Fique por Dentro - GRUPO ESCOLACHO

20/03/2021

GRUPO ESCOLACHO foi um Especial de Final de Ano da TV GLOBO, exibido em 22 de Dezembro de 1988. Nasceu de uma Preocupação do Chico Anysio naquela época : " De quem meus Netos vão Rir ? " Esse Especial ( Programa Piloto ) tinha o Objetivo de lançar e formar NOVOS COMEDIANTES.

Com Participações Especiais de Xuxa Meneghel ( no Papel de uma Professora ) e outros Artistas Globais e Atores escalados por Chico, teve a própria Participação de Chico como um dos Personagens Centrais. FRANCISCO era um ex-aluno que, depois de anos, resolve retornar á sua Antiga Escola com intenções de Participar de uma Festa de Confraternização. Mas, durante a Visita, em meio a tantas Recordações, e, ocasionalmente revendo um ex-colega de Classe que não o reconhece, acaba desistindo da Inscrição. Esse Enredo fez parte de vários outros criados por Chico Anysio, responsável pela Redação Final do Humorístico. Bruno Mazzeo, ainda Criança, fez o papel de FRANCISCO na Fase da Infância.

Apesar do Especial não ter tido grandes Repercussões, estava tudo acertado para que continuasse na grade de programação da GLOBO em 1989. Tempos depois, sem explicações, foi VETADO pela emissora, o que gerou grandes problemas e Atritos entre Chico e a GLOBO, e quase ( quase ) o fez se Mudar para o SBT.

De Acordo com Site MEMÓRIA GLOBO, GRUPO ESCOLACHO foi gravado em 10 dias no TEATRO FÊNIX e no Estúdio da Renato Aragão Produções, ambos no Rio de Janeiro. As externas foram gravadas no Colégio Militar do Rio de Janeiro e na Cidade Cenográfica da TV Globo em Guaratiba (RJ). O elenco reuniu mais de 50 Profissionais, de Veteranos da comédia a humoristas e atores da Nova Geração.

Em sua Autobiografia de 1992, Chico Anysio relembrou a Série e os Problemas Posteriores Causados pelo VETO da GLOBO :

.. (.. )..Uma Geração Inteira não deu qualquer Comediante. Houve um momento em que todos os atores de comédia tinham branco nos cabelos e o redator mais NOVO era o Arnaud Rodrigues, que havia começado na TUPI, em 1967. Fui ao Daniel Filho, que na época era Diretor logo abaixo do Boni, e propus que nós dois fizéssemos um Programa com GENTE NOVA, que lançasse Comediantes.

- Eu escrevo e Você dirige. Vamos fazer um Programa Piloto.

O Boni concordou e Eu escrevi um Programa inteiramente ambientado numa Escola. O Título Inicial era ESCOLA POLICÔMICA. Como nenhum Título inicial é Aceito na GLOBO ( com raras exceções ), o programa acabou se chamando GRUPO ESCOLACHO. Daniel chamou a Cininha ( de Paula, Diretora, sobrinha de Chico ) e o Miguel Falabella. Os dois o ajudariam na Direção, já que ele estava assoberbado com a Direção geral da Casa. Acabou que ele não dirigiu nada e deixou tudo entregue ao Falabella e a Cininha. O programa foi apresentado na segunda quinzena de 88, com a promessa do Boni de que se desse certo, seria incluído na programação no ano seguinte. Deu Certo. Uma Pesquisa encomendada pela própria GLOBO, deu a Aprovação. A Pergunta era :

- GRUPO ESCOLACHO deve Continuar em 1989 ou Não ?

96 % responderam que Sim. O Boni deu Sinal Verde e Eu Contactei 70 jovens atores e encomendei os Textos. Fiz a Redação Final dos quatro primeiros programas e, na véspera da primeira gravação, já em Março, o Boni Cancelou. Até hoje não sei a Razão. Mas até hoje não esqueço o Drama daqueles 70 atores que, acreditando na minha palavra, tinham desfeito compromissos por causa do GRUPO ESCOLACHO. Peças de Teatro, Filmes, contratos com a Manchete, vários motivos paralelos alegados. O Daniel não me ajudou a Contornar a Coisa. Ele era Diretor Geral, sua Palavra tinha mais Força do que ele imaginava. Ele não mexeu uma Palha para tentar demover o Boni da Decisão de não realizar o programa. Argumentei de Todos os Modos :

- É um programa que não vai Custar Nada além do Elenco. O Figurino e os Cenários já estão prontos.

- Não.

- Os atores já foram Contactados, há gente que perdeu trabalho por causa do GRUPO.

- Não.

O Ibope deu 96 % de Aprovação e os 4 % restantes eram 'Tanto faz '.

- Não.

- Ninguém foi Contra a Manutenção do programa e já há quatro textos prontos. Não quer Ler, antes, para depois ver se Corta ?

- Não.

A Irredutibilidade do Boni me Enlouqueceu. O Telefone não parava na minha Casa.

- E Agora, Chico, como é que Eu fico ? Eu Topei por sua Causa.

- Vou ver o que é que Eu posso fazer. Me liga depois.

