Chico Anysio na Revista ELE ELA - Agosto de 1997

25/04/2021

Quase 30 Anos Depois da Histórica Entrevista de Chico Anysio concedida ao famoso Cronista e Jornalista Ártur da Távola e a Léo Borges Ramos e João Luíz de Albuquerque, mediada pela Repórter e Fotógrafa Isabel Garcia, em Julho de 1978 ( Entrevista já Postada por este Blog em 20/09/20 ) o MESTRE Retorna á extinta Revista Masculina ELE ELA, da editora Bloch, se Despedindo do Brasil, em Conversa com os Jornalistas Antonio Carlos Lisboa e Luiz Bello.


Matéria/ Entrevista por Antonio Carlos Lisboa e Luiz Bello.

Com o Lábio Inferior parcialmente Paralisado e sentindo a queda de sua Influência nos corredores da " Vênus Platinada ", Chico Anysio foi embora para os E.U.A, ás vésperas de completar 50 Anos de Carreira. Mas leva para a América um baú de projetos, que incluem roteiros de Cinema e Programas humorísticos para a televisão mexicana. Apesar das mágoas, ele voltará ao brasil pelo menos uma vez por mês, para tocar o seu programa, com estreia prevista para 1998. Sexo, Drogas, suas mágoas com a Imprensa, com a TV GLOBO e com Tom Cavalcante foram alguns dos assuntos abordados nesta Entrevista.


- EleEla Porque Você resolveu ir para os E.U.A ?

- Chico Estou indo por causa das Crianças, o Rodrigo e a Victoria. Sempre quis educar meus Filhos nos Estados Unidos. E fazer um Programa Mensal, me permite isso. Venho uma vez por mês, faço o Programa e volto.

- EleEla Então, o seu Programa na Globo vai continuar ?

- Chico Vai. Tenho Contrato até 2001 com a Globo.

- EleEla Você também vai atuar no Programa ?

- Chico Sim. Sem Mim, não tem o Programa, mas estou com este problema no Lábio. Estive com cinco médicos mas todos foram unânimes sobre o tempo de Cura : de Um Ano e meio a Dois Anos. O interessante é que, de Cara Limpa, as pessoas pouco notam, mas pondo Maquiagem a coisa GRITA, não dá para ir ao Ar.

- EleEla Você tem Projetos profissionais lá nos E.UA ?

- Chico Tenho muitos Roteiros, argumentos para Filmes, etc. Vou tentar. Fazer um Roteiro com a esperança de que o Sean Connery filme é tão difícil quanto um Cara de Bangladesh escrever uma Novela estrelada pelo Tarcísio Meira ( Risos ). Tenho um Plano também sobre Seis Programas para a TV Mexicana. Eles tem 900 Milhões de espectadores.

- EleEla Você já esteve para Sair da Globo várias vezes - em uma delas, quase foi pro SBT- e fez muitas Críticas. As Razões destas Críticas continuam ?

- Chico Não fiz Críticas á Globo. O Roberto Marinho é o Melhor Patrão que já tive, mas não é mais o Homem á frente da Globo. Quem está lá agora é o filho dele, o Roberto Irineu. E o filho dele é mais difícil de se falar. Já a Proposta do SBT era irrecusável. Mas, falei com o Boni e preferi ficar na Globo, ganhando 60% do que o SBT me oferecia.

- EleEla Por quê ?

- Chico Tenho 28 Anos de Casa. É como Eu falava sempre com o Dr. Roberto : " Muitas dessas paredes aí são minhas porque Eu ajudei a levantar essa Casa. " Quando entrei para a Globo, em 1969, ela era a quarta colocada no Ibope. Nunca tive nada que Eu quisesse que a Globo recusasse. Também nunca recusei nada á Globo, já assinei até contrato em Branco.

- EleEla O Humor da Globo está se Elitizando ?

- Chico A Elitização do Humor é um Erro porque nós somos um País em que 70 % do povo são analfabetos. Então Você tem que fazer Humor ao Alcance Destes. Aliás, conheço um belga que me disse ter aprendido mais na ESCOLINHA do que nas Aulas de Português que ele tinha ( Risos ). Mas essa Elitização é Discutível. Porque, por exemplo, o SAI DE BAIXO, que Nunca Vi, o que as pessoas dizem é que ele Apela, é popular.. o CASSETA E PLANETA é altamente Popular. Não sei a que Elitização Você se refere.

- EleEla Sobre o CASSETA E PLANETA, houve uma época em que Você mesmo disse que a sua empregada não entenderia aquelas piadas..

