Humor e Improviso

12/02/2020

Geralmente em Teledramaturgia é difícil acontecer. Mas em Filmagens de Programas de TV ( principalmente AO VIVO ) e aos que se referem ao Humorismo, o IMPROVISO é muito Comum. Mexer no Texto Original ou Acrescentar algo de última hora sempre foi um Artifício que muitas vezes pode até MELHORAR o trabalho.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )


HUMOR e IMPROVISO quase sempre andam de Mãos Dadas. Seja em Humorísticos de TV ou em Shows e Espetáculos, IMPROVISAR é tão Importante quanto pode ser EFICAZ. Chico Anysio era o tipo de Profissional que trabalhava com TUDO em Perfeita ORDEM. O Cenário pronto, o Posicionamento nos seus devidos Lugares, os Textos decorados ( na Ponta da Língua !! ), e SEM ENSAIOS. Houve épocas em que Chico, enquanto se arrumava no camarim, um ajudante ficava no estúdio passando o Texto e Marcando os Lugares, e Ele, através de um transmissor, assistia tudo, e depois só entrava Pronto pra Gravar e Dizer o que tinha que ser Dito. Ao longo da Carreira, Chico priorizava a DISCIPLINA. O que não significa que, vez por outra, tenha escapado de se submeter ao IMPROVISO.

Nos tempos de ZORRA TOTAL, no quadro ROSTO A ROSTO, o Personagem ALBERTO ROBERTO, assim como seus famosos Convidados, Improvisavam vários Diálogos, o que acabava tornando as Situações bem mais engraçadas. Em outros trabalhos do Mestre isso chegou a acontecer. Veterano do Humor e Especialista no assunto, quando foi convidado pelo Diretor Daniel Filho a encenar o Personagem OLAVO no Filme SE EU FOSSE VOCÊ 2, de 2009, improvisou de várias formas. Segundo o próprio Diretor, o Personagem no Script era absolutamente comum, um empresário rico e poderoso, sem nada de muito interessante. Chico assumiu a responsabilidade de Interpretá-lo e, durante vários Diálogos, acrescentou comicidade ( ou situações cômicas ). A Cena do almoço de família com a atriz Gloria Pires, onde os dois conversam a respeito de quem iria Bancar as Despesas do Casamento de seus respectivos Filhos, apesar de programada, teve diálogos improvisados por Chico, onde Gloria acabou entrando no Improviso, tornando a conversa entre os dois Hilária ! Várias das Cenas da Dança entre os Dois durante a festa do Casamento não foram ensaiadas, simplesmente " Aconteceram " e foram Aproveitadas durante a EDIÇÃO das Filmagens.

Acredito que em Shows e Espetáculos, IMPROVISO seja uma das coisas Primordiais, seja por motivos do Ambiente, do Texto, ou do comportamento da Platéia. O Espetáculo CHICO SET ( várias vezes relembrado em vários Temas deste Blog ) é um exemplo. E só Funcionou depois de Modificado ( de Última Hora ! ).

O IMPROVISO modifica, retira, acrescenta, amplia, além de Salvar em determinadas Situações Caóticas ou que exigem pouco tempo de se substituir alguma coisa por outra. Chico Anysio, apesar do Modo RETO e OBJETIVO de trabalhar, sabia como poucos IMPROVISAR, fazendo RIR da mesma Maneira.