Nunca escutei tanto TRIIIM na minha Vida. Consegui colocar uns 20 atores no CHICO ANYISO SHOW e arranjei emprego para dois ou três com o Carlos Alberto de Nóbrega, na PRAÇA. Foi isto que provocou o problema que quase me fez sair da GLOBO.

Telefonei para o Carlos Alberto e consegui, por meio dele, um Encontro com o Silvio Santos. Carlos me pegou no aeroporto de São Paulo e me deixou na casa do Silvio, com quem conversei por umas três horas. Só não saí da GLOBO porque o Silvio não me pôs um Contrato á frente naquela tarde. Fiquei de tentar um estúdio no Rio, onde gravasse o programa, já que seria impossível ele bancar a ida de 70 atores, semanalmente, a São Paulo, com despesas de passagem, estadia, hotel, etc. Virei o Rio de cabeça pra baixo. Andamos tentando o TYCOON, mas o Paulinho, dono do Estúdio, pediu 4 Milhões de Dólares.

- Em quantas vezes? - perguntou o Silvio.

- Em Três, respondeu o Paulinho. Em Três Vezes. Uma de manhã, uma de tarde e uma de noite.

Não havia estúdio á disposição no Rio e no da TV CORCOVADO ( pertencente ao Silvio ) não dava para fazer o programa e era impossível aumentá-lo - ele está montado sobre uma Rocha. A Coisa foi esfriando. O Sérgio Murad ( Beto Carrero ) intercedia para que Eu continuasse na GLOBO. Eu pensei nos Anos de Casa que Tinha e estava perdendo. A Raiva começou a passar. Percebi que a Bronca que Eu pegara do Daniel era sem sentido : ele não tinha Força que Eu imaginava. Sérgio Murad foi o Intermediário da Conciliação que Veio. Foi Melhor. Arrependo-me de muita coisa que disse, de muitas declarações que fiz de Cabeça Quente e Coração Fervendo. A Imprensa Disse que Eu Disse não ter Dito o que Ela ela Dissera que Eu havia Dito. A Frase é tão Confusa quanto a Situação, mas a Imprensa, naquele momento, já estava contra Mim, porque além deste Episódio do GRUPO ESCOLACHO acontecera, junto, o da TV PIRATA " ( já Postado por este Blog >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/a8-afirmacoes-erroneas-sobre-chico-anysio-ou-que-nao-sao-exatamente-como-sao/).

O Encontro de Silvio Santos e Chico Anysio, em 1989.

Monique Evans e Betty Faria foram indicadas por Chico para o Elenco de GRUPO ESCOLACHO. Boni e Daniel Filho não permitiram, sob Alegação de " Estão Velhas Demais ."


Ficha Técnica do Programa :

Supervisão geral: Daniel Filho

Redação: Miguel Falabella, Luiz Carlos Góes, Léo Jaime

Redação final: Chico Anysio

Direção: Miguel Falabella e Cininha de Paula

Produção: Marcelo Rosa

Direção de produção: Carlos Henrique Cerqueira Leite

Produção executiva: Marcelo Rosa

Coordenação de produção: Wilson Luís

Equipe de produção: Lou Freitas, Andréa Vaz, Nicola Pesce, Jeová Maciel, Celso Teixeira e Nilza Modesto

Edição: Paulo Ghelly

Direção de fotografia: Luís Paulo Nenem

Cenários: Mário Monteiro

Figurinos: Marília Carneiro

Direção musical e arranjos: Nico Resende

Letras: Ronaldo Santos

Continuísta: Andréa Vaz e Sandra Meirelles


Elenco e Participantes  : 

  1. Anderson Schreider
  2. Antônio Pedro
  3. Arlete Salles
  4. Berta Loran
  5. Brandão Filho
  6. Bruno Mazzeo
  7. Caio Junqueira
  8. Cândido Damm
  9. Carla Daniel
  10. Carlos Loffer
  11. Catarina Abdala
  12. Daniel Lobo
  13. Danton Mello
  14. Denise Fraga
  15. Drica Moraes
  16. Eduardo Dusek
  17. Felipe Martins
  18. Fumio Okono
  19. Jacqueline Laurence
  20. Jandir Ferrari
  21. João Rebelo
  22. Lug de Paula
  23. Lupe Gigliotti
  24. Marcelo Saback
  25. Márcia Albuquerque
  26. Márcia Krengiel
  27. Milton Gonçalves
  28. Milton Carneiro
  29. Nina Pêra
  30. Nizzo Neto
  31. Patrycia Travassos
  32. Paulo Silvino
  33. Renata Echeverria
  34. Renata Laviola
  35. Rossano David
  36. Sandra Bréa
  37. Selton Mello
  38. Sheila Mattos
  39. Solange Abreu
  40. Stella Miranda
  41. Tim Rescala
  42. Tiquinho
  43. Xuxa Meneghel
  44. Yolanda Cardoso
  45. Zezé Polessa

Após as Negociações com Silvio, Chico havia sido Rondado pela MANCHETE : " Não sei para onde vou, só sei que na GLOBO não fico mais " , declarou em Março de 1989, mesmo Mês da Renovação de seu Contrato e dos Preparativos de Estreia da 8 ª Temporada do CHICO ANYSIO SHOW.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).