EU E CHICO ANYSIO - COMEÇO, MEIO, FIM e AGORA

05/01/2021

Conheci Chico Anysio em 1987, por volta dos 2 ou 3 Anos de idade ( digo ' por volta ' porque minha Data de Aniversário acontece no início do Segundo Semestre ). Pode ter sido antes ou depois de ter completado os 3 efetivamente. O Fato é que Eu era uma Criança curiosíssima, e em Casa não tinha essa de Restrições quanto a Televisão. Acho que meus Pais nem se preocupavam com isso. Afinal, o que uma Criança de 2 ou 3 anos vai entender de alguma coisa que esteja sendo exibida na TV ?

Mas Eu era muito Inteligente, muito Esperta. Com os 2 Anos de idade, sem nem estar na Escola, no Maternal, eu já sabia escrever, formar Letras e pôr no Papel, só de olhar as Letras, copiando os formatos daquilo que eu Via. Quando cheguei na Escola, foi facílimo aprender a Ler.

Chico Anysio era uma Figura Televisiva que me Instigava. Eu era Fascinada por aquelas figuras esquisitas que apareciam e que faziam meus Pais rirem. Aliás, minha Mãe teve muitas crises de Riso assistindo Chico durante a Gravidez ( 1983/1984 ).

Não importava entender : Toda semana, depois da novela, lá estava Eu observando aquelas Figuras, que todas elas eram o MESMO HOMEM.

Não muito tempo, aquelas Figuras foram embora, dando espaço a UMA SÓ : PROFESSOR RAIMUNDO. A ESCOLINHA foi sem a menor dúvida o Programa Humorístico que mais Marcou a Infância da GERAÇÃO ANOS 90. Não acompanhei com assiduidade, apesar de gostar, porquê, devido ao Sucesso, a ESCOLINHA passou a ser exibida todas as tardes, e nesse horário eu chegava do Colégio, logo tinha que ir tomar banho, fazer lição de casa.. Nem sempre dava pra assistir.

Quando EACC ( Estados Anysios de Chico City ) estreou, me trouxe de volta uma das Figuras do Chico que mais me chamava atenção : MARMO CARRARA. O Delegado Gay ( um dos Personagens mais " Ridículos " e " Absurdos " de Chico ) era Aquele que Eu mais gostava.

Chico Anysio começou a não fazer parte da Programação da minha Casa em 1992. Na época, todos sabem, Chico começou a ser Perseguido pela Mídia e pelo próprio Público por causa do Casamento com a Zélia Cardoso. Meus Pais deixaram de gostar Dele, assim como muita gente que Eu conheci. Anos depois me dei conta do ABSURDO. Mas sei que Chico foi muito julgado e que, Sim, Injustamente ele perdeu Público e Credibilidade. As Pessoas misturam as Coisas e proliferam Polêmicas em torno de Assuntos que não são da Conta Delas.

Meu Reencontro com Chico na TV aconteceu em CHICO TOTAL, em 1996. Algumas pessoas que acompanham este Blog conhecem essa Passagem ( que Eu vou relembrar mais a Fundo na Postagem dos 25 ANOS de CHICO TOTAL, em Abril ).

Chico foi embora do Brasil em 1997. Quando voltou, em 1999, nem Eu nem meus Pais víamos mais Televisão Aberta. A TV A CABO/ POR ASSINATURA, além de uma grande novidade na época, era de qualidade infinitamente Superior. Não, Eu não Vi Chico Anysio em O BELO E AS FERAS, em ZORRA TOTAL, nem na Nova Fase da ESCOLINHA. Fiquei sabendo pelos Jornais que o Programa  (  ESCOLINHA ) tinha sido extinguido no final de 2001, mesma época em que Ele tinha se Casado novamente.

Quando entrei na Faculdade, em 2005, passei a desconhecer COMPLETAMENTE o que era TELEVISÃO, Aberta ou a Cabo. Passei a ser o Único Ser Humano a não ter a menor ideia do que se passava na GLOBO ou em qualquer outro Canal.

