Chico Anysio na TV RECORD

01/02/2021

Chico Anysio foi Funcionário da TV RECORD entre 1967 e 1968. Quando a TV TUPI, onde o Mestre estava trabalhando ( e onde já havia Renunciado ao Cargo de Diretor do TELECENTRO ) começou seriamente a Caminhar rumo á Falência, Chico foi " Encaminhado " para a RECORD.

.. (.. ) .. "Não havia nada mais a ser feito. Tudo lá ( TV TUPI ) era tão estranho que o Sr. Lucena, Diretor Comercial, ' me passou ' para a RECORD. Ele queria se livrar do meu salário e ' me ofereceu ' ao Paulinho Machado de Carvalho.. (.. ) ..Eu tinha que mais uma vez me mudar para São Paulo, mas trabalhar na RECORD era Maravilhoso. "


Chico Anysio com o Apresentador Blota Jr. no Prêmio Roquete Pinto. 

Na RECORD, Chico Anysio fez CHICO ANÍSIO SHOW, MIL CARAS DE OURO E UM CARA DE PAU, e foi Responsável pela Criação e Elaboração de vários programas para o elenco da casa, além de dividir um programa com o cantor Wilson Simonal ( o VAMOS S'IMBORA ), também Produtor do SHOW EM SI.. MONAL, além de participar do SHOW DO DIA SETE e do ESTA NOITE SE IMPROVISA, este último o motivo pelo qual Chico desistiu de permanecer trabalhando na RECORD e que fez a emissora, até então de enorme sucesso, Decair.


Com o Final do Programa JOVEM GUARDA, a RECORD resolveu Reaproveitar a " Ternurinha " Wanderléa e o " Tremendão " Erasmo Carlos. Ao contrário do que aparece em Pesquisas de Internet, o Programa Musical TERNURINHA E TREMENDÃO não foi Criado pela " EQUIPE A " da Emissora ( Equipe que era Formada por Newton Travesso, Manoel Carlos, Raul Duarte e Tuta ) e Sim idealizado pela EQUIPE ZOOM, do qual Chico Anysio fazia parte ao lado do Diretor Carlos Manga.

ESTA NOITE SE IMPROVISA era um Jogo Musical entre artistas, que, a cada semana, participavam das eliminatórias e iam acumulando prêmios, até a competição chegar ao final. Chico foi vencedor várias vezes. Até que um dia avisaram que o esquema do programa havia mudado : as músicas já não seriam apenas cantadas, mas também com uma parte de Mímica. Foi o que bastou para Chico Anysio desistir, não só de participar da competição, como também de permanecer na emissora. Procurou Manoel Carlos (  o famoso novelista da TV GLOBO ), que naquela época era o responsável pelo programa :

- Maneco, você não está acabando com um programa, mas com uma emissora. Esse negócio de mímica vai acabar com tudo.. (.. ) Isso já foi feito no Rio com o nome de É PROIBIDO FALAR e fracassou. Com duas semanas todos já tem senhas.. A mímica acaba e, num gesto, , o parceiro ' mata ' o nome de qualquer filme.. (.. ).. o público não participa.. "

Os argumentos de Chico foram inúteis e ele resolveu sair.

- Não quero estar na RECORD quando ela Acabar e ela começou a Acabar na semana passada com a mímica.

" Paulinho tentou me convencer a ficar, mas eu estava decidido. Estrearia na próxima semana no TBC e a televisão, ao menos por uns tempos, saía do meu cardápio.. (.. ) .." Nunca tive esse tipo de premonição ao marcar o cartão da sena ou da loto, mas seria ótimo que acontecesse, porque sete meses depois ninguém mais estava na RECORD.. (.. ) ..A Modificação Estapafúrdia no formato do ESTA NOITE SE IMPROVISA foi a Foice que abriu a Picada por onde começou a caminhada da TV GLOBO. "