- Chico Isso aí foi um Erro de Informação. Falei para que tivessem o cuidado de não fazer piadas apenas para Ipanema. Na televisão, Piada é vista por um Ministro e também por um Caminhoneiro. Eu disse que a Piada tinha que ser entendida pela minha Cozinheira. E foi essa a Única Frase que Ficou. Aí, a Cora Rónai falou mal do TV PIRATA e disseram que ela era a minha Cozinheira ( Risos )..

- EleEla Você estava Satisfeito com CHICO TOTAL ?

- Chico Estava. Fiquei muito triste de não fazer o Programa este Ano porque ele iria ser o Melhor de Todos.

- EleEla A Cláudia Jimenez iria atuar também ?

- Chico Iria, mas agora estou pensando no Programa do ano que vem, que quero fazer com a Cláudia. Gosto muito dela, é a Melhor Comediante do País.

- EleEla Quando ela não quis mais fazer a D. CACILDA, houve uma Crise entre Vocês ?

- Chico Não. Ali foi o seguinte: ela ia fazer a Peça COMO ENCHER UM BÍQUINI SELVAGEM. Essa Peça significava um Bom Dinheiro pra Ela, e a ESCOLINHA lhe tirava dois dias de Ensaio. Ela queria mesmo era Parar, para poder se dedicar inteiramente ao Teatro. Então, Ela não saiu brigada.

- EleEla Você trabalharia com o Tom Cavalcante ?

- Chico De maneira nenhuma, esse aí não quero nem ver.

- EleEla Qual a Verdade dessa Briga de Vocês ?

- Chico Não é Briga, é Ingratidão. Eu trouxe Ele do Ceará. Na primeira vez, Ele veio, mas só quis ficar escrevendo. Até que nasceu a Filha Dele, com 620 gramas. Eu dei 1 MILHÃO DE CRUZEIROS para Ele - era muito Dinheiro na época - para Salvar a Filha.. Só depois Ele veio Assinar o Contrato para fazer o JOÃO CANABRAVA na ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. Levei-o para o Teatro. Refiz todo o ROTEIRO do SHOW Dele. Ensinei TUDO, como olhar, como mexer as Mãos.. Fui AVALISTA do Show, se não desse Certo, Eu pagaria o Prejuízo. Combinei com Ele receber 8% da Bilheteria quando fosse Show de TEMPORADA e 5% em Show ESPORÁDICO. Mais tarde, Ele começou a fazer Shows Escondido de Mim.. Aí, tive que botar um Advogado para receber. Mas isso não foi só Comigo. Ele brigou com o Fagner ( Raimundo Fagner, Cantor ), que foi um Cara que fez por Ele no Ceará o que Eu fiz por Ele no Brasil. O Tom tem Caráter Fraco, e não é Ator. Tem uma vontade muito grande de fazer um programa Sozinho, mas acho que não tem possibilidade.

- EleEla Já que estamos falando em Pessoas, tem uns nomes aqui que gostaríamos que Você falasse alguma coisa a respeito. O primeiro é o Boni.

- Chico O Boni é a pessoa que mais entende de Televisão, acho que no Mundo. Foi convidado pela ABC para ser Diretor de Programação. O Boni tem uma Capacidade de Trabalho Rara. Ele é um Cara difícil de substituir, entende desde a Engenharia da televisão até a Programação. A Televisão tem duas épocas, Antes e Depois Dele.

- EleEla Daniel Filho.

- Chico Daniel Filho é um dos três Melhores Diretores do Brasil. Dirige com rapidez, é um bom Diretor de atores. Quando esteve na Globo, em função do Boni, se saiu bem. Criou Programas como ARMAÇÃO ILIMITADA, TV PIRATA e SAI DE BAIXO.

- EleEla Roberto Marinho.

- Chico É o Melhor Patrão que já tive. É uma Pessoa admirável. A atitude que tomou em O GLOBO quando houve o Golpe Militar de 64 foi uma coisa brilhante. Quando o Exército foi a Redação do Jornal, Ele disse : Aqui ninguém entra. Dos Meus Comunistas Cuido Eu! "

- EleEla Silvio Santos.

- Chico Silvio Santos é Admirável. Nunca tirou um centavo do SBT. Ele ganha Dinheiro com a TELESENA, com o BAÚ, e perde com o SBT. Ele deveria contratar uma pessoa de maior entendimento de televisão, porque Ele é um Comerciante. Mexe muito na Programação : botar A PRAÇA É NOSSA em Cima do CHICO TOTAL é um Erro de Estratégia.

- EleEla O Pessoal do CASSETA E PLANETA.

- Chico Gosto muito, principalmente do Texto deles. Eles melhoraram muito. No início, como não eram atores, ficava meio Amador em cena, mas agora eles já aprenderam um pouco da Arte de Representar.

