Chico Anysio - TELEGRAMAS DE PERSONAGENS

01/05/2020

Você foi do Tempo do TELEGRAMA ? Aquelas mensagens Urgentes e Confidenciais via CORREIOS foram perdendo Espaço há Décadas, assim como o hábito do envio de CARTAS. A Internet e a ERA DIGITAL revolucionaram a forma das pessoas se comunicarem, e atualmente existem os meios ELETRÔNICOS de se fazer o que se fazia Antigamente, inclusive os TELEGRAMAS para o Local em que a mensagem será impressa e auto-envelopada para entrega no endereço do Destinatário.

Durante a Década de 1960, TELEGRAMAS pelos CORREIOS eram muito comuns. Mas, o que Tudo isso tem a ver com Chico Anysio ? Em 1963, após o período de Transição do Mestre da TV-RIO para a TV EXCELSIOR, os desentendimentos com o Diretor Carlos Manga e o RETORNO REPENTINO á TV-RIO, a carreira de Chico passou a sofrer um Declínio muito grande. Chico Anysio havia estreado seus Programas com enorme Sucesso e Repercussão pela EXCELSIOR, em Agosto de 1963, mas, três Meses depois, em Novembro, abandonou tudo e voltou a trabalhar na " Falida " TV-RIO ( essa Falência inclusive, provocada por questões Políticas e de Censura, havia sido o motivo da ida de Chico para a EXCELSIOR - Relembre TUDO em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-trajetoria-televisiva/ ou no PROJETO MEMORIAL CHICO ANYSIO ! ). 

Chico relembra essas Passagens em sua Autobiografia de 1992 : " O Manga transformou o LOVE STREET em TIMES SQUARE. Haroldo Barbosa botou outra letra na música do kelly e, junto com Mário Meira Guimarães, criaram um programa muito melhor que o LOVE STREET, mas ' chupado ' dele. Foram comigo para a TV-RIO o Kelly, Manoel da Conceição, Cheiroso ( Nezinho do jegue ), Mário Tupinambá e Jota Ruy. Ninguém mais. Todos que ficaram na EXCELSIOR foram aumentados. Tinham medo que eu levasse mais gente comigo e os prenderam com fartos aumentos de salário. Jogaram dinheiro fora. Nem eu pretendia levar mais ninguém nem a TV-RIO tinha grana para bancar os salários que a EXCELSIOR pagava. Eu fui ganhando 40% a menos do que recebia na EXCELSIOR. A TV-RIO era quase a mesma. A diferença estava no seu novo diretor de programação, um jovem chamado José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. "

" Minha volta á TV-RIO foi muito comentada e aconteceu num programa especial realizado ao vivo no terraço.. (.. ) CHICO ANÍSIO SHOW estreou numa quinta-feira. A EXCELSIOR botou o TIMES SQUARE em cima e acabou comigo. Passei para a terça-feira, mas foi inútil. Lancei, com o Kelly um programa chamado PRAÇA ONZE. Era o TIMES SQUARE do terceiro mundo. Eu podia fazer isso, porque o TIMES SQUARE era minha LOVE STREET roubada. Fizemos um prefixo bonito, gravado pela Dalva de Oliveira." ( O Famoso RANCHO DA PRAÇA ONZE ).

" Tudo dava em nada. O domínio da EXCELSIOR, muito justamente, era avassalador. Tudo lá dava certo. Nada aqui servia. Aos poucos o Walter foi mudando a programação. O Boni já tinha voltado para São Paulo.. (.. ) ..A EXCELSIOR reinava absoluta. Nem a TV RIO, nem a TUPI chegavam a fazer cócegas na EXCELSIOR. A TV CONTINENTAL nunca existiu e me parece que a TVE ainda não estava no ar. Se estivesse também não teria a menor importância. O Brasil ligava na EXCELSIOR e adeus. Joguei mais de trinta personagens fora nessa fase negra da minha carreira. Tentei de todos os modos e por todos os lados. Era derrota em cima de derrota."

Foi nesse período que os TELÉGRAFOS entraram em Cena, como uma forma Criativa de PROMOVER o CHICO ANÍSIO SHOW exibido pela TV-RIO. Durante as primeiras Semanas do Mês de Agosto de 1964, o JORNAL DO BRASIL trazia TELEGRAMAS CRIATIVOS de diversos Personagens de Chico Anysio enviando MENSAGENS URGENTES, com Saudações de Chico Anysio ( Antigamente a expressão PT nos Telégrafos significava Ponto Final/Saudações ). Foi uma forma de Chamar a Atenção das Pessoas e tentar ALAVANCAR a Audiência.

Infelizmente, não surtiu Efeito, e logo Chico, á convite de Edson Leite, VOLTOU para a EXCELSIOR, fazendo as Pazes com Carlos Manga, reestreando no TIMES SQUARE e tendo que se mudar para São Paulo, onde a Emissora tinha uma Filiada, e onde CHICO ANÍSIO SHOW passou a ser gravado, dirigido por Daniel Filho.

A Ideia Criativa dos TELEGRAMAS não funcionou, mas, quase 60 Anos depois, se tornaram REGISTROS RAROS que fizeram parte da História artística do MESTRE no meio Midiático. Confiram alguns Deles :

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )