Humor e Alerta

25/09/2019

Humorismo, evidentemente, não é só FAZER RIR. Por trás de cada encenação cômica há vários tipos de REFLEXÕES e ALERTAS. E esses ALERTAS vão desde Denúncias Importantes até Demonstrações do que existe de Errado nas mais variadas situações e atitudes do cotidiano que não deveriam ser praticadas. Chico Anysio, com sua VASTA galeria de Tipos, se preocupava muito mais em Ativar o Cérebro das Pessoas do que Simplesmente FAZER RIR. Logicamente que a Comicidade é inserida no processo de Criação e Atuação, mas Tudo o que é PENSADO pelos autores/redatores e ESCRITO tem a Finalidade de MOSTRAR ALGUMA COISA que precisa de ATENÇÃO e/ou MUDANÇAS. O RISO se torna apenas Consequência.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )

Chico Anysio, tanto na Televisão como nos Palcos, trabalhava em cima de vários TEMAS. POLÍTICA foi um dos Principais (e este Espaço de Reflexões do Blog vai tratar disso em Breve ! ). Na TV, personagens EMBLEMÁTICOS traziam á tona os mais variados PROBLEMAS. Desde JUSTO VERÍSSIMO, o político corrupto que tinha horror aos pobres, SALOMÉ, que semanalmente " Cutucava " as Situações mostradas nos Noticiários do País em seus telefonemas Fictícios ao Presidente Figueiredo, até os trambiques do ICÔNICO Malandro AZAMBUJA. Isso sem Mencionar as LETRAS dos VÁRIOS SUCESSOS em Parceria com Arnald Rodrigues nos LP'S de BAIANO E OS NOVOS CAETANOS. 

Outros assuntos, vivenciados pela maioria das pessoas de modo corriqueiro, faziam as pessoas RIREM, porém " Acordarem " para os ALERTAS. Caso de CALHEIROS, o Pai que permitia o filho Homem FAZER O QUE QUISESSE e a filha PROIBIDA DE TUDO. Longe do FEMINISMO de Hoje, tão proliferado ( e até certo ponto, EXACERBADO, o que tira O FOCO DO OBJETIVO e tende a torná-lo ANTIPATIZADO por alguns ), já tentava discutir esse comportamento Típico em várias Famílias. 

O Espetáculo O FOFO, em Cartaz no Início da década de 2000, totalmente Feito pelo Chico ( Texto, Direção e Atuação ), tinha por objetivo abordar os problemas típicos dos brasileiros de maneira CRÍTICA, levando á plateia aos RISOS, mas também á REFLEXÃO.

Quando Chico Anysio, lá no início da Carreira, decidiu ser " Aquele que faz Vários " , não pensou somente como Estratégia de SOBREVIVER no RAMO DO HUMOR diante de comediantes naturalmente Engraçados. Ele sabia que podia " Jogar " com Isso. Nenhum outro Humorista conseguiu Abordar tantos Assuntos e Traços de Comportamento através de TANTAS VIDAS. 

Chico era defensor do HUMOR REFLEXIVO ( outro Assunto a ser Tratado brevemente neste Espaço ! ) : " Transmito Alerta. Mas transmito também Alegria e Problemas necessitando de Soluções. No entanto, as Soluções não estão comigo. Além do mais, acho que sou um médico do Espírito. É bom saber fazer Rir. Mas Prefiro fazer Pensar. "