Chico Anysio - Personagens e Discos

04/03/2021

CHICO ANÍSIO SHOW foi Primeiro LP da Carreira do Mestre em 1962, também pela PHILIPS, com Direção Artística de Armando Pittigliani. O Sucesso do Programa pela TV-RIO originou o Disco, que trazia uma COMPILAÇÃO dos Quadros dos Personagens mais populares de Chico na época, como CEL. LIMOEIRO, SANTELMO e ZÉ TAMBORIM.

A Popularidade de LINGUINHA rendeu o LP Homônimo com a Trilha Sonora do Programa LINGUINHA X MR. YES, da TV GLOBO, com temas cantados por diversos artistas

Outro Programa que rendeu LP foi AZAMBUJA E CIA., de 1975, pela CID, com Direção Artística e Produção de Durval Ferreira.

ROBERVAL TAYLOR e COALHADA foram Figuras de Sucesso que originaram os LP'S ROBERVAL TAYLOR e COALHADA - O CRAQUE QUE FALTOU NA SELEÇÃO, ambos da SOM LIVRE. Enquanto o primeiro, de 1976, trazia Músicas e artistas convidados, o segundo, de 1978, trazia textos de Chico Anysio e Irvando Luiz.

AS MUCAMAS DE PAINHO, de 1982, foi um trabalho inspirado no Personagem que mais marcou a Carreira de Chico naquele período. Trazia Canções compostas por Arnaud Rodrigues, Dudu, Sebastião Valentim, Toninho Café e Orlandivo. O LP teve Arranjos de João de Aquino e contou com os Músicos Jamil e Luisão (Baixo), Papão (Bateria), Caboclinho (Tumbas), Renato Piau (Violão, Guitarra), João de Aquino (Violão), Marcelo (Flauta, Clarinete, Sax soprano) e Os Tincoãs, e Jussara e Jurema (Coro).

Inspirado em Caetano Veloso, o Personagem BAIANO criado para CHICO CITY deu origem ao grupo BAIANO E OS NOVOS CAETANOS, formado por Chico e Arnaud Rodrigues, que contavam com a participação do músico Renato Piau. Arnaud quem teve a ideia do Nome NOVOS CAETANOS, parodiando o Grupo OS NOVOS BAIANOS. Chico então fazia BAIANO ( Caetano ) e Ele, PAULINHO CÉREBRO DE PROFETA, satirizando PAULINHO BOCA DE CANTOR, um dos Integrantes do Original NOVOS BAIANOS. A Parceria rendeu 2 LP'S ( de 1974 e 1975 ), com músicas Compostas por Eles, cujas letras divertidas e de Cunho Político fizeram enorme Sucesso e se tornaram CLÁSSICOS como VÔ BATÊ PÁ TU, URUBU TÁ COM RAIVA DO BOI e FOLIA DE REIS. Esses LP'S venderam MILHÕES na época, salvando a gravadora CID de uma quase falência ( o Segundo LP foi lançado pela SOM LIVRE ), e VÔ BATÊ PÁ TU, de 1974, esteve nas Paradas tanto do Brasil como de outros países, como França, Itália e Suécia. Após o Sucesso Estrondoso e a Separação artística de Chico e Arnaud, ambos seguiram outros Rumos. Somente em 1982 Chico voltaria a gravar com Arnaud, no LP A VOLTA, e em 1985, SUDAMÉRICA. Estes LP'S, porém, não conseguiram ser tão expressivos e atingir o mesmo Sucesso dos Primeiros.

Em 1977, Chico ( já separado de Arnaud Rodrigues ) gravou mais um LP referente ao Personagem BAIANO, CUCA FRESCA, desta vez em Parceria com a atriz Nádia Maria, intitulado BAIANO E AMARALINA ( Personagem Inspirada em Elba Ramalho ), lançado pela SOM LIVRE.

BAIANO E NOVOS CAETANOS renderam alguns Compactos com seus principais sucessos, inclusive um Raríssimo de 1986 com a Faixa FORRÓ DO ZÉ MANÉ.

UMA VOZ AO PÉ DO OUVIDO da SOM LIVRE, de 1977, trouxe o " Galã " ALBERTO ROBERTO nas Faixas TANGO e EL DIA QUE ME QUIERAS, em textos narrados por sua " VOZ AVELUDADA ".

Veja ou Reveja a DISCOGRAFIA COMPLETA de Chico Anysio já Postada neste Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-os-lps-da-carreira/

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).