de RÁDIO ( que ficaram famosos sendo apenas OUVIDOS, como MESTRE FILÓ de A LIRA DO XOPOTÓ, transmissão pela RÁDIO NACIONAL, na época em intercâmbio com a MAYRINK VEIGA ), os 31 Personagens exibidos em CHICO ANÍSIO SHOW durante o RETORNO de Chico á TV-RIO ( após saída Repentina da TV EXCELSIOR, nos anos 60 ), porém TODOS SEM SUCESSO ( devido a Concorrência e Competição DIRETA com a Emissora ), onde Chico Optou por JOGAR FORA TODOS OS TIPOS CRIADOS, os Personagens Múltiplos das Encenações dos Programas CHICO ESPECIAL e CHICO EM QUADRINHOS, os Personagens interpretados pelo Personagem BRUCE KANE, os Personagens Múltiplos das Encenações do quadro VAPT-VUPT, no Programa CHICO TOTAL, de 1996, os Personagens sem Caracterizações ( ou com pouca Caracterização ) durante os 18 Episódios do Seriado O BELO E AS FERAS ( Apenas 16 Episódios foram ao Ar ) e, finalmente, a LISTAGEM de Trabalhos Paralelos ou fora do Humorismo, logicamente ULTRAPASSA 250.

O Projeto do Instagram MEMORIAL CHICO ANYSIO ( @memorialchicoanysio ), intitulado MIL CARAS DE CHICO, através da Hashtag #MilCarasdeChico, foi pensado justamente em trazer Á TONA vários desses Personagens não Contabilizados e outras Surpresas que o Público não se lembra, ou não conheceu, e trabalhos que valem ser INCLUSOS, como em Publicidade, Revistas, entre outros, além, é claro, de DESTACAR os CLÁSSICOS, os POPULARES e TUDO o que Chico encenou em seus Programas de Humor.

Falando no Assunto, Vale a pena Lembrar ou Relembrar os Personagens de Chico Aqui no BLOG >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-galeria-de-personagens/.

Porém, depois de TUDO ISSO, é importante Ressaltar que, para Chico Anysio, não bastava Multiplicar-se. Dividir-se em vários também foi uma CONSTANTE em sua vida. Afinal, ter 4 PROFISSÕES e 5 OFÍCIOS PARALELOS não é para qualquer Um. E, falando Francamente, nunca soube de outro Caso parecido. Veja ou Reveja em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-meu-nome-e-trabalho/

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )