Fique por Dentro - A Popularidade de PAINHO

20/02/2021

Quando PAINHO Surgiu na Televisão, Chico Anysio já era Detentor de 92 Personagens. Assim que CHICO TOTAL, de 1981, que era um Programa MENSAL, saiu do Ar, foi decidido que CHICO ANYSIO SHOW Ressurgiria, após quase 16 Anos ( o Maior Fenômeno Humorístico da Televisão estreou em 1960 pela TV-RIO e também já foi das extintas EXCELSIOR e TUPI, com passagem também pela TV RECORD ).

Foram Três Meses de muitas Conversas e Preparatórios. Chico Anysio, seu irmão Zelito Viana,  Cineasta, que na época  trabalhava como Diretor de apoio dos Programas de Chico e os Redatores Eduardo Sidney, Marcos César, Nani, Arnaud Rodrigues, Ghiaroni, Mário Tupinambá e Jombatista ( o Jomba, imortalizado pelo ABAMERINDO, parceiro de POPÓ ) passaram os Meses de Dezembro de 1981, e Janeiro e Fevereiro de 1982 planejando á volta de Chico Anysio á TV após o declínio sofrido por CHICO TOTAL, os esquemas de trabalho e as NOVIDADES. SEIS NOVOS TIPOS foram inclusos no PACOTE de Personagens do Mestre : BRUCE KANE, NICANOR, BIU, CORONEL VENTURA e FRANCISCANO. Dentre eles, PAINHO.

Segundo Ghiaronni, " Painho seria a MARIA BAIANA, uma Baiana que não certo. Maurício Sherman deu uma Concepção de que Chico não gostou. Marcos César bolou algo do tipo PRAÇA DA ALEGRIA, que o Chico também não aprovou, até a gente chegar nesse Pai-de-Santo Gay ", contou em Reportagem da extinta Revista MANCHETE.

Desde que entrou no Ar, PAINHO se tornou um Sucesso Instantâneo. Chegou a ganhar CAPA da Famosa Revista ISTO É e foi destaque em diversas Matérias de Jornais e outras Revistas.

Apesar da Popularidade, PAINHO também gerou Polêmicas pelas possíveis semelhanças com Jair de Ogum, um Pai-de-Santo Carioca, bastante famoso naquela época. Em Reportagem da extinta Revista SÉTIMO CÉU, em 1982, Chico negou qualquer ligação proposital do Personagem com Jair : " Não conheço o Jair, mas tenho muito respeito por ele. A gente não imita por Gozação, mas por Homenagem, mas nesse caso, isso não aconteceu."


A mesma Revista promoveu mais tarde um ENCONTRO entre Chico Anysio e Jair de Ogum, entrevistou os Dois, e ainda deu Destaque a menina Ana Flávia, que fazia a Personagem CUNHÃ durante os primeiros anos de PAINHO no CHICO ANYSIO SHOW ( Cléa Simões, uma Senhora, Veterana Atriz da TV GLOBO, passou a fazer o Papel de CUNHÃ a partir de meados dos Anos 80, tendo sua Voz Original alterada/dublada por uma Voz de Menina ).


A MANCHETE também já havia trazido essas questões de Semelhanças de PAINHO, desta vez com o Pai-de-Santo Bel D'Oxum. " Meu primeiro Contato com Chico Anysio foi numa emissora de Rádio de Salvador, quando ele fazia a divulgação de um Show que estava fazendo no Teatro CASTRO ALVES, há cerca de um ano ( 1981 ). Notei que ele ficou me observando, e conversamos por alguns minutos. Quando o Personagem saiu na televisão, as pessoas começaram a identificar PAINHO Comigo. Acho mesmo que deve ser verdade, pelo menos quanto á minha Indumentária, minha descontração e até mesmo a repetição dos termos AFF.." Procurada pela MANCHETE, a Equipe de Chico Anysio desmentiu as semelhanças relatadas por Bel D'Oxum. Arnaud Rodrigues declarou : " PAINHO só existe no VÍDEO, INCORPORADO pelo Chico Anysio. Quem se apresentar por aí como o VERDADEIRO PAINHO, não passa de um Charlatão. "


AS MUCAMAS DE PAINHO, de 1982, foi um trabalho inspirado no Personagem que mais marcou a Carreira de Chico naquele período. Trazia Canções compostas por Arnaud Rodrigues, Dudu, Sebastião Valentim, Toninho Café e Orlandivo. O LP teve Arranjos de João de Aquino e contou com os Músicos Jamil e Luisão (Baixo), Papão (Bateria), Caboclinho (Tumbas), Renato Piau (Violão, Guitarra), João de Aquino (Violão), Marcelo (Flauta, Clarinete, Sax soprano) e Os Tincoãs, e Jussara e Jurema (Coro).


NA TV, Dhu Moraes e Edyr de Castro, ex-integrantes do Grupo FRENÉTICAS, eram as MUCAMAS de destaque nos quadros do CHICO ANYSIO SHOW.

O Ator Marcos Palmeira estreou na Televisão trabalhando ao lado do Tio e Relembrou o Personagem CLISARES na Série GRANDES ATORES, produzida e exibida pelo CANAL VIVA.


Com o final de CAS, em Agosto de 1990, PAINHO esteve nos Programas de Chico em diante ( ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, em 1991 e em CHICO TOTAL, de 1996 ). Após o Sucesso de ALBERTO ROBERTO no TalkShow ROSTO A ROSTO no ZORRA TOTAL durante todo o Ano de 1999 e no início de 2000, PAINHO passou a ser o Personagem Interpretado por Chico dentro do Humorístico.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).