Quando meu Pai faleceu em 2010, passei a assistir TV novamente, sem grande interesse. Tudo, absolutamente Tudo, era TEDIOSO ! Foi também por volta de 2010 que comecei a saber de notícias do Chico, nada Boas. Sempre via na Internet as entrevistas ou reportagens de desabafos contra a TV GLOBO e os problemas de Saúde/Internações que Ele enfrentava.

Quando soube da Morte do Chico, também pela Internet, fiquei PARALISADA. Foi um Choque tão enorme, que fiquei sem atitude. Não chorei, não pensei em nada. Apenas fiquei Paralisada por longos minutos.

Tempos depois, quando passei a usar o YOUTUBE com maior frequência, passei a ver Programas antigos do Chico. Nostalgia é uma das minhas Principais características. Comecei a me lembrar da minha Infância. Depois, dos tempos de CHICO TOTAL. Quanto arrependimento por não ter aproveitado ( ou tentado ) aproveitar MAIS.

O mesmo Fascínio de Criança havia voltado, só que de forma CONSCIENTE e em MAIOR GRAU. Passei a Pesquisar sobre Chico Anysio. Tempos mais tarde, quando já não usava mais FACEBOOK e migrei para o INSTAGRAM ( Vale ressaltar que Sempre ODIEI REDES SOCIAIS ), passei a Misturar Postagens MINHAS com Coisas do Chico. Na minha Cabeça, era uma forma de homenageá-lo e ao mesmo tempo, manter a Lembrança Dele entre as pessoas que me seguiam.

A Coisa foi ficando tão Séria, que, quando me dei conta, as Pessoas já estavam se acostumando com as Postagens, e, de repente, fui Descoberta ( totalmente POR ACASO e de Forma INUSITADA ) pela Nora Dele, Tatiana Presser, Esposa do Nizo Neto.

Daí em diante, a grande Maioria já sabe.

Algumas Pessoas Julgam o que Faço. Por Aspectos Positivos, e por outros também. Há quem me questione : Como Você pode Saber tanto de Chico Anysio sem ter Conhecido ? Eu o conheci, só que Superficialmente, não o Suficiente, nem como Eu gostaria de ter Conhecido. Fui atrás da História Dele e CRIEI UM ACERVO GIGANTESCO que Eu tenho muito Orgulho em Compartilhar. Há quem diga que as Atividades no INSTA e no BLOG são, no fundo, uma Maneira de Suprir tudo aquilo que Eu não tive Oportunidade de Aproveitar quando Ele ainda era um ÍCONE DA TV e que me deixa Nostálgica. Talvez seja Verdade mesmo.

O Fato é que Chico Anysio, desde 2016, provocou uma GRANDE REVOLUÇÃO na minha Cabeça. Com Absoluta Certeza, Nunca mais Eu fui a mesma Pessoa. Brinco que Chico me fez Descobrir que MEU LADO CONTRÁRIO é o MEU LADO CERTO. Chico Anysio é mais do que um Artista Eternizado. É Alguém de onde se tira LIÇÕES a TODO MOMENTO, seja assistindo, seja lendo, seja pesquisando, seja prestando atenção numa Frase, num Gesto, num Olhar.. Chico Anysio é uma Fonte Inesgotável de Aprendizado e de Reflexões SOBRE TUDO o que se possa Imaginar.

Quanto ao Meu Trabalho no INSTA e no BLOG, logicamente que a Própria Iniciativa em SI compensa a Parte Negativa, os Aspectos Negativos ( que Eu não vou ficar expondo nem discutindo Aqui ). 

Chico Anysio tinha uma Frase/Lema, que Eu particularmente Adoro : " Quem quer, Faz ! " Nada mais Correto e Estimulante ! FAÇO, sem desculpas ou Empecilhos. FAÇO, mesmo quando o tempo " aperta " . FAÇO, mesmo que ás vezes na base do Improviso. FAÇO, porque é Relevante. FAÇO, porque acho extremamente Necessário. FAÇO, porque me Estimula. FAÇO, porque é Desafiador. FAÇO, porque Aprendo todos os Dias. FAÇO, porque Atitudes geram ( ou podem gerar futuramente ) outras Atitudes. FAÇO, mesmo SEM RETORNO. FAÇO, pelos Significados por trás de FAZER. FAÇO, por Mim. FAÇO, por Ele.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).