- EleEla Vamos falar um pouco de Política. Você votou no Lula, mudou de Ideia ?

- Chico Não votei no Lula, votei no Fernando Henrique.

- EleEla Tem uma entrevista no nosso Arquivo em que você diz que votou no Lula..

- Chico Não, nunca votei no Lula. Na Eleição do Collor, votei no Dr. Ulysses. Depois, no Segundo Turno, não votei porque estava em Miami.

- EleEla Votaria em quem no Segundo Turno ?

- Chico No Collor. Não votei no Lula nem votarei Nunca porque não voto em quem não tem o Curso Primário. Só voto em quem sabe mais do que Eu. Votei no Fernando Henrique, coisa da qual muito me arrependo, porque já faz tempo que ele está no Governo e não começou ainda a Governar. Só está evitando CPI, evitou a CPI dos Bancos, evitou a CPI dos votos comprados, evitou a CPI da Reeleição.. Tratou da Reeleição dele. Estou decepcionado.

- EleEla Você é a favor da Reeleição.

- Chico Sou a favor da Reeleição mas não deveria valer para Ele, só a partir do Governo dele. Isso aí foi um Troço de causa própria.

- EleEla Você gostou de fazer TIETA ? Tem vontade de encarnar outros Personagens mais Dramáticos ?

- Chico Se pudesse viver de Cinema no Brasil, não faria outra coisa. Mas o Cinema paga muito pouco. Tenho 1 % da Renda de TIETA e nunca recebi nem um telefonema. TIETA foi Aplaudido DE PÉ na França e estou esperando Sentado.. Mas vou fazer outro Filme com Luíz Carlos Barreto : MEU TIO ATAHUALPA. É uma Comédia.

- EleEla Lenny Bruce, John Bellush, Richard Pryor, entre outros Nomes do Humor Americano, tiveram problemas com Alcoolismo e Drogas. Drogas combinam com Humor ?

- Chico Droga não combina com Nada. Principalmente Cocaína. Cocaína só tira, ela tira Fome, tira Sono, tira Tesão, tira Dinheiro e não dá nada. Tenho Ódio de Cocaína. Perdi muitos amigos por causa da Cocaína. Lamento demais, principalmente a Elis Regina. Foi um absurdo a Morte Dela. Sei que, no meio musical, já se fumou muita Maconha. Mas acho que isso nem Droga é. O Perigo é que ela conduz a Drogas Pesadas. Quando Bob Marley e Jimi Hendrix estavam só na Maconha, tudo bem. Quando entraram no Pico, na Cocaína, estragou tudo.

- EleEla Você é a favor da Liberação da Maconha ?

- Chico Sim. O que é Proibido é Tentado. Se fosse permitido, muita gente até pararia com isso. Muito mais Desastroso que a Maconha, é o Cigarro. Não sou consumidor de Maconha porque sofro de Depressão. Mas fui consumidor de Cigarro e ele me causou Infarte e Enfisema. Essa história de que maconheiro é assassino é mentira, maconheiro não mata ninguém. Fumei Maconha algumas vezes, mas sempre passava mal. Reconheço que a Maconha abre a Cabeça. Entendo um Músico que fuma Maconha antes de tocar, ele vai tocar melhor. Como escritor, tenho que frequentar lugares, participar de coisas. Já fui a Puteiro, Gafieira, Salão de Sinuca.. Já cheirei Cocaína, já tomei Ácido pra ver como é que era.. Nunca tentei a Heroína. É muito forte, não quero não. E CRACK Eu já Sou ! ( Risos ).

- EleEla Você que está no quinto Casamento, fora os Namoros, se considera Bom de Cama ?

- Chico Me Considero..

- EleEla Você se sentiu Perseguido depois que se Casou com a Zélia ?

- Chico Não leio Jornal há Sete Meses, porque me aborreço. A Imprensa passou um Ano me chamando de GÊNIO e Eu tive a Genialidade de não levar isso a sério. Não é agora que ela me chama de IDIOTA que vou cometer a Idiotice de acreditar.

- EleEla Nas Sua Opinião, a Televisão está Cumprindo seu Papel ?

