Chico Anysio - SINCERIDADE É PRECISO !

29/10/2020

Sempre ! Para Chico Anysio, SINCERIDADE era ATRIBUTO. SINCERO era um de seus principais Adjetivos. Na Vida, na Carreira e em suas Memoráveis declarações á Imprensa ao longo das Décadas. Sinceridade é Problema ? Infelizmente ( sobretudo em um País como o Brasil ), sim ! E não somente em aspectos da realidade Social, mas o próprio comportamento da Sociedade. Fala-se o que quer, mas não há a tolerância de escutar o que não quer. Discussões pela falta de respeito a Opiniões/Pontos de Vista contrários. Quem ACHA que tem " Razão " não admite a " Razão " do Outro. O Brasil nunca foi um lugar onde o Debate enriquece as Conversas, onde pontos de vista diferentes podem trazer reflexões, onde olhares Opostos sobre um mesmo assunto podem levar a Concessões ou formas de se solucionar Impasses.

No que se refere a Chico Anysio, SINCERIDADE era simplesmente SER TRANSPARENTE. Ser PRÁTICO e OBJETIVO. Mas, como FIGURA PÚBLICA, ser Sincero algumas vezes lhe custou muito Caro. Chico sempre foi do tipo HONESTO sobre o Assunto que fosse. Polêmico desde Sempre, Chico jamais escondeu Fatos e Sentimentos. Por isso mesmo, sempre foi um " Prato Cheio " á Imprensa, onde várias entrevistas do Mestre em Jornais e Revistas acabaram se tornando Históricas, e onde a própria Mídia se apropriou de Declarações suas, de forma Deturpada, como forma de atingi-lo em outras oportunidades. Basta se lembrar, por exemplo, dos vários períodos de desentendimento com a TV GLOBO, como em 1989 ( Caso GRUPO ESCOLACHO, onde Chico quase foi parar no SBT ), em 1988 ( as polêmicas com os atores e profissionais envolvidos no humorístico TV PIRATA ), o Impasse com a emissora em 1995, onde se sentia desvalorizado e insatisfeito, e os intermináveis desabafos dos Anos 2000 em diante, onde sua relação com a GLOBO se tornou Insustentável.

No Ano 2000 deu-se Início a Pior Fase de Desentendimentos com a TV GLOBO. Chico passou a receber SUSPENSÕES cada vez que fazia Desabafos á Imprensa ou Criticava os Programas/Colegas de emissora. Mesmo com os Afastamentos e Advertências, Defendia a LIBERDADE DE EXPRESSÃO e, sempre que havia uma Oportunidade, sobretudo na Mídia, falava Francamente o que tinha Vontade.

Chico Anysio tinha uma certa fama de briguento, mesmo sem Ser. A Impulsividade o fazia dizer o que lhe vinha á cabeça. Mesmo que se Retratasse posteriormente, não deixava de desabafar, de expurgar a Raiva ou o Descontentamento. Mesmo em situações em que o ERRO não havia sido proveniente DELE, fazia questão de se Retratar. Mas Chico não abria mão de ser Sincero. Sempre que tinha Oportunidade, declarava : " NÃO SEI REPRESENTAR NA VIDA REAL. "

SINCERIDADE é a Característica que mais me aproxima de Chico Anysio. A Inteligência Dele, a sutileza de algumas Colocações e aquela Franqueza NUA E CRUA ! A Persistência de Chico em Manter suas Opiniões, ainda que Polêmicas ! Isso é Raro e Admirável ! Sou Fã do Chico muito mais por isso do que por qualquer outra coisa ! Afinal, mesmo com as consequências, na maioria das vezes negativas, SINCERIDADE É PRECISO !

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) Instagram ( @salgsincerity ).