Escrever, Produzir, Dirigir e Atuar - Ou Tudo ao Mesmo Tempo ?

25/12/2019

ESCREVER Humor, apesar de um DOM Maravilhoso, é uma das Tarefas mais DESAFIADORAS a quem trabalha nesse Ramo. Exige Criatividade e Sagacidade. Exige Renovação de Assuntos e Pensamentos conforme as Situações da Vida Real, os Costumes, as Circunstâncias.. 

PRODUZIR não é menos Desafiador que ESCREVER. ELABORAR o Preparo de tudo o que está no PAPEL, além de exigir a mesma Criatividade e Sagacidade, tem que ser COERENTE com o que o Texto Pede !

DIRIGIR é o GRANDE ÊXITO ! Os Textos transformados em ENCENAÇÕES são OBRA dos Diretores. Os Resultados dependem do CRIVO Deles. Diretores são os grandes Responsáveis pelo SUCESSO ou FRACASSO de um Trabalho. Como disse Chico Anysio certa vez : " O trabalho Final é do Diretor. Não há bom ator que resista a um mau Diretor. Um bom Diretor Acerta o trabalho de um mau ator."

ATUAR é colocar em PRÁTICA todas as Ideias do Texto e dos Diretores. 

Agora, Imaginem alguém com a Capacidade de ser Responsável por TODAS ESSAS TAREFAS. O MESTRE Chico Anysio não se Restringia a uma Coisa Só. Sempre ESCREVEU e ATUOU. Outras Vezes ESCREVEU, PRODUZIU e DIRIGIU trabalhos a serem ENCENADOS por outros Profissionais. E outras, TOMOU PARA SI MESMO TODAS AS RESPONSABILIDADES.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) 

Aconteceu no Ano 2000, por exemplo, quando Chico entrou em Cartaz com o Espetáculo O FOFO, que foi Criado e Produzido por Ele, e onde Ele mesmo SE DIRIGIU em Cena.

Genialidade á parte, é preciso Reconhecer os PRÓS e os CONTRAS de Exercer TUDO AO MESMO TEMPO. Pessoas que Criam seus Próprios Textos tem muito mais Facilidade de Atuação, de colocar em prática suas Próprias ideias. Por outro lado, a assistência de DIREÇÃO é Importante :  "Somente ME DIRIGI por alguns meses, numa das etapas do CHICO ANYSIO SHOW ( Relato em 1992 ). É Péssimo. O Diretor corrige, ajuda, ensina, acerta, acrescenta, amplia, arruma, enfim. Por pior que ele seja, é melhor tê-lo do que fazer sozinho. "

Já quem Dirige aquilo que Escreve traz á Perfeição necessária na hora da Composição e Concepção dos Personagens. Nos tempos do Rádio, Chico, juntamente com a atividade de redator e rádio-ator, era Diretor. " Eu não trabalhava nos programas que escrevia, porque os dirigia. Não dava para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. " 

Produzir, de modo geral, exige PARCERIA. É a Troca de Ideias, desde o Ambiente até a Concepção dos Personagens. Chico Anysio foi Colaborador de vários Profissionais em Shows e Espetáculos. Escreveu e Dirigiu diversos outros. Produzir Sozinho traz mais REALISMO ao próprio Projeto, mas é Cansativo, e nem sempre pode dar Certo.

Chico Anysio ENTENDIA de TODAS AS ÁREAS. Talvez a Maior Genialidade do Mestre era se Aventurar em Todas Elas, mas não necessariamente TODAS AO MESMO TEMPO. Chico sabia o MOMENTO CERTO de EXERCER cada uma dessas Atividades, quais os Projetos Propícios para se Responsabilizar por Isso ou Aquilo. 

No Final das Contas, Muito mais IMPRESSIONANTE que Conseguir Exercer TUDO AO MESMO TEMPO é Saber Empregar seus Conhecimentos em CADA ÁREA de Acordo com  OS PROJETOS.