Chico Anysio - O Compositor

12/07/2019

Um dos Ofícios de Destaque na Carreira do Mestre Chico Anysio foi  o de COMPOSITOR. Foram mais de 300 Canções escritas desde os anos 50 até seus últimos anos de vida, gravadas por diversos nomes Importantes da Música Brasileira.


O Início Musical

O Modo como Chico ingressou nesta atividade pode ser contado de várias formas, relatadas por Ele ao longo da Vida. Em seu Antigo SITE OFICIAL, Chico Anysio alega que o clássico GENTE HUMILDE, muito tempo antes de se tornar uma Composição de Vinícius de Moraes e Chico Buarque, foi a Inspiração que o levou para o caminho da música : " Fui levado para o caminho da composição musical depois de ter ouvido GENTE HUMILDE na versão instrumental e que anos depois ganhou a letra de Vinícius de Moraes e Chico Buarque. Eu senti vontade de fazer uma canção igual, mas como não tinha aptidões para ser músico, achei melhor me dedicar à poesia. Em Gente Humilde, por exemplo, eu fiz versos alegres e não doídos, porque os subúrbios são mais contentes que tristes, mais alegres que chorosos. " 

No livro MPBambas, do jornalista e crítico musical Tárik de Souza ( livro Homônimo ao programa que ele comandava pelo CANAL BRASIL ), Chico, que havia concedido entrevista especial ao programa em Julho de 2010, conta que essa influência começou observando a mãe, D. Haydée Vianna, tocando piano em casa e as irmãs, Lupe e Lilia, que estudavam canto, fazendo recitais, mas que foi na verdade o compositor Hianto de Almeida o grande responsável pela entrada dele nesse ofício. " Ele foi á Mayrink Veiga me procurar, porque eu escrevia o programa do Luiz Gonzaga. Ele achou que eu poderia me interessar por música. Ele tocava piano e minha mãe tinha um piano. Fomos para minha casa e, num domingo, nós fizemos seis músicas. Ele já tinha as melodias, eu botei as letras ! Porque eu sempre tive isso, chegavam com a música pronta para Eu botar a letra. E uma dessas foi o primeiro arranjo que o Tom Jobim fez, com uma música do Hianto e minha, CONVERSA DE SOFÁ, gravada por Gilda de Barros em 1955. (.. ) .." Mas o meu primeiro parceiro numa música foi Oscar Belandi, numa música chamada QUANDO, um samba-canção, em 1953, gravado por Osvaldo Silva.. "


HINO AO MÚSICO e outros Sucessos

" A primeira música que Eu mesmo fiz a melodia foi A FIA DE CHICO BRITO. Depois, ZEFA CANGACEIRA, as duas de 1956.. (.. ) ..Aprendi a fazer melodia com o Chocolate. Ele disse : ' Vem botar a letra de uma música aqui, que a gente vai fazer um sucesso com ela lá na RÁDIO NACIONAL ! Fomos pro terraço - ele imita os instrumentos - e eu botei a letra. Era HINO AO MÚSICO ( ' Música é Alegria.. ' ).. ( .. ) ..Passou a ser o MEU PREFIXO. Aonde vou tocam essa música, e eu cedi os direitos ao gerente da Ordem dos Músicos. "

Nos anos 50 a cantora Dolores Duran foi a que mais gravou canções feitas por Chico e, até hoje, seu Nome é associado ao dele. Gravou A FIA DE CHICO BRITO ( regravada anos mais tarde por Elis Regina ), ZEFA CANGACEIRA e outros baiões de Sucesso escritos por Chico. " Fui padrinho de Casamento da Dolores com o Macedo Neto. Ela ficava uma fera pelo seguinte : no Disco ela gravava do LADO A um samba do Billy Blanco, e do LADO B, um baião, e o baião é que sempre fazia sucesso ! Isso aconteceu quatro vezes. Começaram a chama-la de ' Princesinha do Baião '. Porque a Carmélia Alves era a Rainha.. Ela gravou um disco chamado ESSE NORTE É MINHA SORTE, só com músicas nordestinas. Músicas minhas, tudo ali é Meu, ou Meu com Ela ! "

Em 1968 Chico foi premiado em um Festival da TV RECORD na categoria MELHOR LETRA pela canção A FAMÍLIA, interpretada pelo cantor Jair Rodrigues.

