Chico Anysio na Revista DESFILE - Setembro de 1991 - PARTE 2

17/07/2020

Chico Anysio foi entrevistado pela Jornalista Guta Schechtman em 1991, para uma Matéria Publicada na Edição Especial de Aniversário da extinta Revista DESFILE, da editora Bloch. Com sua habitual FRANQUEZA, Chico falou sobre Trabalho, Mulheres, Romances, Sexo, Machismo, Feminismo, suas raízes Nordestinas e ainda aproveitou para falar sobre o TALENTO ARTÍSTICO dos Membros de sua Família, pondo fim a uma Polêmica que envolvia seu Nome : o NEPOTISMO !

A SEGUNDA PARTE da Entrevista, a Seguir..

D - Você diria que o seu lado feminino é bem desenvolvido, já que sensibilidade é uma característica da personalidade da mulher ?

CA - Não sei, não sei separar o lado masculino do feminino.  Sou um Desconhecedor, não entendo de mulher.

D - Ah, Não ?

CA - Não. Nem Eu nem ninguém. Freud disse : " Sei tudo de tudo e tudo de todos, menos de mulher." Se ele não sabia, como é que vou ousar saber ? Mulher é inexplicável, cada uma é diferente da outra, não há quem entenda, não há como. Convivo com elas, procuro entendê-las, mas não sei o interior de cada uma. E nem tenho essa pretensão. Mulher é importantíssimo, mas tem que ser Dobrável. Por uma razão : em todas as espécies animais, o Macho é Polígamo. A única exceção : o Homem, mas só o Ocidental. Os árabes, não. O Macho é diferente da Fêmea - Ele, o pólo Positivo, ela, o Negativo. Só com a Junção dos Dois ascende a luz. Por isso, não acredito no Amor entre dois homens ou duas mulheres. Não existe amor aí. É sacanagem, e só. Amor só pode existir quando há possibilidade da geração de um filho. Até entendo casais sem filhos que não se separam, porque o filho representa o primeiro problema numa ligação com a mulher : divide o amor, a atenção. Mulher deve ser Dobrável, porque é o pólo negativo. Acho difícil dar certo o casamento da Xuxa com o contra regra do meu programa. A Xuxa ganha muito dinheiro. Para mulheres assim, fica difícil arranjar um homem, porque ele tem que ser mais independente do que ela. O homem precisa ter o comando. Não se trata de um pensamento Machista, mas Realista. Não sou Machista. Acho que a mulher deve trabalhar, ter suas obrigações, amigas, sair. Nunca proibi minhas mulheres de nada disso. Mas ela tem que ser companheira. Com a Cláudia Raia, por exemplo, seria inviável, porque ela trabalha tanto ou mais do que eu. Então, nós só nos veríamos.. duas vezes por mês.

D - Mas no seu caso, um homem Superocupado, a companheira também não sentiria a mesma coisa ? Ou a mulher aceita mais essa situação ?

CA - Ela pode me acompanhar aonde vou, isso tem que ser possível. Vamos supor que me casasse com a Jane Fonda. Teria que me adaptar, porque ela fatura mais, tem mais fama, tudo mais do que eu. Teria que me acomodar a essa situação. O normal é a mulher depender um pouco do homem. A mulher independente.. me assusta um pouco.

D - Você dizia que não separa o lado feminino do masculino. Os dois convivem dentro do homem e da mulher ao mesmo tempo ?

CA - Acho que sim. Não consigo encontrar essa diferença em mim ou nas mulheres que namorei. E nem procuro isso, por que é uma coisa óbvia. Lógico que existe. Só que não vou ficar procurando. Mulher feminina demais se torna chata, assim como homem masculino demais, também. Considero o Feminismo e o Machismo duas bobagens.

D - Por falar nisso, existem críticas á ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO de que seria um Programa Preconceituoso..

CA - Só se for do Lulu Santos. E Ele não é uma pessoa confiável..

D -Não, não foi do Lulu Santos..

CA - A ESCOLINHA não é preconceituosa de maneira nenhuma ! Como poderia ser, se eu mesmo sofro preconceito ? Sou nordestino ! Os nordestinos trabalham como motorista, garçom. Nas novelas, ocupam lugar de menor destaque, assim como os negros.

D - E a colocação da Mulher BONITINHA e BURRA ?

CA - Não é minha, é da Vida. Quando faço um Personagem que diz " Quero que pobre se exploda ! " tomo uma posição a favor do Pobre, não contra.

D - Você estaria chamando a atenção para o problema ?

CA - Claro que sim, porque tenho o dever de mostrar a Mazela, onde está o erro. Em princípio, o homem prefere a mulher bonita á feia. As feias que me desculpem, beleza é FODAMENTAL. Não se trata de preconceito, mas realidade. A PLAYBOY e a ELE ELA nunca botaram a Zezé Macedo na CAPA, e ninguém acha a Revista preconceituosa. Também sofro preconceito. Se Eu fosse Bonito..

D - E o Charme ?

CA - O Charme.. fica por conta de Maranguape.

D - Sua Família inteira trabalha com Você..

CA - Não..

D- Quase a Família inteira..

CA - Não..

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )