Humor e Desgastes

15/07/2020

Quem assiste Diariamente a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO pelo CANAL VIVA, não sabe ( ou não Sente ) o que é Isso. O mesmo acontece com quem passou Décadas acompanhando o Seriado Mexicano CHAVES ( Ininterruptamente ) pelo SBT ( e ainda VIBROU com a Chegada das Reprises pelo CANAL MULTISHOW !! ).

Então, o que significa exatamente DESGASTE no que se refere a HUMOR ?

Não existe um significado Específico. E isso se deve ao Comportamento do Espectador ou EFEITO do Programa Humorístico/Humorista sobre Ele. Ou mesmo a quem FAZ HUMOR !

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) 

quem veja a ESCOLINHA incansavelmente por puro Saudosismo ou pela REAL QUALIDADE, muito aquém do que se apresenta Hoje, apesar das Revoluções e Mudanças em se fazer Humor. E mesmo as Revoluções e Mudanças podem se DESGASTAR muito rápido. TV PIRATA, quando surgiu, foi uma Verdadeira REVOLUÇÃO em se fazer Comédia na Televisão. O Lance do BESTEIROL foi um grande Fenômeno na época e Consagrou muitos Artistas que fizeram parte Daquilo. Mas, ficou no Ar menos de quatro Anos.

DESGASTES nem sempre ocorrem por Rejeição do Público, ou porque " Saiu de Moda ", ou " Não cabe Mais no Esquema Atual ". Chico Anysio, no Final da década de 70, foi o próprio causador da Extinção de CHICO CITY. Partiu Dele a Decisão de não querer mais fazer aquele trabalho. : " Há dezenove anos eu fazia aquele tipo de trabalho. Pinta a Cara, Muda a Roupa, Inventa a Voz, Arruma Trejeito. Tudo começava a Pesar. Já não era com o mesmo prazer que Eu ia para as gravações. Flagrei-me várias vezes dizendo :

- Ih.. amanhã tem Gravação.

Antes era Diferente. Eu Dizia :

- Oba. Amanhã tem Gravação.

Não havia mais ' OBA ' nas minhas Exclamações e ISTO, pra Mim, era Sinal que estava na hora de Parar. Fui ao Boni :

- Estou achando que quero parar com CHICO CITY.

- Aconteceu alguma coisa ?

- Não. Apenas não estou mais tendo prazer em fazer o Programa e isto é Sintomático. O que é que você acha ?

- Está querendo parar, pára. Eu ponho um Filme no horário.

O Programa PAROU. No Ano seguinte ( 1981 ) eu veria o que fazer, porque fora da Televisão não dava para ficar Mesmo. "

Após a mal sucedida experiência em CHICO TOTAL ( que era Mensal ), Chico voltou ao mesmo Esquema ( " Pinta a Cara, Muda a Roupa, Inventa a Voz, Arruma Trejeito. " ), ressurgindo com o Clássico CHICO ANYSIO SHOW ( Consagrado nos Anos 60, pela TV-RIO ) e que permaneceu no Ar de 1982 a 1990.

DESGASTES, no que se refere a Humor, é algo muito Relativo. Há coisas que, passem o tempo que for, NÃO CANSAM nem SAEM DE MODA, independente da MODA. Há coisas que, por mais Engraçadas que Sejam, exigem RENOVAÇÃO. Há momentos em que MUDANÇAS são bem-vindas.. Outras, que " SE MEXER, ESTRAGA ". Complexidades provenientes do OFÍCIO, de quem o FAZ e de quem o ASSISTE !