Humor, a Válvula de Escape

02/10/2019

Um Tema Óbvio sobre algo Óbvio : O Humor como Válvula de Escape ! Como o Próprio Termo explica : " Modo de Escapar de alguma situação Turbulenta. " Todas as vezes que nos encontramos em momentos difíceis, ou mergulhados em problemas, O HUMOR faz toda a diferença e até SALVA ! Tanto o SENSO DE HUMOR particular ( RIR DE SI MESMO ou SATIRIZAR A PRÓPRIA DESGRAÇA ) como ir atrás de coisas que te tragam alegria ou façam Rir ( desde um programa humorístico qualquer como distração até conversar com aquele ( a) amigo ( a ) que você não vê há tempos e que sempre te faz RIR ! ).


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) 

Chico Anysio não era só um INSTRUMENTO DE RISO popular, mas também Defensor da Tese de que " RIR DO PROBLEMA, MINIMIZA O PRÓPRIO PROBLEMA ". Não se trata apenas de um Discurso Otimista. Nem de querer " Tapar o Sol com a Peneira ". Bem mais do que ALÍVIO em momentos Caóticos/Ruins, o RISO é uma atitude de pessoas Inteligentes ! Atitudes Desesperadas ou Crises nervosas ( ou de Choro ), não trazem solução alguma ! Muitas vezes até AGRAVAM a situação ! Algumas outras pessoas tem o Costume de, em meio a turbulências, considerarem " o Fim do Mundo ", dramatizam até mais que o próprio Drama. E ainda há os que se levam a sério demais, os que não se permitem falhas, os que não permitem brincadeiras.. e por aí vai..

A Verdade é que o RISO, no caso de MINIMIZAR o problema, como defendia o Mestre Chico, traz o EFEITO ESSENCIAL na hora de lidar com as Circunstâncias ( ou com as consequências delas ) : O ALÍVIO ! Usado de forma Inteligente, o RISO se torna um verdadeiro ANTÍDOTO ! Os Caminhos são Vários, dependendo dos Casos : Você está uma pilha de Nervos por causa dos seus problemas pessoais. Rir de alguém ou de alguma coisa, ou procurar alguma alternativa para se divertir/distrair, tira você, instantaneamente, daquele caos interno, que pode te ajudar a encarar as coisas com mais Leveza posteriormente. Ou, suponhamos que você foi vítima de alguma satirização qualquer. Aí você escolhe : Ignorar ou.. Rir também ! Nem sempre pessoas nos levam ao caminho da ridicularização propositalmente. Podemos ser chacota de uma pessoa ou outra.. mas também podemos rir das nossas próprias tolices ou bobagens, antes mesmo delas se tornarem " armas " nas mãos de Engraçadinhos.. E os Absurdos da Vida Cotidiana ( incluindo os noticiários sobre o país ! ). Há coisas de um Absurdo tão gigantesco, que, ao invés de Raiva ou Indignação, acabamos RINDO ! Não por ser Cômico, mas por não haver outra alternativa diante de tais FATOS. E assim vamos levando/encarando a Vida.

Chico Anysio, certa vez, proferiu uma Frase marcante, que foi Resgatada pela extinta Revista CONTIGO !, da editora Abril, na Edição Especial de Março de 2012, dedicada á trajetória do Mestre. " Deveria receber Prêmios do Governo, pois minimizo o Sofrimento do Povo ". Nisso, o Eterno Mestre do Humor era ESPECIALISTA, e, a Ele, particularmente, DEVO momentos de muita diversão em ocasiões PÉSSIMAS, de profundas Preocupações íntimas ou de Tristezas. Indiretamente, Chico foi de GRANDE VALIA !

Esta que vos Escreve, inclusive, passou por várias fases de AMADURECIMENTO PESSOAL assistindo/observando vários Diálogos de Chico Anysio em Programas e lendo em Reportagens Impressas, FORA DO ÂMBITO DO HUMOR ! Obrigada, Mestre !