O RANCHO DA PRAÇA ONZE foi escrita em parceria com João Roberto Kelly, especialmente para o Programa PRAÇA ONZE, na TV-RIO. Chico já havia feito com Kelly uma música especial para o programa LOVE STREET, criado por Chico na TV EXCELSIOR. A saída repentina de Chico da emissora acabou com os planos do Programa, do qual o diretor Carlos Manga transformou em TIMES SQUARE. Chico resolveu reformular o seu original LOVE STREET e transformar em PRAÇA ONZE. João Roberto Kelly, que acompanhou Chico na ida para a TV-RIO, elaborou com Ele O RANCHO DA PRAÇA ONZE, que foi gravada por Dalva de Oliveira. O Programa PRAÇA ONZE não obteve Sucesso, mas a música, além de ter se tornado um dos grandes Marcos do repertório da cantora, se tornou a canção que fez Chico Anysio passar a ser RECONHECIDO DE FATO dentro do ofício de COMPOSITOR.

O LP CHICO ANÍSIO INAUGURA O HUMOR DANÇANTE, de 1969, lançado pela gravadora PHILIPS, foi uma ideia de Nonato Buzar. " O Buzar teve a ideia e o produtor Armando Pitigliani comprou. Eram meus Personagens cantando. Quando acabei de fazer o disco falei : Isso não vai dar certo porque música é futebol e humor é basquete, são dois esportes diferentes. Joga-se num campo, com bola, mas um é com o pé, o outro é com a mão, não vai dar, não combina. E não funcionou ! "


Pode não ter feito sucesso na época, mas, com o passar dos anos, acabou se tornando um LP bastante procurado e, entre colecionadores e outros fãs de artigos VINTAGE, se tornou um trabalho CULT.

Com uma bagagem já enorme de sucessos gravados por Orlando Silva, Wilson Simonal, Maysa, Marlene, Sylvia Telles, Dóris Monteiro, e de produzir canções em parcerias com Luiz Gonzaga, Altamiro Carrilho, João Nogueira, entre outros, Chico cria, em 1979, uma canção-desabafo ao lado de Nonato Buzar, que, até hoje, é um de seus mais NOTÓRIOS SUCESSOS. :

" RIO ANTIGO era para o Pery Ribeiro. Eu e Nonato Buzar fizemos pensando nele ! Nele e no Simonal. Depois aconteceu o problema do Simonal ( as perseguições políticas ). Disse ao Buzar : ' Se der para o Simonal, ninguém toca. Não dá pra dar a música pra ele ! ' .. ..Ele deu a música pra Alcione. Mas o Simonal gravou depois. "

Dos anos 2000 em diante, Sarah Benchimol passou a ser parceira EFETIVA do Mestre Chico nas suas Composições. Tiveram canções gravadas por diversos artistas e prepararam Repertórios Especiais para trabalhos do cantor Elymar Santos, que, desde 2005, contou com a colaboração de Chico em CD'S e Espetáculos, seja na elaboração de músicas ou na produção/direção de seus Shows.


Baiano e os Novos Caetanos

Chico acumulou vários sucessos gravados por diversos artistas, mas as suas composições mais famosas mesmo foram em parceria com Arnald Rodrigues. Acompanhados de Renato Piau, formaram o Grupo BAIANO E OS NOVOS CAETANOS, que, misturando humor com teor político, se tornaram um MARCO na trajetória musical brasileira dos anos 70.

