Coalhada - O Eterno " Craque " do Futebol

27/09/2019

Coalhada era outro CLÁSSICO da GALERIA DE TIPOS do Mestre Chico Anysio. 

Otávio Arlindo Antunes do Nascimento era um Futebolista Estrábico que, apesar de se achar um Craque, era na Verdade um Perna-de-Pau que vivia se defendendo das Críticas de torcedores e comentaristas esportivos, cujos famosos Bordões : "Mas hein!?".. "Depois eles dizem que o Coalhada é isso, que o Coalhada é aquilo.."

Sendo na Vida Real um Apaixonado por FUTEBOL e um dos MAIORES ENTENDEDORES do ASSUNTO, Chico usava o Personagem como forma SATÍRICA a vários Jogadores. 

COALHADA foi um dos maiores Sucessos de CHICO CITY nos Anos 70 ( chegando, inclusive a ganhar um Episódio Exclusivo ), foi tema de um dos LP'S da Discografia do Mestre, e quase ( quase ! ) conquistou o mercado editorial, não fosse por causas Circunstanciais que estragaram os Planos.


Em 1978, durante o Campeonato Mundial de Futebol da Argentina, o cartunista Paulo José desenhava Tiras baseadas em COALHADA, com textos do próprio Chico, que eram patrocinadas pela Ford e publicadas nos principais jornais durante os meses que antecederam a Copa do Mundo naquele Ano. Posteriormente, foi lançado o Álbum colorido Coalhada na Copa, da RGE, atual Editora Globo, e, mais tarde, houve o lançamento da Revista COALHADA NA COPA, programada para ir ás bancas antes do início da Copa, mas, devido atraso da Editora Rio Gráfica, chegou só depois da eliminação do Brasil.. aí, infelizmente, depois de muito trabalho, empenho e correria de Paulo José ( e também do Chico, que escrevia as Tiras em paralelo aos seus Livros e suas apresentações no Teatro ), a revista não atingiu o esperado, não conseguiu atrair Vendas e não fez Sucesso..


O Sucesso de COALHADA deu origem ao Lp COALHADA, O CRAQUE QUE FALTOU NA SELEÇÃO !, lançado em 1978 pela SOM LIVRE, satirizando A COPA DO MUNDO.

Na Década de 70 com os Jogadores Júnior e Mozer, ambos do FLAMENGO. 

Estampando a CAPA da extinta Revista AMIGA, em 1977, com Tarcísio Meira  e Francisco Cuoco.

COALHADA foi Convidado do Especial de Natal de OS TRAPALHÕES, em 1980, juntamente com o Rei Pelé e o goleiro do Fluminense á época, Paulo Goulart. Em uma das cenas, Coalhada tem um Colapso de emoção ao ver Paulo e cai nos braços de Mussum.

Ganhou EPISÓDIO EXCLUSIVO em CHICO CITY, no final dos anos 70. COALHADA era sucesso Certeiro ao lado de BIGODE ( Amândio Silva Filho ) e de sua Mãe ( Estelita Bell ).

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )