Chico Anysio sob o Olhar de Artur da Távola

01/11/2020

Artur da Távola, famoso Jornalista, Escritor, Professor e Político, falecido em 2008, trabalhou como CRONISTA do Jornal O GLOBO durante as Décadas e 1970 e de 1980 e, das Centenas de TEXTOS publicados ao longo desse período, pelo menos 75 foram falando sobre Chico Anysio.

No TEMA DA SEMANA, uma SELEÇÃO destas Crônicas, onde Artur por vezes Analisa Chico Anysio e seus trabalhos, outras elogia, outras chama a sua Atenção, mas sobretudo, sempre ENALTENCENDO o MESTRE DO HUMOR.


Em 21 de Maio de 1982, escreveu o Texto CHICO GARGANTA, onde fez uma Análise sobre as Habilidades Vocais do Mestre Chico Anysio. Entre os Trechos, Destacava : " O Domínio de Chico sobre a própria Garganta e sobre os vários Estilos de Fala é de tal ordem, que Ele pode realizar há vários Anos, sempre com Agrado, aquela intervenção semanal no FANTÁSTICO. Ali não são os Personagens.. (.. ) ..Tudo é Voz naquele quadro. Tudo é Entonação, Fala, Melodia, Sons Diferentes.. (.. ) ..Chico é Cria do Rádio.. (.. ).. No Rádio não tem Brincadeira : ou as Vozes são bem Diferentes e Acentuadas, ou o Público confunde ! (.. ) ..Grave, Agudo, Áspero, Aveludado, Esganiçado, Bem Articulado, Mal Articulado, Rouco, Fanhoso, Gago.. (.. ) ..Tudo isso Chico Anísio é Capaz de Montar a partir de sua Garganta Privilegiada e de seu Domínio sobre a Arte de Falar."

Em sua coluna de 17 de Fevereiro de 1976 escreveu sobre as Novidades/Reformulações do Programa CHICO CITY e tentava fazer uma Análise sobre " O Novo Chico Anísio ". Separado de Arnaud Rodrigues, mudando as encenações do humorístico para EXTERNAS, incluindo Personagens e voltando a ser Dirigido por Carlos Manga, Chico, consequentemente ( e independente de algumas Críticas/Observações e Palpites Prévios do Cronista ) acabou trazendo MAIS SUCESSO ao já Consolidado Programa.


Em sua coluna de 25 de Janeiro de 1980 enalteceu o Personagem TETÉU, um dos Sucessos do Mestre Chico Anysio em CHICO CITY ao lado de REGINALDO, que era Interpretado pelo Ator Ítalo Rossi. Enquanto falava dos Personagens, fazia uma PANORAMA sobre o Comportamento Masculino ao longo dos Anos no que se referia a Mulheres e Paqueras.

O Próprio Chico Anysio já Utilizou o ESPAÇO de Crônicas de Artur. Em 25 de Maio de 1983, Artur havia abordado sobre a CENSURA FEDERAL nos recentes Trabalhos de Chico Anysio pela TV GLOBO naquele período. Chico havia sido Censurado por algumas de suas Falas no FANTÁSTICO e até SALOMÉ sofreu Cortes no CHICO ANYSIO SHOW. O Próprio Mestre enviou CARTA a Artur, que foi Publicada no mesmo Espaço do Jornal. " Depois da Posse do Presidente Figueiredo, pela primeira vez a Censura fez Cortes de natureza política, no meu quadro no Fantástico. Estou Perplexo ! " , disse Chico no Trecho Final da publicação.


Outras Crônicas sobre Chico Anysio..


10 de Agosto de 1977

12 de Março de 1983


24 de Janeiro de 1980

6 de Julho de 1976

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).