Personagem criado para o programa CHICO CITY, BAIANO acabou dando origem ao Grupo. Arnald Rodrigues quem teve a ideia do Nome NOVOS CAETANOS, parodiando o Grupo OS NOVOS BAIANOS. Chico então fazia BAIANO ( Caetano ) e Ele, PAULINHO CÉREBRO DE PROFETA, satirizando PAULINHO BOCA DE CANTOR, um dos Integrantes do Original NOVOS BAIANOS. A Parceria rendeu 2 LP'S ( de 1974 e 1975 ), com músicas Compostas por Eles, cujas letras divertidas e de Cunho Político fizeram enorme Sucesso e se tornaram CLÁSSICOS como VÔ BATÊ PÁ TU, URUBU TÁ COM RAIVA DO BOI e FOLIA DE REIS. Esses LP'S venderam MILHÕES na época, salvando a gravadora CID de uma quase falência, e VÔ BATÊ PÁ TU, de 1974, esteve nas Paradas tanto do Brasil como de outros países, como França, Itália e Suécia. 

Em 1977, Chico ( separado de Arnald ) gravou mais um LP, desta vez em parceria com a atriz Nádia Maria, intitulado BAIANO E AMARALINA ( Personagem Inspirada em Elba Ramalho ), lançado pela SOM LIVRE. Somente em 1982 Chico voltaria a gravar com Arnald, no LP A VOLTA, e em 1985, SUDAMÉRICA. Estes LP'S, porém, não conseguiram ser tão expressivos e atingir o mesmo Sucesso dos Primeiros. Até Hoje, BAIANO é Destaque na galeria de Tipos de Chico, pela Inteligência Satírica.

" O Arnald, além de redator, era músico, tocava violão. Arnald tinha intenções de ir além, sabe ? Ele queria passar quem estivesse na frente. Houve uma época, digamos, do Caetano, que ele queria fazer mais que o Caetano. Fazia músicas lindas. FOLIA DE REIS é muito bonito, muito lindo ! Gosto muito do trabalho do Arnald.. (.. ) ..BAIANO E NOVOS CAETANOS foi ideia dele. Ele falou : - Vamos fazer um LP cantando, você bota a peruca do Caetano e fazemos BAIANO E NOVOS CAETANOS. Na mesma hora falei : - Topo ! Tá falado, vamos fazer ! "


Nos últimos anos de sua vida tinha projetos musicais ao lado de Sarah Benchimol : " Os dois projetos são de boleros e com letras que fiz em espanhol. Um deles, LOS BOLEROS DE NUEVO SIGLO, com quinze boleros; o outro RESPUESTA, com dez boleros onde eu escrevi a "Resposta" de boleros famosos como ESTA TARDE VI LLOVER, CONTIGO APRENDI, NOSOTROS, LA BARCA, EL RELOJ, VEREDA TROPICAL e outros. Tenho, sempre com a talentosíssima Sarah Benchimol, mais de uma dezena de músicas, já entregues a vários cantores, vamos ver se eles gravam as músicas. "


Questionado por Tárik de Souza no programa MPBambas se, dentro do universo de ator, comediante, escritor, teatrólogo e pintor, se a música era importante também, eis que Chico Responde: " Muito ! Muito ! É a que menos dinheiro me dá, e a que menos dinheiro me deu ! A que mais decepção me causa quando um cantor recebe e não liga ao menos pra me dizer : ' Não gostei ' ! Mas eu não passo um mês sem fazer uma, duas.. Faz parte da minha Vida. "


O Livro MPBambas, do Jornalista e Crítico Musical Tárik de Souza, de 2016, lançado em 2017 pela Kuarup Editora, é uma Reprodução das melhores entrevistas feitas por ele em seu Programa Homônimo, que foi exibido pelo CANAL BRASIL no período de 2009 a 2014. Chico Anysio, que participou do Programa em Julho de 2010, faz parte do Livro, contando partes de sua história como Compositor.

Musicografia do Mestre

Através do Site IMMUB.ORG é possível ter Acesso a centenas de LISTAS MUSICAIS dos mais variados artistas brasileiros. A Musicografia do Mestre Chico Anysio entre elas, contabilizando 370 FONOGRAMAS >> https://immub.org/compositor/chico-anysio


Diálogos de Chico extraídos do Livro MPBambas, do Jornalista e Crítico Musical Tárik de Souza, da Kuarup Editora, e do Antigo Site Oficial de Chico Anysio


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )