Estilos de Humor - Antigo x Moderno

09/10/2019

Vira e Mexe me deparo por aí com conversas sobre o Humorismo Antigo e os rumos que o Humor foi tomando ao longo do tempo. Há quem Deteste o tipo de Humor que se faz Hoje, não achando a menor graça, criticando os comediantes da Nova Geração.. E há quem não faça a menor ideia da FORÇA e SUCESSO do Humor de Antigamente. Existem várias polêmicas, principalmente em Redes Sociais, onde se discute muito a Graça ( ou a " perda de Graça " ) do Humor Velho e a Graça do Humor de Hoje. Eu mesma já entrei numa dessas. 

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )    

Certa vez, postando um Vídeo de Chico Anysio, um visitante no YouTube comentou : " " O Humor Dele já era Velho pra Hoje em Dia.. ". Isto é, na opinião dele, em 1999, época do vídeo em questão, o Humor do Chico já era Ultrapassado. Mas existe isso ? Essa coisa de Humor Ultrapassado ? EXISTE por questões Midiáticas, que influenciam a cabeça das pessoas e o trabalho dos profissionais do Humor. NA PRÁTICA, as coisas não funcionam desse Jeito. E não se trata de mero SAUDOSISMO de quem viveu determinada época. Muitas coisas no Humorismo são ATEMPORAIS. E Aquilo que FAZ A PESSOA RIR, de acordo com a concepção dela ao que é ' Engraçado ', SEMPRE VAI FAZER ESSA PESSOA RIR, hoje, amanhã ou daqui vinte ou trinta anos. Uma piada que você ouviu quando era jovem, um programa de TV que você assistia, até mesmo uma situação pela qual você ou alguém próximo passou, e te provoca risos toda vez que você se lembra.

Chico Anysio sempre dizia : " Não existe Humor Velho, nem Humor Novo, existe Humor Sem graça e o Engraçado ". O Humorismo na tv, vai muito de acordo com os hábitos ou assuntos do momento. Daí vem a Crença de que o Antigo não vale ou não cabe mais no esquema atual. Se essa crença fosse realmente um FATO, a ESCOLINHA DO PROF° RAIMUNDO, reprisada há nove anos ininterruptos pelo CANAL VIVA, várias vezes ao dia, não teria sua audiência sempre nas alturas. Muito menos teria seu FORMATO RESGATADO em uma NOVA VERSÃO, que é sucesso absoluto desde 2015, um projeto do próprio CANAL VIVA com a TV GLOBO, que era para ser uma Homenagem e acabou se tornando um Programa com temporadas anuais. Esse negócio de ESTILO ULTRAPASSADO de fazer comédia é TESE de Emissoras de TV e da Mídia, que acaba fazendo a Cabeça de algumas pessoas. Já escrevi sobre isso inclusive, aqui neste Blog >> https://cms.memorial-chico-anysio4.webnode.com/l/chico-anysio-quase-unanimidade/

Chico Anysio foi muito prejudicado nos últimos anos de sua Vida, em grande parte, por causa dessa Crença. Não conseguia Espaço na TV, teve vários projetos rejeitados.. E com muitos outros profissionais existe esse DESCARTE em substituição ao que é considerado MODA, ATUAL.

É Preciso DESCONSTRUIR Crenças e Teses para que MÉTODOS consequentemente também possam ser DESCONSTRUÍDOS. Já escrevi Isto VÁRIAS VEZES e REPITO : " O MODERNO não apaga o CLÁSSICO, nem o CLÁSSICO impede o MODERNO. E o MODERNO, vez por outra, tira proveito dos CLÁSSICOS. "