Em sua Autobiografia de 1992, Chico relembrou ainda sobre os BASTIDORES da Emissora :

" A RECORD não era uma Empresa, era uma Família.. (.. ) .. A RECORD durou pouco, mas foi a que menos tentou. Um pouco mais de cuidado e teria ido bem mais longe. Foi a que menos investiu e buscou uma Aprimoração enquanto estava na CRISTA. Sempre foi " Amadora ". Um pouco mais de Profissionalismo e poderia ter se transformado numa Força Real da Televisão Brasileira. Mesmo sendo uma Estação do Tipo ' feita em casa ' , foi Responsável por muita coisa de Fundamental Importância, como o lançamento do JOVEM GUARDA, por exemplo. "

" O Brasil achava que a RECORD era uma coisa Hollywoodiana. Que engano. Eram dois teatros e um estúdiozinho no aeroporto. O telejornal era feito num corredor. Ficava uma pessoa tomando conta e pedindo silêncio, enquanto o jornal ia para o Ar. Só que o elenco era um deslumbramento. Quem não estava na RECORD não existia. Nunca esquecerei o dia em que o Paulinho Machado de Carvalho marcou uma reunião para saber a razão pela qual o programa estava dando apenas 45 pontos no Ibope. Hoje ( em 1992 ), se um programa da RECORD der 15 pontos o bispo Macedo se converte ao Catolicismo. "

Chico, na Fase em que esteve trabalhando na RECORD, também estava no AUGE nos PALCOS, apresentando o Espetáculo CHICO ANÍSIO.. SÓ. Muito antes da Decisão Definitiva de Abandonar a Emissora, por conta do ESTA NOITE SE IMPROVISA, Chico, Exacerbado com a Rotina e Descontente com os Rumos da Televisão ( Assunto já tratado neste Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-a-fase-do-caminho-do-fim/ ), pensava Seriamente em Largar a Carreira Televisiva. Faltando 3 Meses para o vencimento de seu Contrato com a TV RECORD, planejava abandonar ás Telas após esse período. Em Reportagem da extinta Revista INTERVALO, da editora Abril, declarou : " Não quero depender de IBOPE ou de Estatísticas de Audiência para Sobreviver.. (.. ) ..O que quero é ter Condições para dar o que tenho de Melhor em Mim.. (.. ).. Por isso mesmo, é quase certo que eu venha a desistir de fazer televisão.. (.. ) .. Todos os artistas que atuam na TV estão impossibilitados de mostrar seu valor, porque normalmente tem que competir com Programas Sensacionalistas ou de sentimentalismo Barato. "

Antes da sua chegada á TV GLOBO, em 1969, Chico ainda retornaria á EXCELSIOR, a convite de Maurício Sherman para participar do HOTEL DO CRIOULO DOIDO, escrito por Jota Ruy, Haroldo Barbosa e Paulo Silvino. " Minha intervenção resumia-se a uma entrevista no final. Eu entrevistava uma pessoa do povo. Um bombeiro que havia salvo uma criança num incêndio, um homem que evitou um assalto num ônibus, coisas assim. Até que a minha parte funcionava, como muitas coisas do programa também davam certo, mas uma televisão não se faz com ' um programa '; faz-se com ' uma programação '. A TV EXCELSIOR além do HOTEL DO CRIOULO DOIDO, não tinha mais nada e o HOTEL entrou no time do nada. "


Chico ainda Retornaria á RECORD para outra Participação Histórica no PRÊMIO ROQUETE PINTO ( Relembre pelo Site R7 >> https://entretenimento.r7.com/videos/veja-a-apresentacao-de-chico-anysio-no-premio-roquete-pinto-de-1969-20102015


Chico Anysio com a ex-Modelo e Apresentadora Adriane Galisteu, durante a Festa de 50 ANOS da TV RECORD, em 2003, onde Vários Artistas e Nomes Importantes que passaram pela Emissora foram Relembrados e Homenageados.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).