Fique por Dentro - O Sucesso de Pantaleão e suas Mentiras

14/03/2021

PANTALEÃO foi Criado em 1973 pelo Humorista e Redator Arnaud Rodrigues e Revolucionou CHICO CITY.

Chico Anysio relembrou PANTALEÃO em sua Autobiografia de 1992 : 

"Os primeiros programas foram dirigidos pelo Augusto César Vanucci. Com ele comecei a fazer o PANTALEÃO, personagem que encerrava o programa contando uma grande Mentira, com a conivência de TERTA ( Suely May ), sua mulher, e os palpites de um afilhado ( PEDRO BÓ ). O Papel de PEDRO BÓ seria do Agildo ( Ribeiro ), que preferiu não fazer. Ficamos então num impasse : quem seria PEDRO BÓ ? "

" Joe Lester, empresário do Jararaca ( que participava do programa com o nome de Sucuri ) estava no auditório assistindo á gravação.

- Dá o Pedro Bó para o Joe Lester - sugeri.

- Será que ele faz ?

- Claro que faz. São só três Perguntinhas. Ele faz.

" Joe Lester tinha um defeito na perna que lhe dificultava a locomoção. Colocamos o Joe sentado num barril, limpando um fuzil. Ele interferia três ou quatro vezes no Esquete com uma pergunta Cretina, semelhante ás Perguntas da mulher do " Saraiva ", personagem que eu criara para o Ary Leite, ainda na Mayrink Veiga.

- Aí, doutor - dizia Pantaleão - começou a cair uma chuva danada.

- Do Céu, seu Pantaleão ?

- Não, Pedro Bó, do chão. A Chuva saía do chão e ia bater na cabeça de tua Mãe ! Terta, tira Pedro Bó daqui !

" PANTALEÃO foi o grande Sucesso do Programa. Em Humor é assim : sempre há um Personagem que se Destaca e, durante um bom tempo, ' segura ' o Programa. PANTALEÃO foi quem segurou CHICO CITY nos dois primeiros anos. 

Um dos grandes CLÁSSICOS da Galeria de Personagens de Chico Anysio, PANTALEÃO e suas Mentiras conquistaram o Brasil durante a década de 70 e seguiu atravessando gerações. De tão Popular em CHICO CITY, se tornou LIVRO em 1973. É MENTIRA, TERTA ? trazia várias de suas " Fantásticas " histórias, Livro que, ao contrário dos livros anteriores de Chico, foi vendido exclusivamente em Bancas de Jornais. 

 " PANTALEÃO tem o rosto de DOM PEDRO II. Pelo menos esta foi a Intenção. (.. ) ..Agora, a Personalidade do PANTALEÃO é conhecida. Qual a Cidade que não tem seu Mentiroso Profissional ? Aliás, este Personagem foi criado a partir de 3 pessoas : o Físico de DOM PEDRO II, a voz de LUÍZ GONZAGA, o rei do Baião, e a Personalidade de um Personagem que tirei de um livro do Graciliano Ramos, chamado XANDU, " contou em 1979, em entrevista concedida á extinta revista ROMÂNTICA. Na Realidade, Chico Anysio apenas deu alguns retoques finais na Composição do personagem Idealizado e Criado por Arnaud Rodrigues. Tanto que Chico só foi descobrir a Semelhança de PANTALEÃO com o Personagem do Livro de Graciliano tempos depois, quando resolveu Lê-lo ! " Só depois de ler o Livro descobri que o PANTALEÃO foi inspirado dali ", declarou anos depois ao Jornal O GLOBO, quando PANTALEÃO passou a fazer parte do CHICO ANÍSIO SHOW. "

PANTALEÃO foi um dos Personagens mais Aproveitados em Campanhas Publicitárias de Chico Anysio para as Sandálias HAVAIANAS. Curiosamente, PANTALEÃO não foi Aproveitado em EACC ( Estados Anysio de Chico City ), em 1991, quando a Famosa Cidade Fictícia havia se tornado uma NAÇÃO.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).