Chico Anysio - Truques e Trunfos

08/11/2020

Chico Anysio foi um Artista que Revolucionou o modo de se fazer Humorismo na Televisão. Tendo se tornado o Maior Humorista da História da TV Brasileira, Chico Anysio tinha seus TRUQUES E TRUNFOS.




TRUQUES

Tendo consolidado sua Carreira no RÁDIO antes de chegar á Televisão, Chico tinha uma Regra Básica no que se refere a Humorismo, que aprendeu com Haroldo Barbosa, um dos maiores Autores/Redatores de Humor que o Brasil já teve e experiente profissional da ERA DO RÁDIO. " Haroldo Barbosa me ensinou que não se começa a escrever uma Cena sem que se saiba o Desfecho, que Humor escreve-se do Fim para o Começo. A Cena acaba assim.. e, ao saber como a Cena acaba, ela começa a ser escrita. " Em sua Autobiografia de 1992, comenta sobre esse Aprendizado : " Uma das coisas que mais me aborrecem, até hoje, é receber de um autor de humor uma Cena que, muitas vezes, é engraçadíssima no seu decorrer e.. não tem um bom Final. "

Ainda no Livro, Chico relata outro Aprendizado com Haroldo Barbosa : " Já passei para muitos Jovens redatores uma das coisas mais importantes da Tarefa de Escritor de Humor : Evite o Diálogo ' Branco '. Quando há um Comediante na Cena, tudo que ele disser, se não puder ser engraçado, tem que ser, no mínimo, ' diferente ', nunca uma frase Neutra. "

Em seus Programas na Televisão e também em seus Shows e Espetáculos, Chico desenvolveu uma Lição muito importante, que fazia questão de ressaltar : " Ritmo é mais Importante do que a Graça. Todo mundo suporta um Texto tremendamente Ritmado e sem graça, mas não aguenta um negócio que se Arrasta. "

Chico Anysio era Defensor de DUAS TESES : 

- GRAVAR AS CENAS DE PRIMEIRA, SEM ENSAIOS 

- NÃO REPETIR CENA ( Segundo Ele, no HUMOR quanto mais repetida a Cena, mais ela vai piorando, com o risco de até perder a Graça, ao contrário do DRAMA, em que, quanto mais a Cena é Regravada, mais ela vai melhorando, se aperfeiçoando ).

Outra atitude do Mestre do qual ele, inclusive, se orgulhava : NÃO APELAR NUNCA ! Chico, que era totalmente CONTRA a " Graça de Graça " e jamais se permitiu trabalhar no esquema da Comédia tipo PASTELÃO, era CONTRÁRIO mais ainda ao tipo de Humor Apelativo, evitando Exageros ( tanto nos Textos como na maneira de Interpretar ) e de usar Artifícios para " Chamar a Atenção do público ", como Imagens e Encenações de BAIXO NÍVEL.



TRUNFOS 

Logo no início de Carreira na Televisão, o RUMO que Chico escolheu para SI já era um grande Trunfo :  AQUELE QUE FAZ VÁRIOS. Interpretar centenas de pessoas é um Desafio tão enorme quanto passar anos e anos conseguindo provocar risos fazendo a mesma pessoa. Acontece que no primeiro caso, as possibilidades são infinitas e os assuntos não se esgotam, pelo contrário, se renovam. E um Personagem que, por acaso, não conseguiu agradar, pode ser descartado ou modificado, até conquistar o público. Chico Anysio é um humorista " Á LA CARTE ", com uma vasta opção de Personagens. Alguns vão te fazer rir mais, outros nem tanto.. mas tem pra todos os gostos !! A Opção pelo humor Crítico, Satírico e, sobretudo, Social, explorando vários traços do comportamento humano, foi outro grande Trunfo.

Chico trazia grandes Lições sobre a Profissão de HUMORISTA : 

O Sucesso rápido não garante Duração, além de trazer uma grande responsabilidade. Cheguei a seguinte conclusão : não se faz um Humorista em menos de oito anos e nem se Fabrica um Comediante em menos de cinco. O que torna Humoristas e Comediantes mais Duradouros, porque não nasceram DE REPENTE ".

Dar certo para um pode significar dar certo para todos, ou quando pouco, para muitos. A Competição deve haver, mas não pode deixar de ser Branca. Mais Importante do que muitos me Preferirem é ninguém me Detestar. "

Artista não pode desprezar nenhuma chance. Artista não pode se dar ao luxo de abrir mão de qualquer Oportunidade. A mesma Onda que agora me leva á espuma do Cume, desce ali na frente e me faz arrastar a barriga na areia do Fundo."

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).