Fique por Dentro - Os 40 ANOS de CHICO TOTAL - 1ª Versão

13/03/2021

Esta Semana CHICO TOTAL, de 1981, Completou 40 ANOS ( em 10/03 ). Exacerbado de trabalho e sem o mesmo ÂNIMO de tempos atrás, o Mestre Chico Anysio resolveu CANCELAR as gravações de CHICO CITY, em 1980. Apesar do Sucesso Estrondoso do Programa, pediu pessoalmente ao Boni que o tirasse do Ar : "

- Estou achando que quero parar com CHICO CITY.

- Aconteceu alguma coisa ?

- Não. Apenas não estou mais tendo prazer em fazer o Programa e isto é Sintomático. O que é que você acha ?

- Está querendo parar, pára. Eu ponho um Filme no horário.

" O Programa PAROU. No Ano seguinte ( 1981 ) eu veria o que fazer, porque fora da Televisão não dava para ficar Mesmo. "

E foi em 1981 que José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, resolveu presentear Chico Anysio com uma Decisão : após doze anos trabalhando na emissora, Chico teria um Programa MENSAL. Assim nasceu CHICO TOTAL, meticulosamente planejado, mas sem o Sucesso esperado. " Era a primeira vez que me surgia esta oportunidade. Aceitei e criamos ( o Zelito, meu irmão, o Eduardo Sidney e Eu ) o CHICO TOTAL. Seria um Programa inteiramente livre, onde eu faria, a cada mês, o Roteiro que quisesse, sem tema, sem nada predeterminado, e, principalmente, sem quadros fixos ou bordões." Com CHICO TOTAL, Chico Anysio se deparou com uma série de Descobertas.

- Qual será o Primeiro ?

" Nesta Pergunta comecei a perceber a Cilada que é o Programa Mensal. Inicialmente fazer um Programa por Mês dá mais trabalho do que fazer um por semana, além de ser um programa com quatro vezes maior responsabilidade que o semanal. Outro detalhe Contra : o Público não sabe que o programa mensal é gravado em três dias, como o semanal, e pensa que se teve um Mês inteiro para fazê-lo. Isto lhe dá o Direito de exigir muito mais do Programa. Tudo Ilusório. Trabalha-se demais, tem-se um tempo muito pequeno para a gravação e a cobrança é enorme..

.

- O Primeiro Programa , para Justificar o Título, Eu o farei Sozinho. Vou colocar todos os meus Personagens conversando uns com os outros.

Resolvi isto porque meus Tipos formam um ELENCO. Eu tenho UM ELENCO, nos Meus Personagens. Há Tipos de todos os tipos. Mau-Caráter, Velho, Jovem, Bicha, Mulheres, Malandros, Ricos, Paulistas, Mineiros, Nordestinos, Gaúchos, Milionários, Preto velho, Pastor, Padre, Atleta, etc. O ROTEIRO ficou TÃO JUSTO, tão certo, que admitimos fazer os Nove Programas do Ano Assim : EU SOZINHO.

- Vai te dar mais trabalho do que se fosse Semanal - advertiu o Eduardo.

- A gente pensa uma coisa nova para os outros Meses - sugeriu o Zelito.

Gravamos o Programa em 7 Dias. Quis fazer uma Homenagem ao Jô ( Soares ) e o incluí no Programa. Além dos meus Personagens, só entrou o Jô. Havia uma Cena do Popó comigo e Eu a transferi para o Jô , que fez esta participação com a Maior Boa Vontade e Imitando o POPÓ. Ficou um trabalho muito legal, mas de Fato exaustivo. Não gosto de nada muito demorado. Isto, aliás, é o que me afasta do Cinema. Para ser Sincero Eu não gosto nem de Ensaiar. Adoro Trabalhar com o Manga ( Carlos ), o Daniel ( Filho ), o Blota ( Gonzaga ) e a Cininha ( de Paula ) porque eles são Diretores que sabem disso e fazem as Cenas DE PRIMEIRA, evitando a Repetição, coisa que me Enlouquece ainda mais.. (.. ).. " CHICO TOTAL me deu algumas Oportunidades muito agradáveis, como ter o prazer de trabalhar em televisão, pela primeira vez, com as duas maiores atrizes do Brasil : Marília Pêra e Fernanda Montenegro. Isto ( um Ator Convidado ) ficou sendo a MARCA do Programa. Criamos também, para o final de cada um, uma Homenagem a um Personagem, onde se mostrava a Vida Particular de cada um. Fizemos a ' Homenagem ' a 5 Deles.

Jô Soares caracterizado de POPÓ contracenando com Chico, em Registro publicado pela extinta revista MANCHETE, da editora Bloch.

Trouxe para a Televisão um jovem Diretor de Teatro de Pernambuco: Adhelmar de Oliveira, filho do Alfredo de Oliveira e sobrinho do Waldemar de Oliveira. Adhelmar é um grande talento, produto de uma família de artistas, criado pelo maravilhoso TEATRO DE AMADORES DE PERNAMBUCO, e tínhamos, o Mário Lúcio Vaz e Eu, grandes esperanças nele. Adhelmarzinho, no entanto, por timidez, omitiu-se. Via uma coisa errada e não falava, tinha uma ideia e não a expressava. Acabou não renovando o Contrato.. (.. ) ..É, além de Diretor, um belo Ator. Faz parte dos meus Planos aproveitá-lo na primeira oportunidade.

O Programa Mensal esfregou na minha Cara uma Certeza que Eu já tinha : a Televisão é mesmo uma grande Vitrine. Ela é quem faz os Cinemas e os Teatros lotarem.. (.. ) .. Então, com a Passagem do meu Programa para Mensal, 81 foi um Ano Ruim para mim no Teatro. Nenhum Espetáculo naquele Ano teve Casa Lotada. "

Apesar dessa Afirmativa, naquele mesmo Ano Chico atingiu a Marca de 100 Apresentações no GOLDEN ROOM do Copacabana Palace com o Show CHICO ANÍSIO. CHICO ANÍSIO nada mais era do que o Espetáculo CHICO SET, que havia sucedido o Espetáculo CHICO TOTAL, já Reformulado e Modificado.

Apesar da pouca Repercussão, CHICO TOTAL foi o Programa que destacou DOIS MOMENTOS Importantes que se tornaram INESQUECÍVEIS : a Exibição HISTÓRICA de Chico Anysio se apresentando no Carnegie Hall, em Nova Iorque e o ENCONTRO de Jô Soares e Chico em CORONEL PANTOJA E CORONEL BEZERRA. O Quadro dos Coronéis que, durante os Diálogos se fingiam de Amigos, mas que se Odiavam secretamente fez tanto Sucesso, que era Apresentado semanalmente tanto em VIVA O GORDO como no Programa de Chico.

Segundo o Site MEMÓRIA GLOBO, em CHICO TOTAL, Chico Anysio Revisitou 33 Tipos da sua Extensa LISTA de criações e apresentou um novo Personagem: o Retirante nordestino AMARELO, cuja capacidade de sobreviver às maiores provações impressionava até Super-Heróis.

A partir de Setembro de 1981, CHICO TOTAL passou a ser exibido na Faixa de programação noturna SEXTA SUPER.

Teve como Redatores Marcos César, Arnaud Rodrigues, Ziraldo, Nani, Mário Tupinambá, Armando Costa e Giuseppe Ghiaroni, sob Direção Eduardo Sidney, Zelito Vianna

Trecho do Programa de Estreia, em 10 de Março de 1981.

CHICO TOTAL não conseguiu Atingir Sucesso e esteve no Ar de 10/03/1981 a 04/12 do mesmo Ano.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).