Fique por Dentro - Chico Anysio e a Pintura

27/02/2021

Apesar de ter declarado algumas vezes que seu interesse pela pintura começou em 1981, já na década de 70 tinha a pintura de quadros como um de seus Hobbies. Em 1984 resolveu investir na Carreira de Pintor. " O que era apenas um hobby, aos poucos transformou-se em uma importante fonte de renda e relaxamento, ou, como gosto de definir 'um emprego para a velhice ' ", contou em seu antigo Site Oficial. " Eu sempre tive vontade de pintar e essa vontade aumentou cada vez mais. Eu apenas não tinha lugar e menos ainda, tempo. Morava em um apartamento com pouco espaço, mas depois me mudei para uma casa, onde pude fazer o meu Atelier. " Regina Chaves, sua Esposa na época, presenteou Chico com Tubos de Tintas, Pincéis e todo o Material necessário para a Montagem do Atelier. A partir daí, começou as Exposições de Chico e sua Profissionalização Efetiva.  

Seu Mentor na Pintura foi o amigo e Artista Plástico Roberto de Souza, e chegaram a Expor quadros Juntos, como na Bahiarte em 1992, mesma época em que Chico concedeu entrevista á rádio Universidade : " Minha admiração na pintura vem do meu artista predileto, o Renoir, e aqui no Brasil, Juarez Machado, Romanelli e Sérgio Telles. No início, eu tive dois professores, Solano Finardi e Roberto Souza. Comecei em figurativo, passei para Casarios e depois para Marinhas. Os ensinamentos do professor Roberto de Souza foram maravilhosos, pois aprendi como afastar e aproximar uma montanha, a luz do quadro, fazer o meio tom. Tudo que eu sei de técnica, devo ao Roberto. Tive uma grande alegria na minha vida quando Silvio Pinto, indo a uma exposição minha, disse que eu já estava entre os dez melhores marinhistas do País. Um elogio, vindo de um mestre, que me agradou muito."

Em 1980, em Reportagem da extinta revista MANCHETE, declarou : " Quando vou pintar um quadro, não tem gente, nem barco, nem nuvens. Só o Mar. " Também explicou seu fascínio e medo do Mar : " Sempre nadei bem. Mas já escapei de morrer afogado umas quatro vezes. Por isso respeito o Mar. É coisa séria ! E esse respeito se transforma numa Referência quando faço pinturas : só sai Mar ! Sério. De uma forma até triste. "

Em 1987, o Jornal O GLOBO trouxe Reportagem sobre a Primeira Exposição Individual de Chico Anysio, na GALERIA BELAS ARTES - Barra- RJ, que reuniu 31 Quadros pintados pelo Mestre. Segundo a Matéria, Chico Anysio, na época, era " Pai " de 170 Personagens e o ÚNICO ARTISTA DO MUNDO a manter um Programa Semanal na Televisão durante 26 anos, que além dos 13 Livros e inúmeras Composições Musicais, havia passado a se dedicar profissionalmente á Pintura há Dois Anos ( desde 1985 ), tendo produzido 80 Quadros. Retratando Antigos Casarões de Ouro Preto, Olinda, Recife, Aracaju, Itaipava, Salvador e o bairro de Santa Teresa, Chico contou que sua Exposição era " Uma janela que desejava abrir na parede, oferecendo a oportunidade de, por ela, poder sonhar um pouco com o passado dos Velhos Casarões ". O Vernissage da Exposição aconteceu até o Dia 31 daquele Ano. 

Reportagem do Jornal O GLOBO, de 10 de Dezembro de 1987.

Chico Anysio e sua Exposição na GALERIA BELAS ARTES, novamente em Destaque sobre o Assunto no Jornal O GLOBO. " Pinto a Saudade. Quem sabe, apenas a lembrança dos grandes Casários.. " Chico revelou que cada Quadro era um " Filho " a quem ensina tudo o que sabe, mas que depois parte para a batalha da Vida. Acreditava que " Nenhum deles será o primeiro da turma, mas também não será reprovado.. (.. ) ..Minha Pintura é uma Janela que desejo abrir para os Outros.. ". Na época, Chico estava de Férias da TV e pretendia Reformular totalmente o CHICO ANYSIO SHOW.

Reportagem no mesmo Jornal, de 24 de Dezembro de 1987. 

Cícero Chaves, fruto de seu Casamento com  Regina Chaves, com apenas 10 anos de idade já pintava Quadros ao lado de Chico e chegou a Participar com o Pai de uma EXPOSIÇÃO realizada em 1993 na GALERIA DE ARTES DE IPANEMA - RJ. Praias e outras imagens do Litoral Nordestino foram Retratadas por Chico em suas Obras, que, durante o Evento, dividiram espaço com os Trabalhos do Filho.

Em sua última década de Vida, Forçadamente afastado da TV por causa de Descaso em relação a seu trabalho e por Desentendimentos com a TV GLOBO, apesar de continuar recebendo salário, transformou a Pintura em uma de suas Fontes Alternativas de Renda ( juntamente com seus Shows e Livros ). Em meados da década de 2000, passou a estender a venda de seus quadros também a seus Fãs, a Preços Acessíveis.

Estima-se que Chico Anysio, ao longo da Vida, tenha pintado cerca de 3.000 Quadros.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).