Falando sobre Chico - O Homem por trás da Fama

07/01/2021

Digamos que Chico Anysio, mesmo dentro do ambiente Artístico, era um Homem Simples. O Mesmo Homem Simples que era Caseiro e apegado a Família.

Quem Conheceu Chico Anysio pessoalmente, ou na intimidade, alega sua Humildade e Gentileza com o próximo, desde subordinados até colegas de trabalho/emissora e, principalmente, com Fãs. Chico procurava ser atencioso com seu Público. Ainda que pudesse se sentir desconfortável quanto a obrigatoriedade de ser " Engraçado " diante de admiradores que esperavam piadas e brincadeiras, não deixava de tratar bem qualquer Fã que se aproximasse. O mesmo com Repórteres/Jornalistas. Uma das coisas que Chico menos gostava era de passar horas respondendo Perguntas. Mesmo assim, nunca foi deselegante com qualquer Profissional da área que o procurava pedindo por uma entrevista.

Chico era o Oposto de sua Profissão. Sério, Introspectivo, de pouco riso. Ouvia mais do que falava, porque ser Ouvinte, no caso dele, não somente era Aprendizado, mas um possível Material de Trabalho no Futuro.

Na maior parte do tempo, se mantinha " Preso " ao Trabalho, Criando, Escrevendo, Atuando. Acumulando Ofícios, poderia ter se Gabado das tantas outras Profissões que resolveu seguir. Porém, ao contrário, quanto mais sua Grandeza Artística ficava em Evidência, menos Estrelismo Ele adquiria para Si. Não levava á Sério o Título de GÊNIO que lhe foi Dado ao longo dos Anos e que se tornou uma Afirmação Incontestável e dizia com toda Convicção que " SUCESSO É UM ACIDENTE DE PERCURSO ". Assim como não acreditava em IBOPE.

Artisticamente, experimentou de tudo um pouco, sob a alegação de que teria morrido frustrado em ter ficado " Preso " a uma atividade só sem ter tentado as outras.

Chico Anysio era o Tímido que sabia criar um Clima de Fascínio em torno de Si, prendendo a Atenção de Todos em torno Dele. Era o Pai amoroso e aberto a todas as Confidências dos Filhos. Se julgava melhor ex-marido do que marido, mas jamais perdeu a Insistência em querer tornar a Palavra CASAMENTO em algo CONCRETO e ETERNO.

Chico tinha uma Consciência dentro de Si, do que ERA e do que Significava para a CULTURA NACIONAL. Sabia de todos os Privilégios dos quais ele merecia Usufruir, principalmente em seus Últimos anos de Vida, tão caóticos, tão sofridos, onde foi quase levado a um Total OSTRACISMO. No entanto, permaneceu Humilde até o FIM, se submetendo a qualquer tipo de Oportunidade/Atividade que surgisse ou lhe era Imposta.

CHICO ANYSIO foi o MAIOR NOME DO HUMOR NACIONAL sem JAMAIS ter Aberto Mão de Ser FRANCISCO ANÍZIO DE OLIVEIRA PAULA FILHO.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).