- Chico Acho que a Televisão tem um dever. Na Recessão Americana, o Roosevelt chamou o Frank Capra á Casa Branca e perguntou o que Hollywood poderia fazer para amenizar aquela Recessão. Frank Capra respondeu : " Filmes ". " Então Faça ! ", disse o Presidente. Ele, então, fez Dez Filmes e Sete ganharam o Oscar.. A Novela é para ao Brasil o que Hollywood era para os Estados Unidos. Assim como a GLOBO lançou a Moda dos PATINS, do WINDSURFE, da ASA-DELTA, ela poderia lançar a Moda da EDUCAÇÃO, de não jogar papel na Rua, de tratar bem os Pais.. Mas, não. Todo mundo é Mau-caráter nas Novelas. Mas essa não é a Realidade, e, mesmo que fosse, a Realidade não tem NADA A VER com a ARTE. Na ARTE nós fazemos o queremos e isso passa a ser Verdade. Tenho um Livro que até tem essa Frase : a Realidade é a Ficção que não deu Certo. Na Ficção, você pode fazer o que quiser.

NOVE CONVIDADOS FAZEM PERGUNTAS PARA CHICO ANYSIO

CARLOS EDUARDO NOVAES ( Jornalista e Colunista de ELE ELA ) - Você vai para os Estados Unidos pesquisar Novos Tipos ? Os Tipos brasileiros se esgotaram ?

Chico Não, nada disso. Não se esgotaram e Eu tenho 16 Tipos Novos para fazer. Acho que, em matéria de Tipo, encostei a cabeça no Teto. Não tenho mais nada a provar, se fizer mais um, mais 70 ou mais 208, é a mesma coisa.

MIGUEL PAIVA - ( Cartunista e Redator de Humor ) - Ir para os Estados Unidos é uma decisão adolescente ou uma decisão amadurecida ?

 Chico É uma Decisão Amadurecida. Pensei muito na Europa, a minha primeira escolha tinha sido Londres, depois Eu pensei em Paris, pensei muito na Espanha, em morar em Barcelona.. A Opção por Nova Iorque foi principalmente por causa do Vôo. São 8 Horas e meia, é mais rápido. Em uma Noite, estou no Rio.

IQUE ( Chargista ) - O que teria que acontecer para Você permanecer no Brasil ?

Chico Meus Filhos não gostarem, não se adaptarem, meus Filhos de maneira nenhuma quererem ficar, porque Eu estou indo por causa deles, então só eles podem mudar minha decisão.

ROSE ESQUENAZI ( Editora da revista AMIGA ) - Para Você, fazer Humor no Brasil perdeu um pouco a Graça ?

Chico Não, é a mesma Coisa. Difícil de fazer Graça é na Holanda, na Suíça, na Suécia, na Noruega, na Finlândia, países em que Tudo está Certo. Só se faz Graça em países que tem problemas.

ARY TOLEDO ( Humorista ) - Você sempre se preocupou com o mercado de trabalho dos colegas que fazem seu programa. Sei que Você não tem culpa, mas esse pessoal agora como é que fica ?

Chico Sempre fiz o que era possível pela classe, mas não é Obrigação minha. Não posso obrigar um Diretor a fazer quatro programas de Humor. Tentei muito ajudar, durante muitos anos. Não sei o que vai ser deles. Lamento, mas chega um ponto que não dá.

AGILDO RIBEIRO ( Humorista ) - O Humor do Chico Anysio vai fazer muita falta na televisão brasileira. Você volta Semana que Vem? ( Ele vai entender essa minha Pergunta ).

Chico Volto Mês que Vem.

JOÃO CLÁUDIO ( Humorista ) - Tirando o Salário e as condições de trabalho, o que o Robert de Niro tem que o Chico Anysio não tem ?

Chico A TRIBECA PRODUCTIONS. Até propus ao Boni que Ele fosse Comigo para NY montar uma Produtora.. Ele tem Compromissos com a GLOBO, mas poderia passar 15 dias Lá e 15 dias Aqui. Ainda espero convencê-lo.

BUSSUNDA ( Humorista ) - Do que Você vai sentir Saudades e do que Você não vai sentir Saudades ?

Chico Vou sentir saudades do Futebol, dos meus Filhos, da Comida, do Ceará, do Brasil, dos Amigos, da CASSETA, da GLOBO.. Agora, não vou sentir nenhuma saudade dos Homens que Dirigem o país, dos Políticos e da Imprensa escrita principalmente, porque ela tem sido muito Cruel Comigo. Essa Perseguição que a Imprensa resolveu mover a Mim depois que casei com a Zélia me Magoou Muito.

REGINA CASÉ ( Atriz ) - Qual a Diferença de ter uma Filha ?

Chico É inteiramente Diferente. É a diferença entre Você torcer pelo VASCO e torcer pelo CHICAGO BULLS ( Risos ).. porque a Filha tem outro Carinho, é mais Meiga, pega devagar na gente,, ela agrada.. Ela faz o que quer, é quem Manda na Casa.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @memorialchicoanysio )